Apesar de o nosso site se dirigir mais aos noivos de primeira (e talvez segunda) viagem, recebemos com frequência dúvidas sobre Bodas de Ouro. Sem dúvida, 50 anos de casamento merecem ser comemorados, e da melhor forma possível! Por isso, aproveitamos a expertise da assessora Cris PileggiGuia de Fornecedores CRISTIANE PILEGGI ASSESSORIA DE EVENTOSAssessoria de casamento & CerimonialSão Paulo, São Paulo (Capital)Portfólio para tirar as dúvidas mais comuns em relação ao tema. Se você estiver pensando em celebrar bodas de prata (25 anos) ou de estanho (10 anos), também pode aproveitar algumas das dicas que ela compartilha abaixo.

O que muda de um casamento para as bodas de ouro? Quais protocolos continuam, quais saem de cena e quais novos entram?

Não há diferenças em questão de organização. Ambas as celebrações podem ter o momento religioso e a festa. Porém, se podemos pontuar alguns detalhes, seriam:

HORÁRIO

As bodas costumam começar mais cedo e ter um tempo menor de festa. O ideal seria começar por volta das 18h, ou no horário do almoço, iniciando com a benção e depois a festa. Apesar de ter convidados mais jovens, como filhos e netos do casal, uma grande parcela é de amigos com um pouco mais de idade. Assim, não atrasar muito os horários das refeições e não deixar os convidados muito tempo em pé ou sentados em situações desconfortáveis, como sob o sol, é imprescindível.

CERIMÔNIA

Costuma-se chamar um celebrante para renovar as bênçãos recebidas no matrimônio. Estas podem ser em uma igreja/templo ( dependendo da religião do casal ), ou em um salão onde seria feita a festa; há também a troca das alianças, que podem ser as que eles usam desde o casamento ou pode ser um modelo novo para marcar a data. O ouro é o simbolismo das bodas por ser um material resistente, duradouro, maleável, como um relacionamento deve ser. Esta tradição surgiu no Norte da Europa e Alemanha, locais onde, ao se completar 50 anos de união, o marido dava de presente a esposa uma coroa de ouro ou objetos de ouro.

DECORAÇÃO

Em bodas de ouro, normalmente a decoração tem flores amarelas e elementos dourados para remeter ao ouro. Podem ser feitos também cenários, usar painéis, fotos e itens que remetem à cerimônia de casamento original. Porta-retratos com fotos da família ou homenageando locais e pessoas que significaram muito na época. Clipes de fotos, projeções que contam a trajetória do casal, seus filhos, netos, viagens ficam interessantes durante a festa.

DOCES

Uma mesa de doces é sempre bem-vinda, principalmente se forem colocadas algumas bandejas com doces diet.

CONVITE

O convite deve acompanhar o espírito da celebração. Na maior parte dos casos, são os filhos e netos que convidam para a festa. Fiz umas bodas em que a capa do convite foi uma foto do casal no casamento e sobreposto havia um papel vegetal impresso com uma foto atual do casal na mesma posição. Ficou super interessante.

TRAJE DO CASAL

Na maior parte dos casos, a mulher escolhe um vestido bege ou dourado, ou com um bordado dourado, algo que remeta ao propósito da festa. Mas, nada é obrigatório, o casal tem que se sentir bem e confortável com a roupa escolhida e que se adeque ao clima da época da celebração. Já para o homem, um bom terno é ideal.

BOUQUET

Pode haver ou não, às vezes a “a noiva” entra com um terço ou mesmo sem nada nas mãos.

Quais as opções para a entrada do casal?

Uma das formas de relembrar o casamento é fazer uma cerimônia como se fosse a primeira, com cada um entrando com os filhos, ou o casal entrando junto e os filhos aguardando no altar. Não há uma regra específica, o importante é a comemoração desta data.

Mas se quiserem seguir um ritual, sugiro estas duas formas:

1 – o pai dá o braço à filha mais velha e o filho mais velho dá o braço à mãe. O cortejo é seguido pelos outros filhos e filhas. Em seguida entram as noras, genros e netos que poderão se posicionar nos primeiros bancos próximos ao altar ou no próprio altar.

2 – netos entram primeiro, seguidos pelos filhos e filhas com seus respectivos pares e, por último, entra o casal. Os filhos e netos se posicionam no altar ou nos primeiros bancos próximos ao altar, dependendo da quantidade de pessoas. No final da cerimônia, o casal sai à frente. Os netos vêm logo atrás seguidos pelos filhos, noras e genros.

No caso de homenagens, o que recomenda fazer para não ficar massante?

Acho que a primeira precaução é entender a condição física do casal. Se pensarmos que eles se casaram aos vinte e pouco anos  e estão comemorando 50 anos de casados, já estão com mais de 70. O que fazemos muito, na celebração ou em caso de homenagens, é colocar duas cadeiras bonitas no altar ou onde serão feitas as homenagens para que eles fiquem confortáveis.

Agora, pensando nas homenagens, os filhos podem fazer um pequeno discurso lembrando como os pais se conheceram, falando de relacionamento, amigos importantes, trajetória do casal e desejando felicidades para os próximos anos. Para os demais que gostariam de participar com homenagens, há inúmeras formas. São bem-vindos também filmes, painéis de fotos, projeções, todo o tipo de recordação alegre do casal. Os netos, por exemplo, se forem pequenos podem entrar na cerimônia com as alianças, ou se forem grandes, e quiserem se arriscar, podem cantar algo para os avós. E por falar em música, escolher canções que o casal goste, chamar um cantor ou banda que eles acompanhem, trazer um amigo de longe ou parente que eles não encontram com frequência… Enfim, estar com os familiares e amigos queridos é principal neste momento.

PRESENTES

A lista de presentes deve ser evitada. Se o casal já tem uma vida estável, não vai precisar mais daqueles presentes solicitados em uma lista como foi feita na época do casamento. Doações a alguma entidade filantrópica são bem utilizadas e especificadas no convite.

(Fotos: Edith Schmidt)

. . . . . . . . . .

Já segue a gente no InstagramPinterest e Facebook?

Leia mais: O que você precisa saber para não se atrasar no seu casamento

Veja também: Renovação de votos no interior de São Paulo