Renata Leinemann e Victor Ortiz disseram o “sim” em um casamento romântico-campestre na fazenda ao entardecer, na presença de 120 convidados. “Sempre sonhei em casar na fazenda da minha família, e o Victor amava essa ideia – queríamos algo íntimo e descontraído”, conta a noiva, que explica também como foi a escolha do local da cerimônia. “Escolhemos o espaço atrás da casa porque tem um clima bem mágico. Quando a Maria PietroforteGuia de Fornecedores MARIA PIETROFORTE DECORDecoração & CenografiaSão Paulo, São Paulo (Capital)Portfólio, nossa decoradora, fez a primeira visita, de cara ela achou que parecia um ‘bosque de fadas’ e realmente é assim que eu via esse lugar desde criança. Além disso, era plano, amplo e perto da chegada dos carros, então foi uma escolha natural!.

Ficamos felizes em saber que o site ConstanceZahn.com foi uma fonte de informações e inspiração para a noiva. “Antes mesmo de ficar noiva, já lia o site por sempre ter curtido esse universo”. Os noivos contaram com alguns dos fornecedores do Guia de Fornecedores CZ, incluindo Maria PietroforteGuia de Fornecedores MARIA PIETROFORTE DECORDecoração & CenografiaSão Paulo, São Paulo (Capital)Portfólio, Claudia Porteiro GastronomiaGuia de Fornecedores CLAUDIA PORTEIRO GASTRONOMIABuffets & BanqueteirosSão Paulo, São Paulo (Interior), Campinas e regiãoPortfólio e Petite FleurGuia de Fornecedores PETITE FLEURBolos & Doces para casamentosSão Paulo, São Paulo (Capital)Portfólio.

Vestido da noiva delicado e campestre 

Como a Renata estava em Nova York quando ficou noiva, passou duas semanas visitando lojas com a intenção de ver diferentes vestidos, entender como se sentia em cada um e como poderiam combinar com o cenário da fazenda. “Não tinha a intenção de comprar naquele momento, mas na quarta loja que eu visitei, experimentei um vestido que me fez sentir super a vontade e que eu sabia que o Victor ia adorar também!”, diz a noiva, que escolheu o modelo da Jenny Yoo no mesmo dia e tirou as medidas para que ele fosse confeccionado.

Seis meses depois, a irmã de Renata fez uma viagem para Nova York e buscou o vestido. “Nos meses seguintes, fiz alguns ajustes com uma costureira em São Paulo, e acrescentei mangas para a cerimônia”. O modelo, com decote quadrado e mais ajustado ao corpo, contou com uma longa cauda e as mangas ¾. O longo véu com aplicações de renda na barra deu um toque romântico ao look do altar, acompanhado de um buquê cascata de flores brancas de Maria PietroforteGuia de Fornecedores MARIA PIETROFORTE DECORDecoração & CenografiaSão Paulo, São Paulo (Capital)Portfólio.

Para a beleza, a noiva optou por uma maquiagem natural e penteado meio preso com ondas naturais. “Optei pelo penteado meio preso na cerimônia e rabo para a festa – foram os dois penteados que me fizeram sentir mais à vontade, mais ‘eu’ e que achei coerentes com o estilo de casamento que estávamos planejando”, explica Renata. Ela também escolheu joias com um significado especial. “Eu queria ter o meu ‘something old, something new, something borrowed, something blue’. Minha bisavó me deu o anel dela para usar na cerimônia, que além de preencher o ‘something old’ me deu a ideia para o something blue: como o anel tinha uma pérola, fiz um novo brinco de safira azul com brilhantes e acrescentei um pérola do colar antigo da minha mãe”.

Love Affair

Renata e Victor se conheceram na faculdade, em 2015. “Me inscrevi em uma disciplina de férias na faculdade e, no último dia, o professor trouxe um aluno para apresentar um curso que ele mesmo tinha criado. Era um curso intensivo de uma semana que aconteceria em fevereiro. Achei incrível que um aluno dois anos mais velho que eu já dava aula! Me inscrevi na hora!”, relembra a noiva. Dois meses depois, quando o curso começou, ela tinha apenas 40 minutos entre as aulas da faculdade e o curso, então decidiu almoçar no corredor em frente à sala de aula. “O professor, Victor, estava lá também, arrumando a sala para receber os alunos. Foram nesses 40 minutos que tivemos uma das conversas mais inspiradoras e naturais das nossas vidas, e que ele me contou que já tinha me visto antes – muito antes”.

Victor contou que, anos antes, viu Renata no corredor do colégio e nunca mais a esqueceu. Mas ele nunca conseguiu encontrá-la. “Ele esperou a semana de curso acabar para me chamar para sair, e pouco tempo depois começamos a namorar. Cinco anos depois, ficamos noivos!”.

O pedido de casamento aconteceu durante uma viagem do casal. “Foi espontâneo, em uma noite de primavera em Nova York”, relembra a noiva. Em 2019, Victor se mudou para os Estados Unidos para fazer mestrado e Renata, para a Suíça, para um cargo de trainee. “Sabíamos que um ano namorando à distância seria difícil, mas fomos vencendo cada dia. Em 2020, quando finalmente poderíamos ficar juntos, começou a pandemia e ficamos mais um ano namorando à distância, já que o visto dele não permitia que ele saísse do país”.

No início de 2021, Renata fez quarentena e viajou para os Estados Unidos, onde ficou por quatro meses. “No meio da viagem, depois de um dia maravilhoso andando de bicicleta, com direito a piquenique no parque, voltamos pra casa e ficamos batendo papo sentados no colchão. Não tínhamos sofá, nem cama, nem mesa, nem cadeira ainda”, relembra a noiva, aos risos. “De repente, ele se levantou, foi até o armário e voltou com uma caixinha. Alguns meses antes, ele tinha pego o anel da bisavó com o pai e estava planejando como fazer o pedido – no final, ele não seguiu nenhum plano, mas para mim, foi perfeito!”.

Decoração romântico-campestre assinada por Maria Pietroforte

Os noivos optaram por uma decoração romântico-campestre, que foi assinada por Maria PietroforteGuia de Fornecedores MARIA PIETROFORTE DECORDecoração & CenografiaSão Paulo, São Paulo (Capital)Portfólio. “Imaginamos uma decoração mais romântica e delicada para o casamento, que não destoasse da fazenda, mas trouxesse alguns elementos mais sofisticados para equilibrar com algumas características mais rústicas da casa e com o mobiliário existente (que tentamos aproveitar ao máximo)”, explica Renata. A escolha de outros itens, como tipos de flores, paleta de cores e louças, ficou à cargo de Maria PietroforteGuia de Fornecedores MARIA PIETROFORTE DECORDecoração & CenografiaSão Paulo, São Paulo (Capital)Portfólio e da assessora do casal.

Para a cerimônia ao ar livre, o caminho da noiva ganhou arranjos baixos com clima campestre com muito verde e flores brancas e em diferentes tons de rosa – presentes também em um arco florido ao fundo do altar. Após a celebração, todos seguiram para a festa, que aconteceu no jardim da casa. “Desde o início, sabíamos que o casamento seria uma festa íntima, aconchegante e descontraída. Queríamos que os convidados se sentissem em casa! Além disso, era super importante preservar a relação com a natureza não só na cerimônia, mas durante a festa também. Assim, fizemos a festa no jardim da casa, aproveitando os espaços internos para as mesas e a área da piscina para o bar, a pista, lounge e buffet”.

As mesas dos convidados receberam arranjos baixos com muito verde, flores brancas e lavandas, dispostos entre delicadas louças e sousplats de Claudia Porteiro GastronomiaGuia de Fornecedores CLAUDIA PORTEIRO GASTRONOMIABuffets & BanqueteirosSão Paulo, São Paulo (Interior), Campinas e regiãoPortfólio. Para criar uma atmosfera mais intimista, velas foram acrescentadas a decoração. O mobiliário em madeira natural e estofados em tons claros combinaram harmonicamente com o ambiente campestre da fazenda – que ganhou destaque junto com a natureza na decoração. “Mesmo quando decidimos colocar cobertura, optamos por algo transparente que nos permitiu ver o pôr do sol, o céu estrelado e as árvores ao longo de toda a festa”.

Gastronomia

Claudia Porteiro GastronomiaGuia de Fornecedores CLAUDIA PORTEIRO GASTRONOMIABuffets & BanqueteirosSão Paulo, São Paulo (Interior), Campinas e regiãoPortfólio assinou o menu, que contou com coquetel volante, duas ilhas gastronômicas, jantar em aparador e lanchinho da madrugada. “Achamos o cardápio da Claudia Porteiro GastronomiaGuia de Fornecedores CLAUDIA PORTEIRO GASTRONOMIABuffets & BanqueteirosSão Paulo, São Paulo (Interior), Campinas e regiãoPortfólio uma delícia e super variado”, diz a noiva, e complementou: “A caixinha de cacau com brie e mel trufado e o Tartelete de bobó de camarão com farofinha de dendê servidos no coquetel volante, o Risoto de limão siciliano com chips de Parma no jantar, e a Cocada quente cremosa fizeram muito sucesso (desde a degustação)!”.

Mesa de doces

A mesa de doces foi um dos destaques da decoração, com muito verde e flores brancas de diferentes tipos e tamanhos. No espaço, que parecia um pequeno jardim, os convidados puderam se deliciar com uma variedade de docinhos da Petite FleurGuia de Fornecedores PETITE FLEURBolos & Doces para casamentosSão Paulo, São Paulo (Capital)Portfólio., entre eles a bala dourada, crocante dos sonhos e trouxinha de coco.

. . . . . . . . . .

Já segue a gente no InstagramPinterest e Facebook?

Leia mais: Casa comigo? Tudo sobre o pedido de casamento

Veja também: Checklist da decoração de casamento

Ficha Técnica

Fornecedores do Guia de Fornecedores CZ

Decoração, flores e buquê: Maria PietroforteGuia de Fornecedores MARIA PIETROFORTE DECORDecoração & CenografiaSão Paulo, São Paulo (Capital)Portfólio

Buffet, louças, sousplats e guardanapos: Claudia Porteiro GastronomiaGuia de Fornecedores CLAUDIA PORTEIRO GASTRONOMIABuffets & BanqueteirosSão Paulo, São Paulo (Interior), Campinas e regiãoPortfólio

Doces: Petite FleurGuia de Fornecedores PETITE FLEURBolos & Doces para casamentosSão Paulo, São Paulo (Capital)Portfólio

DEMAIS FORNECEDORES

Fotos: Rafael Côvre e Bia Nunes | Assessoria: Toda de Branco | Espaço: Fazenda Palmares, da família da noiva | Mobiliário: Artemobi | Objetos: Ella Arts | Bar: Double Bar | Bolo: The King Cake | Bem-casado: Art Doces | Vestido de noiva: Jenny Yoo | Beleza da noiva: Juliana Aguiar Boeno | Alianças: Gabriela Susanna | Sandália da noiva: Alexandre Birman | Traje do noivo: Ralph Lauren | Papelaria: design desenvolvido pelos noivos, impressão QStampa | Iluminação e sonorização: Gago Produções | DJ: Clara Ribeiro | Banda: Aymeric Frerejean