Fazer a festa dos sonhos, planejar a viagem de lua de mel, comprar e decorar a casa nova… São tantas decisões nos preparativos do grande dia, que toda ajuda é bem-vinda. E foi pensando em auxiliar, ou melhor, salvar a vida de muitos casais, que a Juliana Farias se especializou em home styling e personal shopper. A partir de técnicas, planilhas, estudo de estilo, design e gostos, ela faz as compras e trocas da lista de presentes certas e organiza tudo da primeira casa dos noivos – da roupa de cama às sugestões de combinações das louças e itens de mesa posta. Para você conhecer mais do trabalho da Juliana e pegar boas dicas, batemos um papo com ela.

Como tudo começou? De onde surgiu a ideia de oferecer esse serviço de home styling e personal shopper?

Sempre fui apaixonada pelo mundo do design e da decoração e fiz diversos cursos na área para me aperfeiçoar. Percebi que muitas pessoas têm dificuldade em comprar e montar o enxoval de suas casas – tanto a parte de cama e banho, quanto a de mesa posta – e muitas vezes compram tudo de forma desconexa, quantidades além do necessário e acabam gastando tempo e dinheiro de forma errada e o que é pior, muitas vezes, não ficam satisfeitos com o resultado.

Como seu trabalho ajuda os noivos no começo da vida a dois?

Por estarem, normalmente, montando suas primeiras casas, muitas vezes os noivos ficam perdidos nas quantidades e no que realmente é necessário para deixar uma casa completa. Aí entra minha expertise e faço todo um trabalho para entender necessidades, tamanho da casa, quem eles irão receber ali e os planos futuros. Juntando todas as informações conseguimos listar tudo o que o novo casal irá precisar para receber de maneira elegante e deixar a casa cheia de charme.

O que você considera ser o diferencial do seu trabalho?

Acho que o meu diferencial é que procuro entender o estilo de vida dos meus clientes. Nada é pasteurizado, não trabalho com uma lista pronta. Sempre procuro entender quais são as preferências, a maneira como a família está acostumada a viver e procuro soluções e produtos que deixem a casa refletindo a personalidade de quem irá morar nela.

Em que momento dos preparativos da nova casa/lista de presentes você sugere que o casal te procure?

Quando a nova casa estiver ficando pronta, já posso iniciar o meu trabalho. Mas normalmente, entro quando os noivos já casaram e irão utilizar os créditos da lista de casamento. Aqui, ajudo a pensar de forma inteligente para que seja possível montar uma casa completa, com personalidade e de forma que tudo tenha utilidade e dure por muitos anos!

Como você ajuda os noivos a definirem estilo/necessidades/itens essenciais neste começo?

Faço muitas perguntas para entender o lifestyle dos noivos – uns são mais modernos, outros são muito práticos e existem ainda os super clássicos. Se a casa já esta pronta, faço uma visita para entender em qual atmosfera irão viver. Já ajudei noivos mais modernos, com estilo de vida mais prático e estes terão determinadas necessidades e, também, já ajudei noivas muito clássicas que amam peças de prata, jogos americanos de linho e roupas de cama cheias de detalhes. Ambos precisam de produtos específicos e de um olhar apurado para cada estilo.

Como você descreveria seu processo de trabalho? Quais são as etapas que você segue?

Em primeiro lugar, preciso entender quais são as necessidades e gostos do casal. Sempre pergunto o que cada um separadamente gosta e faz questão e vamos equilibrar para que ambos sejam atendidos. A partir daí faço um planejamento de tudo o que deve ser comprado, verifico onde os noivos têm créditos e já faço uma pré-seleção do que seja comprado em cada loja. Sempre fico atenta para pegar o que cada uma tem de melhor!

Quais são os principais critérios que você considera ao selecionar produtos para os clientes?

Qualidade sempre em primeiro lugar! A ideia e que grande parte do enxoval deve durar muitos e muitos anos. Então dou muita atenção à qualidade de uma boa louça e de uma boa roupa de cama, talheres que irão ser usados até cansar! Claro que taças de cristal, por melhores que sejam, acabam quebrando, então iremos pensar em itens que possam ser repostos e quantidades adequadas para a casa de cada um. A vida moderna pede inteligência e o mundo atual não aceita desperdícios! Então qualidade e fundamental!

Você trabalha com todas as lojas e fornecedores que os noivos quiserem ou tem uma lista de empresas que prefere trabalhar?

Quando os noivos chegam com os créditos em dinheiro, temos mais liberdade para escolher onde iremos comprar cada item e podemos fazer um mix mais interessante de produtos. Quando os créditos já são estabelecidos em determinadas lojas, vamos procurar tudo que tiver de melhor em cada uma e sempre da muito certo. O que importa é fazer um bom planejamento para poder utilizar os créditos existentes da maneira mais inteligente possível, sem gastar com bobagens e itens que não fazem sentido.

O que você considera ser o pulo do gato na hora de fazer boas escolhas para a casa nova?

Fazer boas combinações! Não comprar coisas aleatórias que não combinem com outras coisas e que não possam exercer outras funções. Aqui esta o maior erro da maioria das pessoas…. Elas saem comprando sem pensar no que já possuem ou no que estão comprando e, muitas vezes, o resultado não deixa a pessoa feliz. Comprar lençóis lindos e gostosos sem pensar nos outros itens que compõem a cama, e um erro comum também. Comprar uma louça linda e não saber com qual jogo americano ou guardanapo combinar, acaba com qualquer produção. Ai é que um olhar apurado faz toda a diferença.

O que acha da personalização de itens para a casa nova? Quais são suas sugestões?

Adoro a possibilidade de personalizar alguns itens e muitas vezes criamos até uma marca para os clientes. Nem tudo precisa ser personalizado, para não banalizar, mas um monograma bem feito, traz muita sofisticação.

Quando os noivos fazem listas em lojas em que os presentes se tornam um grande vale compras, qual a estratégia que prefere seguir? (retirar tudo de uma vez, preparar compras parciais que considera importante e que vão acontecer ao longo do tempo, ou outra abordagem ainda)

Atualmente, grandes lojas estabelecem um prazo para a troca dos créditos, porque muitas vezes era um processo que durava anos. Como faço uma consultoria e trabalho com os itens que estão disponíveis nas lojas, prefiro fazer o resgate total para que justamente possamos fazer combinações inteligentes e não apenas resgatar itens que depois não fazem o menor sentido com o que o cliente já possui.

Quais itens (e quantos de cada – se houver) você considera coringas neste começo da vida a dois?

Uma louça branca é bem coringa para começar. Eu investiria numa porcelana de qualidade que dura muitos e muitos anos e dificilmente enjoa, porque mudando os complementos, você muda totalmente a cara da louça.

Além de ajudar a selecionar os itens, você também auxilia na organização destes itens na casa nova. Como funciona esta etapa do trabalho? Qual a importância dela?

A organização é ESSENCIAL em todas as casas. De nada adianta comprar os itens mais lindos e eles não estarem dispostos de uma maneira prática e que o cliente vai enxergar quando necessitar. Eu trabalho com algumas parceiras que são brilhantes no quesito organização e que além de deixar tudo lindo, organizado e etiquetado, oferecem serviços de manutenção mensal ou trimestral. Assim, a organização da casa fica sempre em dia!

Por fim, pode dar 3 dicas para os noivos acertarem na lista de presentes?

1 – não compre itens aleatórios! Sua louça deve combinar com os jogos americanos, guardanapos e talheres que você está escolhendo!
2 – analise seu estilo de vida, antes de escolher mil peças de prata ou itens que requeiram mais manutenção. Você terá ajuda para mantê-los limpos?
3 – faça um bom planejamento de quantidades!!!

(Fotos: Luca Siqueira)