O assunto de hoje é a decoração da casa nova. Recentemente, publicamos no nosso Instagram (@constancezahn) um bate-papo super completo com a arquiteta Milena Niemeyer, que adora criar projetos que contem um pouco da história dos noivos, inclusive com itens do próprio casamento. Com 13 anos de carreira, atuando principalmente em São Paulo e Goiânia, Milena Niemeyer já ganhou diversos prêmios no Brasil e no exterior. Seus projetos trazem uma assinatura atemporal sem deixar de ser marcante, algo importante para os noivos que querem trazer a personalidade do casal para a decoração, mas sem deixar a casa nova datada.

Apaixonada por mesclar estilos, conectar tendências e misturar de forma inusitada gostos diferentes, Milena não vê o novo lar de um casal apenas como um desafio, mas como um prato cheio para criar. “Não existe receita de bolo. Adoro ouvir as histórias, o que faz sentido para cada um, o que eles querem viver dentro daquela casa. Com o tempo, vou entendendo o que cada um traz na sua bagagem e pode ser incorporado no projeto. É muito importante conseguir traduzir duas vivências e duas histórias, que não necessariamente se conversam, em um lar onde ambos se reconheçam e se sintam bem.

( Foto: Carolyne Seiler )

Pensando, separamos quatro temas fundamentais para os noivos se atentarem no projeto da casa nova. Dá uma olhada:

OBJETOS DE FAMÍLIA

Passada a fase de conhecer os noivos, Milena Niemeyer conta que gosta de catalogar todas as peças herdadas do casal. “Seja grande ou pequeno, elencar o acervo é preciso. Os dados técnicos de cada peça, como escala, proporção, evidência…, se tornam ponto de partida do projeto. A partir daí, desenvolvemos o cenário para cada item do acervo e compomos com outras peças que criem um novo ambiente.”

TRAZENDO O CASAMENTO PARA A CASA NOVA

O casamento não é considerado o “grande dia” à toa. Ele é sonhado, planejado e vivido com intensidade pelo casal. E, por que não, trazê-lo para a decoração. A arquiteta adora eternizar este momento no novo lar. “Desde a entrada da cerimônia, tudo faz parte da história deles e dá para incorporar. Podemos emoldurar, por exemplo, a aquarela do convite e ela fazer parte de uma galeria na parte íntima da casa ao lado de fotos importantes, como do batizado dos filhos que virão, das celebrações de família… Já coloquei também a caixa das alianças em uma redoma de vidro, o que deu uma relevância e importância para a peça no projeto. Para os noivos religiosos, trazer o terço ou uma imagem que fez parte da cerimônia em forma de oratório”, conta ela que já trouxe até o vestido de noiva: “uma noiva queria muito que seu look de noiva fizesse parte da sua casa, então fizemos um xale para a cortina com o véu dela.”

POR ONDE COMEÇAR?

Milena é categórica quando o assunto é como começar a pensar em uma casa. “Independente do momento da vida, e neste momento os casais querem tudo do melhor e impecável, sempre digo que para você ser feliz em um lar, você precisa passar por um processo de inteligência financeira para que o seu sonho seja possível de se realizar. Entendendo isso e colocando os pés no chão, eu brinco que a maestria de fazer negócios, resolver problemas e traduzir sonhos em coisas palpáveis, eu tenho. E gosto de tranquilizar meus noivos apresentando o processo e sempre relembrando. ‘Olha, agora é isso que vai acontecer’, ‘ainda não está nesta fase, mas em breve falaremos disso’… Eu quero que eles confiem em mim e se sintam acolhidos.”

PENSAR A LONGO PRAZO

Outra dica que Milena dá é sempre pensar a casa como um lugar vivo e que vai mudar com o tempo. “Existem ambientes que são pensados e projetos com prazo de validade. E no casamento, as coisas costumam mudar até que rapidamente. Ou porque vão ter filhos e, por exemplo, o escritório irá virar quartinho, ou porque têm um sonho de, em um próximo momento, ter uma academia, uma adega de vinhos… Sempre que projeto um ambiente que será provisório, já crio os dois ambientes (o atual e o futuro) para entender qual a melhor maneira de casá-los. Seja com um mobiliário adaptável, um papel de parede ou uma luminária. Isso evita quebradeira, desperdício e desgaste do casal de viver uma eterna obra.”

CONFIRA MAIS DICAS NO BATE-PAPO QUE FIZ COM MILENA NIEMEYER:

(Fotos: Romulo Fialdini)