Babies & Kids Casa & Decor 15 anos
Topo

Navegue como ou

Noivos: microagulhamento e outros tratamentos para calvície

DRA-MARCIA2

14356024_1294518003891736_462629420_n

A calvície masculina, ou alopecia androgenética, é um distúrbio genético caracterizado pela miniaturização dos fios, que faz com que se tornem mais finos, e queda de cabelo. Estima-se que a alopecia atinja de 50% a 80% dos homens e, embora não exista comprometimento da saúde física, a calvície pode estar associada a insatisfação com a imagem corporal e a queda na qualidade de vida. O tratamento é importante para melhora da autoestima e, atualmente, temos muito recursos disponíveis para ajudar os noivos que estão incomodados com a perda dos cabelos.

A terapia da alopecia androgenética é feita em casa com o uso de medicação oral e loções no couro cabeludo. Sempre são necessários exames para o início da medicação e a realização de suplementação vitamínica, caso seja necessário. No consultório, temos mais opções de tratamentos para auxiliar e acelerar o tratamento:

A intradermoterapia é a aplicação de ativos com injeções no couro cabeludo. As aplicações podem ser semanais ou quinzenais, sendo necessárias de 6 a 10 sessões. O procedimento é rápido e bem tolerado. É possível a aplicar vitaminas, fatores de crescimento e vasodilatadores para o estímulo do crescimento dos fios.

O microagulhamento consiste no uso de microagulhas em forma de caneta ou rolo sobre o couro cabeludo, o que induz o crescimento de novos fios. As agulhas funcionam promovendo a produção de fatores de crescimento do próprio organismo e ativando mecanismos de regeneração. É possível também aproveitar os “furinhos” feitos pelas agulhas para aplicar medicamentos e melhorar sua absorção (procedimento conhecido como drug delivery). O tratamento pode ser realizado com anestesia em creme, mas, em geral, é bem tolerado. Após o procedimento, o couro cabeludo fica eritematoso e algumas pequenas crostas podem se formar. Após 12 horas, o cabelo pode ser lavado normalmente. Deve-se evitar a exposição solar e o uso de cremes nos primeiros 7 dias. São necessários intervalos de 15 a 30 dias entre as sessões e os resultados podem ser notados em pouco tempo.

Outros tratamentos disponíveis são a carboxiterapia, que consiste em injeções com gás carbônico para estimular a vasodilatação; e o LED, que são lasers de baixa intensidade que estimulam o folículo e combatem a caspa.

A perda de cabelos dos noivos pode ser tratada de maneira eficiente, mas é importante consultar o dermatologista para estabelecer se é realmente calvície ou se há outra causa para a queda dos fois , além da indicação do tratamento adequado para cada caso.

Drª Marcia Linhares é especializada em dermatologia clínica, cirúrgica e cosmiatria. Membro efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD), é uma das pioneiras a utilizar a técnica de laser no país e ex-chefe do departamento de laser da SBD Regional – RJ.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *