Resumindo a pergunta de uma leitora: “madrinha de clarinho, pode?” O casamento da atriz Juliana Paes, com a madrinha Deborah Secco usando vestido claro, deixou muitas pessoas confusas em relação a isso.
madrinha-casametno-vestido-claro.
Existe um consenso de que branco e off-white são proibidos para madrinhas – e quanto a isso acho que não há discussão. Mas em relação a cores claras não vejo nenhum problema.
Há dois argumentos mais comuns contra os tons claros:
1) “as pessoas vão confundir com a noiva”,
2) “ela queria competir com a noiva”.
E os meus contra-argumentos são os seguintes:
.
1) A noiva é inconfundível. A noiva não pode ser a moça ou senhora que está de vestido claro na lateral do altar, porque a noiva é aquela que está no centro do altar, ao lado do noivo, recebendo uma benção. Mais que um vestido branco, a noiva usa véu e arranjo de cabeça e carrega um bouquet. Ela entra com o pai e sai com o noivo… Se o convidado perdeu a cerimônia, também poderá reconhecer a noiva na festa. A noiva é aquela que vai abrir a pista de dança com uma primeira dança, é aquela que vai cumprimentar os convidados pela presença, afinal de contas foi o nome dela que veio no convite! E se houver algum convidado que mesmo na festa mostra-se incapaz de identificar a noiva é porque está de bico ou é um acompanhante para lá de desinteressado no momento – ou seja, em nenhum dos casos é uma pessoa importante para a noiva.
.
2) “Mas o que ela queria, competir com a noiva?”. Já falei uma vez e repito: não se enganem, uma cor vibrante ou escura (quer dizer, inconfundível com o branco) não garante que a madrinha não esteja competindo com a noiva! Sem citar nomes, já vi muita mãe, irmã, cunhada e amiga se esforçando para serem AS mais bonitas do altar. E querem saber? Às vezes, isto acontece… Se a Gisele Bündchen fosse madrinha de um casamento, muito provavelmente ela estaria mais bonita do que a noiva – não importa que cor ela usasse. Mas aí eu pergunto: e daí? Casamento agora virou concurso de beleza?? A moça lá em frente ao padre é noiva ou é candidata a miss?? Não vamos nos esquecer do propósito do casamento…! A noiva quer estar no seu dia mais lindo, claro, com razão! E por mais bonita que uma madrinha possa estar, ninguém tira o brilho da noiva! E não vejo como dizer isso sem parecer piegas: o importante é a celebração do amor!
..
Por isso, na minha opinião, madrinha pode ir de clarinho, de escurinho, de pretinho, de estampadinho… de qualquer coisa, contanto que não seja branco. O importante é que a noiva em questão esteja à vontade com a cor dos vestidos de suas madrinhas, porque é ela quem dá a palavra final sobre as cores dos vestidos do altar!