Semana passada, uma pergunta foi recorrente entre as minhas seguidoras do Instagram: madrinhas e mães devem entrar com bolsa na igreja? Respondi com uma série de stories explicando por que eu acho que, sim, elas devem entrar com bolsa na igreja. Como continuei recebendo essa pergunta dias depois, achei melhor deixar registrado aqui no site, para futuras pesquisas.

Antes de mais nada, vale lembrar que esse é um assunto que divide opiniões. A verdade é que, hoje em dia, as regras de etiqueta não são muito claras (se é que elas ainda existem) e cada veículo/livro dá uma opinião (vejo discordância em vários temas, não só neste). Por isso, quando surgem polêmicas de etiqueta, sempre tento buscar informação em referências que eu considero confiáveis.  

Uma delas, como contei no Instagram, é minha mãe, Wanda Borges. Como minha mãe viveu uma época em que a etiqueta era rigorosa, estudada pelas meninas e seguida à risca em casa, costumo recorrer a ela. E minha mãe nunca teve dúvida: mães e madrinhas devem entrar com bolsa na igreja. Sendo assim, essa “regra” sempre foi clara para mim…

Mas há quem acredite que não seja elegante mães e madrinhas de bolsa no altar. Certa vez, li uma entrevista com um famoso estilista em que ele dizia que mães não deveriam entrar de bolsa porque não têm nada para pagar na cerimônia. Para mim, não é uma justificativa que faça sentido, já que mãe/madrinha/convidada não paga nada nem na cerimônia, nem na festa… Além disso, acho muito útil ter minha bolsa à mão, quando preciso de lencinho.

E pensando na parte prática, não vejo como mães e madrinhas poderiam deixar suas bolsas antes de entrar na igreja. A quem elas deveriam entregar suas bolsas? À assessoria, que está totalmente focada e ocupada com o cerimonial? A algum conhecido que está sentado no banco da igreja? E se a madrinha não conhecer ninguém além dos noivos, deixa sua bolsa com quem? Se a igreja não tem chapelaria, é porque cada um deve ser responsável pelos seus pertences.

Fiquei pensando de onde veio essa ideia de que bolsa e altar não combinam… será que foi de alguma tradução de manual de etiqueta americano? Porque as bridesmaids de fato não levam bolsas… mas elas nem teriam como, já que costumam levar bouquets. Como comentei nos stories, madrinha não é o equivalente exato de bridesmaid…

Seja como for, peguei imagens de referências que considero seguras para respaldar meu ponto de vista.

A primeira delas é da Naty Abascal, ícone de elegância e a mãe de noivo mais chic de todos os tempos, que entrou e saiu da cerimônia do casamento do filho com sua bolsa. Por que considero uma referência “segura”? Em primeiro lugar, porque os espanhóis são suuuper apegados a tradições! Ainda mais tratando-se de um casamento de duque (o filho dela é Duque de Feria), não posso imaginar que o cerimonial permitisse qualquer erro de etiqueta. Além disso, Valentino (o estilista) estava lá. Foi ele quem desenhou o vestido de Naty e, muito provavelmente, ajudou na escolha da bolsa. Se fosse errado Naty entrar de bolsa na cerimônia, tenho certeza que Valentino teria dado um toque na amiga! rs

Ainda na Espanha, a Rainha Sofía também entrou de bolsa no casamento do filho, o Príncipe Felipe. Se você duvida de que ela e as demais mulheres não entregaram a bolsa a alguém na porta da igreja, é só assistir ao vídeo completo do casamento (a partir do minuto 38:30). Não posso imaginar que a Rainha, que já havia casado duas filhas antes, desconheça as regras de etiqueta em casamentos.

(obs.: para nós, plebeias, que não temos que acenar para os súditos, o ideal é segurar a bolsa com a mão “livre”, não com a que está no braço do filho/padrinho)

E por fim, para quem ainda não se convenceu, temos aqui o registro da Rainha Elizabeth II + Rainha Mãe + Princesa Anne, todas com suas bolsas à mão na cerimônia do casamento do Príncipe Charles e Lady Diana. Se o protocolo mais rígido de todos permite bolsa no altar, acho que estamos liberadas para usar por aqui também! rs

Agora, se você não quiser entrar de bolsa, aí eu acho que você faz como se sentir melhor!

. . . . . . . . . .

Já segue a gente no InstagramPinterest e Facebook?