Blog

Daniela Sartaj

A noiva é brasileira e o noivo, indiano. O casamento, que se estendeu por 3 dias, aconteceu no país dele, seguindo as tradições Sikh. Uma celebração belíssima, cheia de riqueza cultural!

Abaixo, a noiva narra todos os detalhes desses dias de festa e explica como funciona um autêntico casamento indiano:

Mehendi: tudo começou com um evento informal na casa da irmã do noivo, que aconteceu dois dias antes da cerimônia, no qual as mulheres da família se reuniram para a aplicação da henna nas mãos em preparação para o casamento. “A henna leva 1-2 horas para secar e não se deve lavar muito as mãos nas próximas horas para que ela dure por muitos dias”.

Sangeet: “neste mesmo dia, à noite, aconteceu o Sangeet, um evento com música, coquetéis e jantar no qual a família se reúne antes do casamento para celebrar a nova vida do casal, além de ser uma oportunidade da família se despedir da noiva e do noivo com músicas especiais. Nós tivemos por volta de 120 pessoas neste evento, que começou às 7 da noite, em um local alugado para festas, em volta de uma piscina. No Sangeet as mulheres indianas se vestem com Salwar Kameez ou “Indian suit”, mas os demais convidados podem se vestir com vestido curto ou abaixo do joelho”.

Os familiares dão doces na boca dos noivos como “benção”:

Cerimônia: dois dias depois, aconteceu a cerimônia, durante a tarde. O ritual é bastante emocionante e repleto de significados: “assim que as famílias chegam, cumprimentam-se fora do templo Sikh (Gurdwara) e trocam doces, presentes, tomam chá e rezam juntas antes de entrar no templo. O noivo tradicionalmente chega em uma égua branca. Em seguinda, a cerimônia religiosa começa e dura por volta de 45 minutos. As pessoas tiram os sapatos antes de entrar no templo. As mulheres cobrem a cabeça e os ombros com uma Dupatta (véu) e os homens cobrem a cabeça com um lenço ou turbaão. As pessoas sentam-se no chão e os noivos na frente com o Guru. Uma parte importante do ritual é quando o pai ou mãe da noiva oferece a ponta do echarpe do noivo para a noiva segurar antes de caminharem juntos em volta do Guru. Esta parte simboliza a entrega da noiva. Às vezes, na saída do templo, as famílias brincam uma com a outra. Por exemplo, alguns membros da família da noiva ‘roubam’ os sapatos do noivo e assim ele tem de pagar uma taxa para recuperar os sapatos e vice versa. Ao final da cerimônia, fomos para o Taj Hotel para coquetéis e almoço. Tivemos por volta de 80 pessoas neste dia”.

 Antes da recepção, no dia seguinte à tarde, a noiva foi ao salão com as mulheres da família para fazer o cabelo, maquiagem e colocar o saree. Em seguida, os noivos se encontraram para uma pequena sessão de fotos!

“A recepção foi um evento formal com música, coquetéis e jantar, no qual recebemos convidados pela primeira vez depois de casados. O evento aconteceu no mesmo local do Sangeet (do lado de fora, em volta de uma piscina), mas com uma decoração mais elaborada. Recebemos por volta de 300 pessoas. Nesta ocasião, as mulheres usaram sarees, lehengas ou vestidos compridos.”

Daniela e Sartaj tiveram, claro, a dança especial dos noivos: a dança típica do norte da Índia (principalmente do estado de Punjab) e o Bhangra.

Os convidados animados dançando:

A profusão de cores da Índia:

Fotos: Marina Favato (no blog dela tem muito mais fotos!)

20 Comentários

  1. Marina 7 de maio de 2012

    Lindo casamento!!! Adorei as cores e os vários dias de celebração! Parabéns para os noivos e para a minha fotografa preferida =)
    Bjs
    Marina

  2. Lenora 7 de maio de 2012

    Que lindo!!! Adoro ficar sabendo sobre esses costumes diferenciados. São certamente fascinantes!

  3. Andreza 7 de maio de 2012

    Acho que esse casamento não poderia ter sido fotografado por outra pessoa! Fotos lindas, casamento lindíssimo!

  4. Thays 7 de maio de 2012

    As cores indianas dão um toque especial demais né? Bonito alguém abraçar tanto a cultura do outro! Parabéns pro casal!

  5. Rose Quadros 7 de maio de 2012

    Fotos maravilhosas.
    Casamento indiano é muito interessante, ver de perto deve ser muito bacana.
    Parabéns para os noivos e para a fotógrafa!

  6. Cristina Nudelman 7 de maio de 2012

    Maravilhoso!! Obrigada Constance por partilhar conosco e parabéns Marina Favato pelo registro. bjokas
    Cristina Nudelman

  7. Renata Milioni 7 de maio de 2012

    Uauuuuu amei tudo mto lindo!!! Estas religiões me fascinam por sua tradição milenar!!!

  8. Paola 7 de maio de 2012

    Muito, muito lindo e colorido! Pergunta do milhao> o noivo cortou a barba para o 3o casamento.. Isto tem algum significado? Beijos.

  9. Fernanda Lima 8 de maio de 2012

    Simplesmente lindo! Tudo muito alegre e colorido!

  10. Carol 8 de maio de 2012

    Que lindo o vestido da noiva!!!!
    Estou postando novidades aqui de Los Angeles, fizemos fotos lindas em Beverly Hills com pecas de primavera:

    http://www.thegavlaks.com

  11. Knight-in-Flight 8 de maio de 2012

    @ Paola: Actually it was the other way around … the groom started growing a beard leading up to the event in order to wear the traditional turban for the wedding ceremony in the Gurdwara (Sikh temple.)

  12. Dani 8 de maio de 2012

    O noivo tem algum irmão solteiro? *-*
    Brincadeira…
    Amei o casamento e tudo!!!!

  13. Marina Favato 9 de maio de 2012

    Obrigada por todo carinho aqui… fico lisongeada!!!

    Foi realmente uma experiência peculiar de vida… linda e enriquecedora para os olhos e alma.

    Beijos

  14. Marília Levy 12 de maio de 2012

    Tudo muito lindo!
    Em que cidade? Provavelmente Delhi…
    casamentos na India são cheios de significado, muito incrível…
    lindo registro.

  15. Marina 15 de maio de 2012

    Casamento maravilhoso!!! Fotos lindas…dá pra sentir a emoção!!! Experiência única!!!
    Bjs, Marina.

  16. Laura Cruz 24 de julho de 2012

    Que lindo a tradição indiana, encantador, as cores o ritual, casamento lindíssimo, arrasaram, amei…..super hiper mega lindo. As tradições e culturas embelezam o universo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>