Babies & Kids Casa & Decor 15 anos
Topo

Navegue como ou

Cuidados com a pele durante o frio

DRA-MARCIA2

beleza-noiva-destaque

Toda noiva quer estar com a pele perfeita no dia do casamento e, durante o frio, é preciso tomar ainda mais cuidados para mantê-la saudável e bonita! A nossa epiderme possui uma barreira composta de lipídeos que evita a perda de umidade para o ambiente, mantendo-a sempre hidratada. A perda da integridade dessa barreira lipídica, seja pela exposição solar prolongada, pelo frio, vento ou pelo ar seco, pode desencadear o ressecamento da pele.

São vários os sinais de que a pele está ressecada. Inicialmente, ela perde o brilho, tornando-se opaca, e ganha aspecto craquelado. Os sulcos naturais ficam evidenciados, especialmente nas áreas fotoexpostas, como os membros superiores e inferiores e na região palmoplantar. Em seguida, vêm a sensação de coceira, a descamação e as lesões tipo eczema, o que depende da gravidade do ressecamento. Algumas dermatites podem piorar quando o tempo está mais frio, como a dermatite seborreica, a dermatite atópica, a rosácea e a psoríase, sendo essenciais os cuidados especiais com a pele nesta época do ano.

A boa notícia é que algumas medidas simples podem ajudar a manter a sua pele hidratada durante o frio

– Evite tomar banhos muito quentes;

Evite usar muito sabonete. Alguns contêm alto poder detergente e os anti-sépticos pioram o ressecamento da pele;

Procure substituir o sabonete por um gel de banho, que é mais suave;

– Evite usar bucha vegetal;

– Sempre hidrate o corpo todo duas vezes ao dia após o banho, com um hidratante hipoalergênico recomendado pelo seu dermatologista;

– Tenha sempre ao seu alcance um hidratante labial com filtro solar, porque os lábios também são muito afetados pelo ressecamento;

– Tenha sempre um creme hidratante para as mãos e aplique-o várias vezes ao dia.

Use luvas para fazer os serviços domésticos porque os produtos químicos frequentemente danificam a barreira cutânea, causando ressecamento severo das mãos.

Drª Marcia Linhares é especializada em dermatologia clínica, cirúrgica e cosmiatria. Membro efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD), é uma das pioneiras a utilizar a técnica de laser no país e ex-chefe do departamento de laser da SBD Regional – RJ.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *