Mais que um simples registro, o álbum de casamento é a memória do grande dia, uma verdadeira herança de família! Ele tem a tarefa incrível de contar uma história página por página e nos fazer relembrar momentos marcantes. Assim, é um objeto que merece uma atenção especial, da escolha das fotos ao tipo de papel, passando pela capa e diagramação.

Pensando nisso, resolvemos preparar uma série de posts especiais sobre o assunto, começando com os principais tipos e tamanhos de álbuns de casamento.

 

TAMANHOS

O álbum de casamento, geralmente, tem três formatos (com tamanhos que podem variar de acordo com o desejo dos noivos):

– Horizontal / paisagem (média de tamanho: 20 x 30)

– Vertical / retrato (média de tamanho: 40 x 30)

– Quadrado (média de tamanho: 30 x 30)

Formatos do álbum de casamento (Imagem: Book.U)

Formatos do álbum de casamento (Imagem: Book U)

* Mini álbum

Já virou tradição criar mini álbuns para presentear a família. Além dos álbuns para os pais dos noivos, o fotógrafo Roberto Tamer Bridal GuideROBERTO TAMERFotografiaSão Paulo, São Paulo (Capital)Portfólio sugere que a noiva faça um mini álbum extra para mostrar as fotos para os amigos de forma mais prática.

Álbum de casamento + mini álbum em azul Tiffany (Rejane Wolff)

Álbum de casamento + mini álbum em azul Tiffany (Rejane Wolff Bridal GuideREJANE WOLFFFotografiaSão Paulo, São Paulo (Capital), São Paulo (Interior)Portfólio)

 

TIPOS DE ÁLBUM

1. Tradicional

O tipo de álbum mais tradicional é o de couro com foto colada, apesar de não ser o mais utilizado hoje em dia. Normalmente, utiliza-se papel vegetal para proteger as fotos e passepartout (uma área ao redor para que ninguém coloque as mãos diretamente na foto). É um produto único, feito para durar, que pode contar com encadernação feita à mão. O papel utilizado é o mais neutro possível, já que a acidez altera a cor e as características originais da foto.

Álbum de casamento tradicional com foto colada (Fernanda Scuracchio)

Álbum de casamento de couro tradicional com foto colada (Fernanda Scuracchio)

2. Fotolivro

O fotolivro (também chamado de livro panorâmico ou simplesmente álbum fotográfico) é a opção de álbum mais utilizada atualmente. Importante salientar que o fotolivro é, hoje, um produto de qualidade, que pode ser altamente personalizado e durar tanto quanto o álbum tradicional. As fotos são impressas diretamente nas páginas, como se fosse um livro realmente. Fotolivros feitos com papel de gramatura mais grossa têm maior durabilidade e ajudam no processo de contemplação. Podem ou não ganhar capa fotográfica.

O álbum fotográfico do Roberto Tamer é feito com papel de alta qualidade, feito para durar tanto quanto o álbum tradicional

O álbum fotográfico do Roberto Tamer Bridal GuideROBERTO TAMERFotografiaSão Paulo, São Paulo (Capital)Portfólio é feito com papel de alta qualidade, feito para durar tanto quanto o álbum tradicional

O Duo Borgatto Bridal GuideDUO BORGATTOFotografiaSão Paulo, São Paulo (Capital)Portfólio, por exemplo, oferece álbum fotográfico com capa de tecido, papel silk (também chamado de semi brilho, um intermediário entre o papel com brilho e o papel fosco) e sem acabamento de lâmina (ou seja, a foto aparece em um estado mais natural, sem verniz por cima):

O álbum fotográfico do Duo Borgatto se destaca pela diagramação especial e uso do papel silk

O álbum fotográfico do Duo Borgatto Bridal GuideDUO BORGATTOFotografiaSão Paulo, São Paulo (Capital)Portfólio se destaca pela diagramação especial e uso do papel silk

3. Fine Art

O álbum fine art tem cunho mais artístico, ultrapassando o objetivo meramente documental. Normalmente, utiliza-se o papel de algodão da Hahnemühle (empresa alemã que é referência mundial no segmento), que acompanha um certificado de qualidade e autenticidade. O manuseio do álbum é feito com luvas, pois o suor e gordura das mãos pode danificar o papel. Boa opção para noivos que são muito ligadores em arte e fotografia.

Ao contrário dos álbuns tradicionais, de páginas rígidas, este álbum é impresso em papel 100% algodão, então ele tem aspecto bastante diferente. O papel, as tintas, a cola e o acabamento são todos feitos com material de acidez neutra, então ele não estraga e nem enferruja. Se guardado corretamente, o material dura 200 anos. Todos os álbuns são entregues com um certificado que garante a qualidade dos serviços e um holograma que identifica e autentica o álbum“, explica Érica Felipo.

Álbum de casamento fine art com luvas para o manuseio (Flávia & Murillo Medina)

Álbum de casamento fine art com luvas para o manuseio (Fávia & Murillo Medina)

Álbum de casamento fine art com certificado de qualidade ao lado (Flávia & Murillo Medina)

Álbum de casamento fine art com luvas e certificado de qualidade ao lado (Flávia & Murillo Medina)

Álbum fine art (Érica Felipo)

Álbum fine art (Érica Felipo)

Ficha Técnica

Fornecedores que

Fotografia: DUO BORGATTO Bridal GuideDUO BORGATTOFotografiaSão Paulo, São Paulo (Capital)Portfólio
Fotografia: ROBERTO TAMER Bridal GuideROBERTO TAMERFotografiaSão Paulo, São Paulo (Capital)Portfólio
Fotografia: REJANE WOLFF Bridal GuideREJANE WOLFFFotografiaSão Paulo, São Paulo (Capital), São Paulo (Interior)Portfólio