Já dizia Marylin Monroe, “diamonds are a girl’s best friend” – e a Tiffany & Co.Guia de Fornecedores TIFFANY & CO.Alianças e JoiasPortfólio leva isso muito a sério! Por isso, segue rigorosos critérios na seleção e manipulação dos diamantes que vão integrar suas joias tão desejadas. Assim como nossas digitais, cada diamante possui suas próprias características. São os 4Cs – lapidação (cut), cor (color), pureza (clarity) e peso em quilates (carat weight) – padrões globalmente aceitos para avaliar a qualidade de um diamante.

1. CUT – A lapidação dos diamantes

A lapidação é um dos pontos-chave para se ter um diamante bem brilhante! Se a pedra tem uma lapidação ruim, por exemplo, ela parecerá opaco mesmo se tiver altas classificações de cor e pureza. Por outro lado, se o diamante tem uma boa lapidação, ele reflete e refrata a luz, produzindo brilho máximo! Os diamantes da Tiffany & Co.Guia de Fornecedores TIFFANY & CO.Alianças e JoiasPortfólio são lapidados por 1.500 talentosos artesãos, que seguem padrões super rigorosos.

2. COLOR – A cor dos diamantes

A maioria dos diamantes incolores têm um tom naturalmente amarelado. Pedras com baixa classificação de cor tendem a ter este tom mais evidente, ao invés do desejado tom branco e super brilhante. Quanto mais incolor for o diamante, mais raro e valioso ele será.

Curiosidade: a cor de um diamante é classificada de D (incolor) a Z (amarelo claro). Para seus anéis de noivado, o padrão de qualidade da Tiffany & Co.Guia de Fornecedores TIFFANY & CO.Alianças e JoiasPortfólio aceita apenas pedras que se enquadrem na faixa de D a I. Ou seja, apenas os mais brilhantes para o momento tão especial do pedido!

3. CLARITY – A pureza dos diamantes

O critério de pureza avalia as imperfeições do diamante, com base em características naturais e de raridade. Sendo assim, uma pedra é avaliada como pura se, sob uma ampliação de DEZ VEZES, nenhuma inclusão (impureza interna) e nenhuma mancha (impureza externa) forem visíveis. Uma baixa classificação de pureza afeta diretamente, por exemplo, o brilho: quanto menor o grau de pureza, mais turvo o diamante será.

4. CARAT WEIGHT – Peso em quilates

A gente ouve muito falar sobre os quilates das jóias, mas você sabe o que é? Quilate refere-se ao peso do diamante, não ao tamanho. Para você ter uma ideia, um quilate equivale a 0,2 gramas.

Uma pedra com peso em quilates maior é consequentemente melhor? O peso em quilates, por si só, não determina o valor de um diamante. Por exemplo, o valor de duas pedras de um quilate pode variar muito entre si quando considerados os critérios de pureza, cor e lapidação. Na Tiffany & Co.Guia de Fornecedores TIFFANY & CO.Alianças e JoiasPortfólio, os diamantes são lapidados para maximizar primordialmente sua beleza.

Ainda sobre este tópico: o peso em quilates pode parecer diferente dependendo do tipo de lapidação. Por exemplo, um diamante pode ter um peso em quilates maior sem necessariamente parecer maior. Ou ainda, dois diamantes do mesmo peso em quilates podem ter tamanhos diferentes se a lapidação de um for mais profunda do que a do outro. Portanto, é importante observar que o peso em quilates não indica necessariamente o tamanho da pedra.

No vídeo abaixo, a Tiffany & Co.Guia de Fornecedores TIFFANY & CO.Alianças e JoiasPortfólio dá uma verdadeira aula sobre cada um destes princípios que conduzem as escolhas de suas pedras. Aperte o play!

*Para ativar as legendas em português, clique na engrenagem > legendas > Português (Brasil).

. . . . . . . . . .

Já segue a gente no InstagramPinterest e Facebook?

Leia mais: Tiffany & Co. lança novo anel de noivado, o T True SDR

Veja também: CZ Wedding Boutique: 7 anéis de noivado e alianças da Tiffany & Co.