Tira-dúvidas: 6 dicas para acertar na gravata do noivo e dos padrinhos
Que gravata escolher? Qual cor? Que tecido? Que tamanho? Pode usar estampada? Estas são umas das maiores dúvidas quando o assunto é o traje do noivo. Assim como as joias e acessórios têm papel importante no look da noiva; para eles, a gravata é fundamental! Para esclarecer os principais questionamentos e pegar dicas de combinações, batemos um papo com Ricardo Almeida, um dos principais representantes da moda masculina brasileira e expert em alfaiataria para noivos.
LARGURA:
“Para mim, pessoas jovens ou com espírito jovem ficam melhores com gravatas estreitas. São minhas favoritas, e uma das marcas do meu trabalho”, diz o estilista, que explica o motivo de deixar os modelos mais largos de lado. “As gravatas largas acho antigas, com uma cara de senhor. E como estamos falando de casamento, acho que foge um pouco da proposta daquele momento de começo, de novo.”

O cantor Caleb Followill escolheu uma gravata slim dourada para seu casamento com a modelo Lily Aldridge
COR:
Com fraque e meio-fraque, o mais comum é que se use a gravata prata. É mais ou menos “padrão”, mas não regra suprema. Com terno, muitos noivos optam por gravata prata ou branca, as preferidas de Ricardo. Clássica, é uma combinação que, digamos, confere a formalidade de um meio-fraque, sem ter que usá-lo.
Além destas duas, o estilista ainda ressalta outra tendência frequente. “Uso também nos tons de sorvete claro, com um ar perolado”, diz ele. Outra dica é para quando alguma das peças do traje for xadrez: “eu pegaria a gravata na cor do detalhe do xadrez.”

Gravata branca para noivos e prata para padrinhos
TECIDOS:
A gravata de seda, para Ricardo Almeida, continua sendo a mais correta, principalmente pela nobreza do tecido. Porém, ele não descarta outras fibras e materiais, como lã, crochê e couro, mas isto se o casamento permitir e se forem de excelente qualidade e acabamento. “É mais ousado, mas se o noivo gosta e combina com o restante do traje e casamento, não acho um problema”, resume ele, excluindo um único tecido para a gravata, o poliéster. “É um tecido muito simples para o altar, não fica legal.”

A gravata de seda de Ricardo Almeida

Johannes Huebl escolheu um modelo de crochê para acompanhar o terno branco de seu casamento com Olivia Palermo
NÓ:
Independente do tecido, cor e largura, Ricardo Almeida é categórico quando o assunto é o nó. Para ele, o Windsor é o ideal. “É o que tem o triângulo perfeito. E não precisa ser um nó grande, se for feito de forma correta e prender bem atrás, ele fica pequeno e perfeito para uma gravata estreita.”
BORBOLETA:
“Acho muito interessante, principalmente para um casamento mais moderno. Já tive noivos que optaram pela borboleta, como o cantor Junior Lima”, explica o estilista,
PADRINHOS:
Dar a gravata para o padrinho é um costume que gostamos muito, principalmente porque alivia um pouco todos os custos que já estão embutidos por trás do posto de padrinho (presente, traje, chá-bar…) Neste caso, Ricardo não escolheria outra cor que não o prata. “É elegante, destaca o padrinho dos outros convidados e não polui o altar com informações de cores.”
. . . . . . . . . .
Já segue a gente no Instagram, Pinterest e Facebook?
Veja também: 5 dúvidas sobre padrinho de casamento
E mais: O sapato certo para cada terno