Como dizer para os colegas de trabalho que eles não serão convidados para o casamento? O melhor é dizer que seu casamento será pequeno, apenas para a família e amigos próximos. Uma amiga pediu para levar um amigo que eu não conheço ao meu casamento. O que eu faço? Se isso te incomodar (porque o número de convidados está no limite ou porque o casamento é super pequeno e intimista), você tem o direito de responder explicando a situação. Corre o risco de a amiga ficar chateada… Mas saiba que algumas pessoas levam um acompanhante sem avisar. E se isso acontecer, não vale a pena se estressar no momento. Trate-o como um convidado e aproveite a sua festa! Minha sogra traz toda hora nomes para a lista que ela “tinha esquecido”. O que eu faço? Converse com o filho dela e deixe que ele resolva a situação. Definir os limites da lista no começo e deixar isso bem claro ajuda a evitar alguns “probleminhas”. Se uma pessoa me convidou para o seu casamento, sou obrigada a convidá-la para o meu? Não. Pode ser que na época do casamento dessa pessoa havia vocês tinham uma relação mais próxima que hoje em dia… Pode ser que o casamento daquela pessoa tenha sido grande, com um orçamento que permitia convidar pessoas com as quais ela nem tinha tanta intimidade assim… e talvez o seu seja diferente… Enfim, não há nada que te obrigue a convidar alguém apenas por que a pessoa te convidou. .*Você passou ou está passando por alguma destas situações? Como resolveu? Que outros problemas em relação à lista você teve? Conte nos comentários!OUTRAS DÚVIDAS? CLIQUE AQUI PARA VER SE JÁ TEMOS A RESPOSTA!
Estou passando por isto, e como sugeriu alertei a todos que a cerimonia seria simples e discreta, apenas para familares. Assim ninguém fica chateado !!!
Então… Eu caso em novembro, e a 'saia justa' já começou. Um rapaz vive cobrando o convite, desde já, pro nosso casamento. Eu penso "tá, ele convidou a gente" – mas ele casou numa cidade a 1000km daqui, e eu penso que assim é fácil convidar todo mundo. O chato é que, com o budget apertado, a gente tem que escolher: ou faz um casamento pra 200 pessoas que não combine com a gente, ou faz algo mais sofisticado pra 100. Eu escolhi a segunda opção, e sei que vou passar por várias situações como essa. De qualquer forma, minha mãe me diz que sempre alguém vai reclamar de ficar de fora. O jeito é explicar que é algo mais íntimo, como realmente vai ser. Beijos!
Oi Constance!! Saudades de você… Comecei a fazer minha lista logo que fiquei noiva e estabeleci um limite para todo mundo (meus pais e pais do meu noivo), mas com o mesmo numero de convidados pra ninguém se ofender… Como ele trabalha numa empresa enorme, convidamos poucas pessoas do trabalho e mandamos os convites direto para a casa deles, para que as outras pessoas não ficassem chateadas. Uma dica é fazer sempre um numero maior de convites, porque sempre aparece convidados de última hora e mandar rodar um número pequeno de convites custa muuuuuito caro! E tenha um bom relacionamento com sua caligrafa, ela vai ser a pessoa com quem vc mais vai falar nas duas últimas semanas antes do casório, fora a assessora pra quem tiver uma (indispensável na minha opinião). E fique em cima do seu noivo para conseguir os endereços, eles sempre deixam pra última hora… Good luck para as futuras noivinhas. Bj grande Rosa
Isso dá muitos problemas mesmo. Eu tentei cortar o máximo que dava, mas algumas pessoas meus pais ou minha sogra não se sentem bem em deixar de fora (mesmo que eu e meu noivo não conheçamos ou não tenhamos contato). Eu preferia não convidar, mas acho que não vou poder fazer muita coisa quanto a isso. Mas uma coisa que eu acho indispensável é mandar os convites individuais! Para não correr o risco de se ter muitos “sapos” na festa. A pessoa que vai fazer os meus convites sabe de histórias de casamentos nos quais apareceram mais de 50 não-convidados, exatamente pela falta dos individuais… já pensou, cortar convidados que eram mais significativos para baixar o orçamento e ver 50 completos desconhecidos na sua festa? Que horror.
Constance, Bom dia, Antes de mais nada, preciso dizer que sou fã incondicional de suas matérias. Dúvida: uso de flores naturais em arranjos de cabeça para daminhas em eventos após às 18 horas. Muito obrigada, Um abraço, Leda
Minha mae convidou umas pessoas sem me avisar, eu descobri, avisei que teria controle na porta e quem nao tivesse convite seria barrado sim, e isso ficaria feio pra ela. Dai ela parou. No maximo insiste pra chamar um ou outro convidado, mas nada que nao seja contornavel.
Duas conhecidas cobraram convite, já sabendo que nao estavam convidadas. mas foram tao descaradas e incisivas, e ficaram tao chateadas, (como se eu tivesse a obrigacao de convida-las) que elas mesmas cortaram relacoes comigo sem eu precisar dar muita explicacao. Como se eu devesse explicacao, ne…
Oi, eu caí nesse post através do “Dimensionando a Festa”… rsrs!!! Como disse lá, estou passando por isso agora e esse blog sempre me ajuda em tudo!!! To fazendo a lista e devo terminar nesse fds, urgentemente (caso em 12/06). E tá difícil sair cortando gente, viu?! Mas como a Lih disse, preferi fazer a festa do jeito q eu quero para menos pessoas do que convidar todos os conhecidos e fazer algo bem mais simples.
E quando é a SUA MÃE acrescentando pessoas que você não queria na lista?! =/ É complicado dizer não, ainda mais quando ela tá pagando parte da festa…
Uma amiga minha casou há uns meses atrás e disse uma coisa que eu tento colocar na minha cabeça: Raiva passa! Se fulaninho vai ficar com raiva porque não foi convidado, não se preocupe… a raiva vai passar. E talvez, quando ele for passar por essa mesma situação ele perceba como é difícil fazer uma lista de casamento! Até mãe e sogra, vai ficar com raiva na hora, mas depois vai perceber que realmente não dava, e pronto, a raiva passa! =P
Minha lista tá atualmente com 300 pessoas, e só faz aumentar! Quero me trancar numa bolha e não conhecer mais ninguém! ahahah =P Vou sair cortando umas cabeças, porque não dá mesmo pra fazer uma festa desse porte! =/
Vou me casar e estou passando por um problema peculiar, trabalho em uma consultoria pequena, tem aproximadamente 20 pessoas. Vou fazer um casamento para apenas 120 convidados, tenho alguns amigos muito queridos que trabalham comigo, e existem outras pessoas não tão próximas que também trabalham na consultoria, como convidar os amigos sem precisar convidar a empresa toda? é possível fazer isso sem comprar uma briga com a empresa toda?
Acredito que como todas as outras noivas, também estou passando pelo que considero o pior do casamento: a lista!!! No meu caso, farei um almoço de casamento, e assim como outras noivas decidi fazer algo sofisticado, só que no entanto intimo, ou seja para 140 pessoas. Não está fácil, uma vez que, a lista foi motivo de desentendimentos por parte dos meus sogros conosco. Meus pais, não fazem questão de chamar ninguém em especial…estão colaborando muito neste ponto.
Só uma dúvida, qual é a margem de pessoas a mais que devemos convidar?
Rose, posso entender o sufoco pelo qual está passando!! Não é fácil fazer uma lista enxuta!!
Olha, não quero te apavorar mais, mas acho que devo falar…. não conte com “quebras”. (era essa a sua dúvida, certo? quantos a mais vc pode convidar para que compareçam efetivamente 140?)
A tal da “quebra” não é uma regra – sobretudo em casamentos menores, em que você está convidando pessoas próximas. As quebras são mais comuns em casamentos maiores, quando convidados não se preocupam tanto em faltar, sabe?
Não daria para aumentar a lista para 150 e dizer aos seus sogros que isso é o máximo que vocês podem fazer por eles?
OLa vou me casar mais ou menos no meio do ano q vem, a festa vai ser simples e eu gostaria de convidar somente os parentes e amigos q nunca me deixaram na mão, queria q fosse bem intimo mesmo, meu namorado quer convidar tdo mundo, só q eu tenho uma familia de amigos q eu não gostaria de convidar td mundo somente a mae o pai e a filha mais nova e o esposo, e por traz dessa familia tem mais ou menos 22 pessoas q não quero convidar q são as filhas e os netos q se distanciaram de mim depois q cresceram na vida o q eu faço? eles nunca mais me procuraram qual o motivo q eu tenho p convida-los nenhum..me ajudem
Tenho uma dúvida: “Como tenho muitos convidados de fora da cidade onde acontecerá o casamento (Salvador) e outros de fora do Brasil, é imprescindível pra mim fazer o RSVP. Onde deve ir o RSVP? No convite ou no SAVE THE DATE, que estou enviando com quase 05 meses de antecedência num arquivo digital por e-mail. Você acha que precisa de um e-mail e/ou telefone ou basta as pessoas confirmarem pelo site?
Constance, pelo visto a maioria vai fazer um evento para poucas pessoas…mais ou menos o que vou fazer. Acontece que a minha mãe não teve festa de casamento, nenhuma cerimônia, nem nada, e está se realizando através do meu. Meus tios são do interior, alguns mal sabem meu nome… são bem mais velhos, não tem relacionamento nenhum comigo. Mas como irmãos dela, ela quer chamar. Acontece que para isso tive que cortar muitos amigos meus, que cresceram comigo… E ai, como resolver sem magoar a minha mãe? Tenho outros agravantes: meus pais são separados, tenho um padrasto e uma madrasta que adoro. Ou seja, só eu acabo tendo 4 famílias… Também trabalho numa empresa grande, a mesma do meu noivo. Ou seja, é muita gente envolvida conosco. Mas pelo menos fico mais tranquila de ver que esse é o problema de todo mundo, que dá brigas como lá em casa, que geram ansiedade e preocupação…
Constance, a descoberta do seu site tem sido a minha salvação!Pretendemos fazer um casamento para cerca de 200 pessoas e temos uma lista definida no que diz respeito a familiares e amigos dos pais. Nosso problema tem sido o trabalho, onde muita gente nos conhece(trabalhamos na mesma empresa, em setores diferentes, mas que “se comunicam” )e gostaríamos de chamar aqueles mais próximos. Devemos enviar convites para casa e torcer para que não haja comentários? Minha segunda dúvida é como colocar o nome nos convites, já que grande parte das pessoas que trabalha comigo são mulheres, cujos maridos eu tenho pouco contato. Embora eu saiba que a melhor maneira é colocar Sr e Sra fulano de tal, às vezes penso que seria mais autentico colocar o nome da colega e família. Você poderia falar um pouco mais disso no blog, pois faz parte das saias justas da lista de convidados. Obrigada e parabéns pelo blog
acho que você deveria tentar agir com “naturalidade”. Envie os convites para os colegas que quiser mesmo.
Sobre os nomes, se você quiser convidar apenas o casal, deve colocar Sr e Sra ou então os nomes completos de ambos. Se colocar “e família”, estará incluindo os filhos também. De qualquer forma, evite colocar apenas o nome da colega. Ela pode entender que não deve levar o marido, se sentir ofendida e não ir…
Sei q vc deve ter um monte de pessoas p ajudar, ms por favor esta é a minha segunda ajuda q estou pedindo a vc e gostaria muito q vc me ajudasse.Estou cm problemas cm a lista de convidados, eu quero fazer uma recepção bem intima só para meu irmãos e os tios q convivem comigo, ja meu noivo quer convidar uma “tropa” de parentes “tios” q são do parana e são muitos. Eu tbm tenho tios no parana e não irei convida-los qp sempre esteve muito distante, só q meu noivo não pensa o mesmo. Começo cm a letra ‘P” parente ele quer convidar, e para ajudar ele quer convidar vizinhos dele q é amigo do seus pais “ms ele nem conhece a pessoa nem sabe o nome, ms acha q essas pessas tem ser convidadas. Eu to DESESPERADA PQ ELE não entende q a grana ta curta e q só da p fazer uma recepção se a gente convidar só os parentes bem proximo, entendo ele de querer agradar tdo mundo só q se a gente agradar td mudo vamos acabar esquecendo de nós mesmo….me ajude por favor responda….ja postei um comentario acima…
Olá gostaria de uma ajudinha sua….Como pedir para que os convidados não publiquem em sites de relacionamentos a foto do meu casamento,não quero parecer arrogante e indelicada..mas tb não gostaria de ver um momento tão intimo publicado a reviria de tds. Muito grata
Olá! Leio o seu blog a pelo menos um ano e adooooooooro!! Só vou me casar daqui a uns 2 anos, mas já estou começando a pensar em algumas coisa, gostaria de saber se é realmente necessário convidar todos os parentes, meu noivo tem primos que ele nunca ve mas quer convidar, e eu queria algo mais intimo, com pessoas que são realmente importantes, o que eu faço pra tentar convencer o noivo de que não temos dinheiro suficiente para uma festa com 300 convidados?
Olá Constance. Tudo bem? Seu site tem me ajudado taaanto!!! E tenho taaantas dúvidas pro meu casamento!!! Estou fazendo a lista de convidados, e alguns amigos não têm marido/namorado/… Fico sem graça de mandar apenas um convite para alguns deles (caso de amigos que podem ficar deslocados por não conhecerem ninguém na festa). Posso mandar apenas um convite para estas pessoas? Ou preciso mandar pelo menos 2 nestes casos? Minha lista já está passando do limite… Me ajuda? Please! rsrs Obrigada! Bjs
Quero tirar com você uma grande dúvida, por favor me responda: é preciso convidar o namorado(a) da Filha(o) do convidado para a recepção?,geralmente o contato maior é com o convidado. Fico no aguardo da resposta e desde já muito obrigada
Não, não é preciso convidá-lo. E quando você convida Sr. X e família, o convite é válido para o Sr. X + esposa do Sr. X + filhos solteiros que ainda moram com o Sr e Sra X. O convite não se estende a namorados.
Poréééém, o que acontece freqüentemente é que mesmo não convidando a filha do convidado toma a liberdade de ir com namorado….
Se quiser evitar isso, você pode fazer um RSVP para confirmar a presença dos convidados e quando a pessoa disser “vão 4”, a assessora informa de uma maneira delicada que o convite é para 3 ou então envia-se o famoso “vale-empada” que é um mini-cartãozinho com o nome de cada pessoa que deve ser apresentado na entrada. Isso passa a mensagem clara.
Oi Constance, tudo bem? A-do-ro o seu site, leio todos os dias!
Estou com duas grandes dúvidas e queria a sua ajuda. A primeira: queria convidar uma pessoa do trabalho, que por acaso é meu superior (mas esse não é o motivo, eu gosto muito dele), mas não posso convidar todos os outros colegas. O que faço?
Segunda dúvida: quanto aos convidados solteiros, preciso mandar dois convitinhos para a festa? Ou posso mandar apenas um?
Comecei a fazer a minha lista e como é super comum, a minha mãe sempre chega acrescentando alguém que não conheço. Diz que foi convidada para o casamento da pessoa e não teria coragem de deixá-la de fora! E não estou sabendo falar NÃO para ela!!!
Mas o pior não é isso! Vou casar no interior, pois minha família e a do meu noivo são do interior. Nosso orçamento é apertado e meu noivo gostaria de fazer uma recepção apenas para a família e amigos íntimos. Entretanto, são vários os convidados da minha cidade que terão que se deslocar até o interior e a minha mãe acha (e de certa forma eu também) que seria desagradável os convidados irem tão longe e não serem convidados para a recepção!
Estou completamente perdida!!!! =( Não sei se adiamos um pouco a data do casamento até termos $$ para fazer uma grande recepção… Não sei se não fazemos nada… E meu noivo também sugere um almoço algumas semanas antes, apenas para a família a amigos. Assim, no dia do casamento todo mundo só vai à igreja e volta para casa!!!
Constance, minha dúvida é quanto a como convidar uma amiga querida e sua mãe, no convite deverá ir o nome da mãe e família? Ou o nome da mãe e da filha? Só moram as duas em casa, acho que não teria problema usar “e família”, porém sou amiga mesmo da filha… Não sei como proceder… Obrigada pela ajuda com tantas dúvidas!
Olá, Constance! Eu trabalho em uma empresa com cerca de 12 pessoas, sendo 3 chefes. Eu gostaria de convidar apenas 5 pessoas, mas nenhuma delas é chefe. Isso pegaria muito mal?
Tenho lido em blogs que não devemos contar com “quebras” e entendo o receio de se aconselhar as pessoas a estimarem muitas faltas.
No entanto, 3 grandes amigos meus casaram recentemente e tiveram um número significativo de faltas, chegando a 30%.
No meu caso, paguei a festa para 300 pessoas e havia combinado com minha família e de meu noivo de não passarmos de 400 convidados. Acabamos passando bastante e fechamos em 460.
Enfim, não estamos muito desesperados por dois motivos. O primeiro é que uma parte significativa da lista não mora no Rio. Há muitos convidados de Fortaleza e Portugal e uns pingados espalhados em outros lugares. O segundo é que o local da nossa festa comporta tranquilamente o aumento de presentes, caso haja.
O problema que existe mesmo será pagar para mais pessoas, porque, claro, não pretendemos arriscar de faltar comida/bebida/cadeiras na festa!!!
Olá Constance. Vou me casar em novembro e seu blog tem sido um ótimo aliado, rs! Estou com um dilema, e espero que possa me ajudar. Vi que muitas meninas tem dúvidas de convidar seus colegas de trabalho, no meu caso, eu sou a gerente de uma empresa familiar, onde meu pai é o proprietário. Devemos convidar todos os funcionários, ou não? Nosso problema é que a cidade é pequena e nossa relação é direta com os funcionários, porém é claro que tem alguns que eu não convidaria pela falta de contato fora do ambiente de trabalho. Se eu for convidar, posso fazer um convite que se estenda a todos? ou isso é perigoso e eu devo fazer um convite para cada familia?
A lista realmente é um dilema…rsrs…Me caso em out/12 e estamos tentando priorizar familiares e amigos íntimos por conta do nosso orçamento para 250 pessoas no máximo…mas sempre tem alguém para colocar que lembramos de última hora…rsrs…
PS: Estou adorando visitar o blog…fui indicada por uma amiga e amei!
No meu casamento farei convites individuais mas, estou com uma dúvida.Ex:meu noivo quer convidar 2 primos sendo um casado e a mãe deles juntamente com o 2º marido. Como não sei se a mãe e o 2º marido irão, posso enviar os convites individuais apenas para os primos e dizer que o nome da mãe e do 2º marido estarão na ista da festa? Tenho receio de entregar 5 convites e os primos resolverem levar outras pessoas. Complicado!!!!
Os convidados devem receber convite – dizer que o nome está na lista não é legal.
A melhor maneira de evitar que os convidados levem acompanhantes extras por conta própria é colocando aquele convitinho pequeninho anexo (que a pessoa deve apresentar no dia), que muita gente não gosta de fazer, mas eu até entendo em certos casos.
Ai..estou aqui todos os dias e é incrivel como cada dia me encontro com uma situaçao que encontro aqui. Sempre me falaram que a lista seria a parte mais dificil e sem duvidas está sendo… Meu casamento no inicio eram para 400 convidados e tá virando micareta! Trabalho em uma empresa grande e meu noivo é do interior onde todo mundo se conhece! Queria tanto cumprimentar todos os meus convidados e ainda poder curtir a festa que venho preparando e sonhando faz algum tempo e que todo mundo diz: ” aproveita que passa voando!” e como a maior parte( Acredite!) eu não conheço queria saber se preciso cumprimentar todos os convidados nas mesas ou vamos cumprimentando ao longo da festa?! Qual o melhor jeito de cumprimentar todos e não ser deselegante?!
Constance Zahn, estou em uma super saia justa. Tenho um amigo de faculdade que se casou quando ainda estudávamos juntos. E não chamou ninguém da turma!Eu o considerava bastante, na época ele nem justificou porque não me chamou. Eu vou me casar daqui a uma semana e não o convidei. Hoje encontrei com sua mulher e ela me convidou para irmos a sua casa e tal, fiquei super sem graça. estou certa em não convidá-lo? Tive que cortar pessoas e acabei o cortando por não ter me chamado para o casamento dele! bjos
Estou nessa etapa, e em uma situação mega difícil: meus sogros me disponibilizaram 50 convidados, mas não da pra convidar minhas tia, primos e amigos com esse número. Ja conversei e como não há a possibilidade de aumentar esse número, fica muito chato se eu convidar somente minhas tias?
Boa tarde meu grande dilema…trabalho eu uma media empresa a 9 anos e meu casamento é dai a 5 meses….e todos sabem q irei casar…porem nao quero convidar todos para meu casamento…mas trabalho em uma sala com 10 pessoas mas quero convidar apenas 2 pessoas … Os diretores …o q fz?
Tenho uma filha de 3 anos que é quem vai conduzir as alianças, mas sou separado da mae dela a algum tempo, temos uma boa relação mas tenho duvidas se devo ou não convidá-la para meu casamento já que nossa filha fará um papel muito importante na cerimonia.
Vou me casar ano que vem, trabalho em uma empresa onde meu noivo é sócio, faremos uma festa bem reduzida, para aproximadamente 70 pessoas, a maioria parentes e amigos próximos, pelo fato dele ser sócio, seria muito deselegante se não convidassemos os outros funcionários ? Se fossemos chamar todos aumentaria em mais ou menos 30 convidados, o que ficaria fora do nosso planejamento. 🙁
Minha lista já fechada 150 convidados, meu grande dilema são as pessoas do trabalho a empresa tem 12 pessoas não tenho intimidade com todas…só tenho intimidade com 6, mas gostaria de convidar pelo menos por e-mail anexando o convite e pedindo confirmação pelo RSPV do meu site, caso não confirmarem não entregarei convite individual, estou no caminho certo ou seria deselegante dessa forma?
Imagino a quantidade de moças que deixam de comentar sobre este problema… No meu caso está dando briga em família, não é a família do noivo que está dando trabalho, é a minha mesmo! Eu e meu noivo queríamos um casamento mais intimista e mesmo assim definimos um máximo de 200 pessoas. Acontece que a lista dos meus pais tem 180 e, segundo eles, ela é irredutível. Eles acreditam que o casamento é uma festa mais deles do que nossa e eu não sei o que fazer, estão totalmente inflexíveis… Cheguei a ouvir que mesmo que eu cortasse pessoas dessa lista, eles convidariam do mesmo jeito. Pensamos em cancelar a festa de tanta confusão, mas me arrependeria para o resto da vida. Alguma dica para mim?
Estou revoltadíssima. Fiz meu casamento e convidei vários colegas de trabalho, inclusive um que havia acabado de chegar na empresa, afinal ele sentava do meu lado e ficava me ouvindo falar do casamento o dia todo… Ia pegar mal não convidar, né? Acreditam que ele casou um tempo depois e não me convidou? (E no meu casamento ainda teve a cara-de-pau de rachar o presente com outros colegas de trabalho, sendo que eu sei quanto ele ganha, ele podia, sim, me dar algo melhor). E não me convidar para o casamento dele foi o cúmulo. Convidei por educação e ele não pôde fazer o mesmo? Inadmissível.
Constance tenho três amigas que serão minhas madrinhas, são amigas de longa data, mas com a correria da vida não tenho contato diariamente na casa delas e não tenho mais tanta intimidade com os pais delas, preciso convidar elas e a família inteira? Ou só convidando elas que são quem realmente eu considero já está bom? Temos essa obrigação de convidar a família de quem é madrinha ou padrinho? Alguém pode me ajudar? Obrigada.
Constance, Sou administradora da empresa do meu pai e tenho 15 funcionárias . Estou fazendo a lista e não sei o que eu faço É muito deselegante fazer um único convite direcionado às ” queridas amigas de trabalho” ? Não gostaria que elas levassem acompanhantes. Obrigada
Gostei muito do seu post e queria uma dica. Gostaria de convidar alguns colegas de trabalho porém, não gostaria que levassem os filhos por uma questão de espaço e porque mal os conheço. Como posso entregar o convite e dizer isso de forma gentil?
45 Comentários
Estou passando por isto, e como sugeriu alertei a todos que a cerimonia seria simples e discreta, apenas para familares. Assim ninguém fica chateado !!!
Então… Eu caso em novembro, e a 'saia justa' já começou. Um rapaz vive cobrando o convite, desde já, pro nosso casamento. Eu penso "tá, ele convidou a gente" – mas ele casou numa cidade a 1000km daqui, e eu penso que assim é fácil convidar todo mundo.
O chato é que, com o budget apertado, a gente tem que escolher: ou faz um casamento pra 200 pessoas que não combine com a gente, ou faz algo mais sofisticado pra 100. Eu escolhi a segunda opção, e sei que vou passar por várias situações como essa.
De qualquer forma, minha mãe me diz que sempre alguém vai reclamar de ficar de fora. O jeito é explicar que é algo mais íntimo, como realmente vai ser.
Beijos!
Oi Constance!! Saudades de você… Comecei a fazer minha lista logo que fiquei noiva e estabeleci um limite para todo mundo (meus pais e pais do meu noivo), mas com o mesmo numero de convidados pra ninguém se ofender… Como ele trabalha numa empresa enorme, convidamos poucas pessoas do trabalho e mandamos os convites direto para a casa deles, para que as outras pessoas não ficassem chateadas. Uma dica é fazer sempre um numero maior de convites, porque sempre aparece convidados de última hora e mandar rodar um número pequeno de convites custa muuuuuito caro! E tenha um bom relacionamento com sua caligrafa, ela vai ser a pessoa com quem vc mais vai falar nas duas últimas semanas antes do casório, fora a assessora pra quem tiver uma (indispensável na minha opinião). E fique em cima do seu noivo para conseguir os endereços, eles sempre deixam pra última hora… Good luck para as futuras noivinhas. Bj grande Rosa
Isso dá muitos problemas mesmo. Eu tentei cortar o máximo que dava, mas algumas pessoas meus pais ou minha sogra não se sentem bem em deixar de fora (mesmo que eu e meu noivo não conheçamos ou não tenhamos contato). Eu preferia não convidar, mas acho que não vou poder fazer muita coisa quanto a isso. Mas uma coisa que eu acho indispensável é mandar os convites individuais! Para não correr o risco de se ter muitos “sapos” na festa. A pessoa que vai fazer os meus convites sabe de histórias de casamentos nos quais apareceram mais de 50 não-convidados, exatamente pela falta dos individuais… já pensou, cortar convidados que eram mais significativos para baixar o orçamento e ver 50 completos desconhecidos na sua festa? Que horror.
Constance,
Bom dia,
Antes de mais nada, preciso dizer que sou fã incondicional de suas matérias.
Dúvida: uso de flores naturais em arranjos de cabeça para daminhas em eventos após às 18 horas.
Muito obrigada,
Um abraço,
Leda
Minha mae convidou umas pessoas sem me avisar, eu descobri, avisei que teria controle na porta e quem nao tivesse convite seria barrado sim, e isso ficaria feio pra ela. Dai ela parou. No maximo insiste pra chamar um ou outro convidado, mas nada que nao seja contornavel.
Duas conhecidas cobraram convite, já sabendo que nao estavam convidadas. mas foram tao descaradas e incisivas, e ficaram tao chateadas, (como se eu tivesse a obrigacao de convida-las) que elas mesmas cortaram relacoes comigo sem eu precisar dar muita explicacao. Como se eu devesse explicacao, ne…
Oi, eu caí nesse post através do “Dimensionando a Festa”… rsrs!!!
Como disse lá, estou passando por isso agora e esse blog sempre me ajuda em tudo!!!
To fazendo a lista e devo terminar nesse fds, urgentemente (caso em 12/06).
E tá difícil sair cortando gente, viu?! Mas como a Lih disse, preferi fazer a festa do jeito q eu quero para menos pessoas do que convidar todos os conhecidos e fazer algo bem mais simples.
E quando é a SUA MÃE acrescentando pessoas que você não queria na lista?! =/
É complicado dizer não, ainda mais quando ela tá pagando parte da festa…
Uma amiga minha casou há uns meses atrás e disse uma coisa que eu tento colocar na minha cabeça: Raiva passa! Se fulaninho vai ficar com raiva porque não foi convidado, não se preocupe… a raiva vai passar. E talvez, quando ele for passar por essa mesma situação ele perceba como é difícil fazer uma lista de casamento!
Até mãe e sogra, vai ficar com raiva na hora, mas depois vai perceber que realmente não dava, e pronto, a raiva passa! =P
Minha lista tá atualmente com 300 pessoas, e só faz aumentar! Quero me trancar numa bolha e não conhecer mais ninguém! ahahah =P
Vou sair cortando umas cabeças, porque não dá mesmo pra fazer uma festa desse porte! =/
Olá Constance tudo bem?
Vou me casar e estou passando por um problema peculiar, trabalho em uma consultoria pequena, tem aproximadamente 20 pessoas.
Vou fazer um casamento para apenas 120 convidados, tenho alguns amigos muito queridos que trabalham comigo, e existem outras pessoas não tão próximas que também trabalham na consultoria, como convidar os amigos sem precisar convidar a empresa toda? é possível fazer isso sem comprar uma briga com a empresa toda?
Att,
Olá Constance, tudo bem?
Acredito que como todas as outras noivas, também estou passando pelo que considero o pior do casamento: a lista!!! No meu caso, farei um almoço de casamento, e assim como outras noivas decidi fazer algo sofisticado, só que no entanto intimo, ou seja para 140 pessoas. Não está fácil, uma vez que, a lista foi motivo de desentendimentos por parte dos meus sogros conosco. Meus pais, não fazem questão de chamar ninguém em especial…estão colaborando muito neste ponto.
Só uma dúvida, qual é a margem de pessoas a mais que devemos convidar?
Rose, posso entender o sufoco pelo qual está passando!! Não é fácil fazer uma lista enxuta!!
Olha, não quero te apavorar mais, mas acho que devo falar…. não conte com “quebras”. (era essa a sua dúvida, certo? quantos a mais vc pode convidar para que compareçam efetivamente 140?)
A tal da “quebra” não é uma regra – sobretudo em casamentos menores, em que você está convidando pessoas próximas. As quebras são mais comuns em casamentos maiores, quando convidados não se preocupam tanto em faltar, sabe?
Não daria para aumentar a lista para 150 e dizer aos seus sogros que isso é o máximo que vocês podem fazer por eles?
Bjs
OLa vou me casar mais ou menos no meio do ano q vem, a festa vai ser simples e eu gostaria de convidar somente os parentes e amigos q nunca me deixaram na mão, queria q fosse bem intimo mesmo, meu namorado quer convidar tdo mundo, só q eu tenho uma familia de amigos q eu não gostaria de convidar td mundo somente a mae o pai e a filha mais nova e o esposo, e por traz dessa familia tem mais ou menos 22 pessoas q não quero convidar q são as filhas e os netos q se distanciaram de mim depois q cresceram na vida o q eu faço? eles nunca mais me procuraram qual o motivo q eu tenho p convida-los nenhum..me ajudem
Con,
Adoro seu site!
Tenho uma dúvida: “Como tenho muitos convidados de fora da cidade onde acontecerá o casamento (Salvador) e outros de fora do Brasil, é imprescindível pra mim fazer o RSVP. Onde deve ir o RSVP? No convite ou no SAVE THE DATE, que estou enviando com quase 05 meses de antecedência num arquivo digital por e-mail. Você acha que precisa de um e-mail e/ou telefone ou basta as pessoas confirmarem pelo site?
Constance, pelo visto a maioria vai fazer um evento para poucas pessoas…mais ou menos o que vou fazer. Acontece que a minha mãe não teve festa de casamento, nenhuma cerimônia, nem nada, e está se realizando através do meu. Meus tios são do interior, alguns mal sabem meu nome… são bem mais velhos, não tem relacionamento nenhum comigo. Mas como irmãos dela, ela quer chamar. Acontece que para isso tive que cortar muitos amigos meus, que cresceram comigo… E ai, como resolver sem magoar a minha mãe?
Tenho outros agravantes: meus pais são separados, tenho um padrasto e uma madrasta que adoro. Ou seja, só eu acabo tendo 4 famílias… Também trabalho numa empresa grande, a mesma do meu noivo. Ou seja, é muita gente envolvida conosco.
Mas pelo menos fico mais tranquila de ver que esse é o problema de todo mundo, que dá brigas como lá em casa, que geram ansiedade e preocupação…
Constance, a descoberta do seu site tem sido a minha salvação!Pretendemos fazer um casamento para cerca de 200 pessoas e temos uma lista definida no que diz respeito a familiares e amigos dos pais. Nosso problema tem sido o trabalho, onde muita gente nos conhece(trabalhamos na mesma empresa, em setores diferentes, mas que “se comunicam” )e gostaríamos de chamar aqueles mais próximos. Devemos enviar convites para casa e torcer para que não haja comentários?
Minha segunda dúvida é como colocar o nome nos convites, já que grande parte das pessoas que trabalha comigo são mulheres, cujos maridos eu tenho pouco contato. Embora eu saiba que a melhor maneira é colocar Sr e Sra fulano de tal, às vezes penso que seria mais autentico colocar o nome da colega e família. Você poderia falar um pouco mais disso no blog, pois faz parte das saias justas da lista de convidados. Obrigada e parabéns pelo blog
Priscila,
acho que você deveria tentar agir com “naturalidade”. Envie os convites para os colegas que quiser mesmo.
Sobre os nomes, se você quiser convidar apenas o casal, deve colocar Sr e Sra ou então os nomes completos de ambos. Se colocar “e família”, estará incluindo os filhos também. De qualquer forma, evite colocar apenas o nome da colega. Ela pode entender que não deve levar o marido, se sentir ofendida e não ir…
Beijoss
Ola Con,
Sei q vc deve ter um monte de pessoas p ajudar, ms por favor esta é a minha segunda ajuda q estou pedindo a vc e gostaria muito q vc me ajudasse.Estou cm problemas cm a lista de convidados, eu quero fazer uma recepção bem intima só para meu irmãos e os tios q convivem comigo, ja meu noivo quer convidar uma “tropa” de parentes “tios” q são do parana e são muitos. Eu tbm tenho tios no parana e não irei convida-los qp sempre esteve muito distante, só q meu noivo não pensa o mesmo. Começo cm a letra ‘P” parente ele quer convidar, e para ajudar ele quer convidar vizinhos dele q é amigo do seus pais “ms ele nem conhece a pessoa nem sabe o nome, ms acha q essas pessas tem ser convidadas. Eu to DESESPERADA PQ ELE não entende q a grana ta curta e q só da p fazer uma recepção se a gente convidar só os parentes bem proximo, entendo ele de querer agradar tdo mundo só q se a gente agradar td mudo vamos acabar esquecendo de nós mesmo….me ajude por favor responda….ja postei um comentario acima…
grata..
Olá
gostaria de uma ajudinha sua….Como pedir para que os convidados não publiquem em sites de relacionamentos a foto do meu casamento,não quero parecer arrogante e indelicada..mas tb não gostaria de ver um momento tão intimo publicado a reviria de tds.
Muito grata
Olá! Leio o seu blog a pelo menos um ano e adooooooooro!!
Só vou me casar daqui a uns 2 anos, mas já estou começando a
pensar em algumas coisa, gostaria de saber se é realmente necessário convidar
todos os parentes, meu noivo tem primos que ele nunca ve mas quer convidar, e eu
queria algo mais intimo, com pessoas que são realmente importantes, o que eu faço pra tentar convencer o noivo de que não temos dinheiro suficiente para uma festa com 300 convidados?
Olá Constance.
Tudo bem?
Seu site tem me ajudado taaanto!!! E tenho taaantas dúvidas pro meu casamento!!!
Estou fazendo a lista de convidados, e alguns amigos não têm marido/namorado/… Fico sem graça de mandar apenas um convite para alguns deles (caso de amigos que podem ficar deslocados por não conhecerem ninguém na festa).
Posso mandar apenas um convite para estas pessoas? Ou preciso mandar pelo menos 2 nestes casos?
Minha lista já está passando do limite…
Me ajuda? Please! rsrs
Obrigada!
Bjs
Quero tirar com você uma grande dúvida, por favor me responda: é preciso convidar o namorado(a) da Filha(o) do convidado para a recepção?,geralmente o contato maior é com o convidado.
Fico no aguardo da resposta e desde já muito obrigada
Heliane Camargo
Olá, Heliane. Tudo bem?
Não, não é preciso convidá-lo. E quando você convida Sr. X e família, o convite é válido para o Sr. X + esposa do Sr. X + filhos solteiros que ainda moram com o Sr e Sra X. O convite não se estende a namorados.
Poréééém, o que acontece freqüentemente é que mesmo não convidando a filha do convidado toma a liberdade de ir com namorado….
Se quiser evitar isso, você pode fazer um RSVP para confirmar a presença dos convidados e quando a pessoa disser “vão 4”, a assessora informa de uma maneira delicada que o convite é para 3 ou então envia-se o famoso “vale-empada” que é um mini-cartãozinho com o nome de cada pessoa que deve ser apresentado na entrada. Isso passa a mensagem clara.
Bjs
Oi Constance, tudo bem? A-do-ro o seu site, leio todos os dias!
Estou com duas grandes dúvidas e queria a sua ajuda. A primeira: queria convidar uma pessoa do trabalho, que por acaso é meu superior (mas esse não é o motivo, eu gosto muito dele), mas não posso convidar todos os outros colegas. O que faço?
Segunda dúvida: quanto aos convidados solteiros, preciso mandar dois convitinhos para a festa? Ou posso mandar apenas um?
Obrigada,
Bjs
Oi, Juliana! Tudo bem?
Chefe: pode convidar só ele. Não tem problema nenhum. Se tiver intimidade, acho que pode pedir “discrição”…
Solteiros: não precisa mandar 2 convitinhos, a menos que vc saiba que tem namorada.
Bjss
Constance, eu gostaria de receber seu conteúdo por e-mail.
Como eu faço?
No aguardo.
Como é difícil pensar em tudo!!!!!!
Comecei a fazer a minha lista e como é super comum, a minha mãe sempre chega acrescentando alguém que não conheço. Diz que foi convidada para o casamento da pessoa e não teria coragem de deixá-la de fora! E não estou sabendo falar NÃO para ela!!!
Mas o pior não é isso!
Vou casar no interior, pois minha família e a do meu noivo são do interior. Nosso orçamento é apertado e meu noivo gostaria de fazer uma recepção apenas para a família e amigos íntimos. Entretanto, são vários os convidados da minha cidade que terão que se deslocar até o interior e a minha mãe acha (e de certa forma eu também) que seria desagradável os convidados irem tão longe e não serem convidados para a recepção!
Estou completamente perdida!!!! =(
Não sei se adiamos um pouco a data do casamento até termos $$ para fazer uma grande recepção…
Não sei se não fazemos nada…
E meu noivo também sugere um almoço algumas semanas antes, apenas para a família a amigos. Assim, no dia do casamento todo mundo só vai à igreja e volta para casa!!!
Alguma dica???????
Constance, minha dúvida é quanto a como convidar uma amiga querida e sua mãe, no convite deverá ir o nome da mãe e família? Ou o nome da mãe e da filha? Só moram as duas em casa, acho que não teria problema usar “e família”, porém sou amiga mesmo da filha… Não sei como proceder… Obrigada pela ajuda com tantas dúvidas!
Olá, Constance!
Eu trabalho em uma empresa com cerca de 12 pessoas, sendo 3 chefes.
Eu gostaria de convidar apenas 5 pessoas, mas nenhuma delas é chefe.
Isso pegaria muito mal?
Tenho lido em blogs que não devemos contar com “quebras” e entendo o receio de se aconselhar as pessoas a estimarem muitas faltas.
No entanto, 3 grandes amigos meus casaram recentemente e tiveram um número significativo de faltas, chegando a 30%.
No meu caso, paguei a festa para 300 pessoas e havia combinado com minha família e de meu noivo de não passarmos de 400 convidados. Acabamos passando bastante e fechamos em 460.
Enfim, não estamos muito desesperados por dois motivos. O primeiro é que uma parte significativa da lista não mora no Rio. Há muitos convidados de Fortaleza e Portugal e uns pingados espalhados em outros lugares. O segundo é que o local da nossa festa comporta tranquilamente o aumento de presentes, caso haja.
O problema que existe mesmo será pagar para mais pessoas, porque, claro, não pretendemos arriscar de faltar comida/bebida/cadeiras na festa!!!
Olá Constance.
Vou me casar em novembro e seu blog tem sido um ótimo aliado, rs!
Estou com um dilema, e espero que possa me ajudar.
Vi que muitas meninas tem dúvidas de convidar seus colegas de trabalho, no meu caso, eu sou a gerente de uma empresa familiar, onde meu pai é o proprietário. Devemos convidar todos os funcionários, ou não?
Nosso problema é que a cidade é pequena e nossa relação é direta com os funcionários, porém é claro que tem alguns que eu não convidaria pela falta de contato fora do ambiente de trabalho.
Se eu for convidar, posso fazer um convite que se estenda a todos? ou isso é perigoso e eu devo fazer um convite para cada familia?
Beijos e parabéns pelo seu trabalho!
Ola Constance ,
A lista realmente é um dilema…rsrs…Me caso em out/12 e estamos tentando priorizar familiares e amigos íntimos por conta do nosso orçamento para 250 pessoas no máximo…mas sempre tem alguém para colocar que lembramos de última hora…rsrs…
PS: Estou adorando visitar o blog…fui indicada por uma amiga e amei!
No meu casamento farei convites individuais mas, estou com uma dúvida.Ex:meu noivo quer convidar 2 primos sendo um casado e a mãe deles juntamente com o 2º marido. Como não sei se a mãe e o 2º marido irão, posso enviar os convites individuais apenas para os primos e dizer que o nome da mãe e do 2º marido estarão na ista da festa? Tenho receio de entregar 5 convites e os primos resolverem levar outras pessoas.
Complicado!!!!
Obrigada!
Livia,
Os convidados devem receber convite – dizer que o nome está na lista não é legal.
A melhor maneira de evitar que os convidados levem acompanhantes extras por conta própria é colocando aquele convitinho pequeninho anexo (que a pessoa deve apresentar no dia), que muita gente não gosta de fazer, mas eu até entendo em certos casos.
Bjs
Ai..estou aqui todos os dias e é incrivel como cada dia me encontro com uma situaçao que encontro aqui. Sempre me falaram que a lista seria a parte mais dificil e sem duvidas está sendo… Meu casamento no inicio eram para 400 convidados e tá virando micareta! Trabalho em uma empresa grande e meu noivo é do interior onde todo mundo se conhece! Queria tanto cumprimentar todos os meus convidados e ainda poder curtir a festa que venho preparando e sonhando faz algum tempo e que todo mundo diz: ” aproveita que passa voando!” e como a maior parte( Acredite!) eu não conheço queria saber se preciso cumprimentar todos os convidados nas mesas ou vamos cumprimentando ao longo da festa?! Qual o melhor jeito de cumprimentar todos e não ser deselegante?!
Beijos
Constance Zahn,
estou em uma super saia justa. Tenho um amigo de faculdade que se casou quando ainda estudávamos juntos. E não chamou ninguém da turma!Eu o considerava bastante, na época ele nem justificou porque não me chamou. Eu vou me casar daqui a uma semana e não o convidei. Hoje encontrei com sua mulher e ela me convidou para irmos a sua casa e tal, fiquei super sem graça. estou certa em não convidá-lo?
Tive que cortar pessoas e acabei o cortando por não ter me chamado para o casamento dele!
bjos
Constance Help meeee!!!!
Estou nessa etapa, e em uma situação mega difícil: meus sogros me disponibilizaram 50 convidados, mas não da pra convidar minhas tia, primos e amigos com esse número. Ja conversei e como não há a possibilidade de aumentar esse número, fica muito chato se eu convidar somente minhas tias?
Boa tarde meu grande dilema…trabalho eu uma media empresa a 9 anos e meu casamento é dai a 5 meses….e todos sabem q irei casar…porem nao quero convidar todos para meu casamento…mas trabalho em uma sala com 10 pessoas mas quero convidar apenas 2 pessoas … Os diretores …o q fz?
Tenho uma filha de 3 anos que é quem vai conduzir as alianças, mas sou separado da mae dela a algum tempo, temos uma boa relação mas tenho duvidas se devo ou não convidá-la para meu casamento já que nossa filha fará um papel muito importante na cerimonia.
Olá Constance,
Vou me casar ano que vem, trabalho em uma empresa onde meu noivo é sócio, faremos uma festa bem reduzida, para aproximadamente 70 pessoas, a maioria parentes e amigos próximos, pelo fato dele ser sócio, seria muito deselegante se não convidassemos os outros funcionários ? Se fossemos chamar todos aumentaria em mais ou menos 30 convidados, o que ficaria fora do nosso planejamento. 🙁
Olá Constance,
Minha lista já fechada 150 convidados, meu grande dilema são as pessoas do trabalho a empresa tem 12 pessoas não tenho intimidade com todas…só tenho intimidade com 6, mas gostaria de convidar pelo menos por e-mail anexando o convite e pedindo confirmação pelo RSPV do meu site, caso não confirmarem não entregarei convite individual, estou no caminho certo ou seria deselegante dessa forma?
Olá, Constance.
Imagino a quantidade de moças que deixam de comentar sobre este problema…
No meu caso está dando briga em família, não é a família do noivo que está dando trabalho, é a minha mesmo!
Eu e meu noivo queríamos um casamento mais intimista e mesmo assim definimos um máximo de 200 pessoas. Acontece que a lista dos meus pais tem 180 e, segundo eles, ela é irredutível.
Eles acreditam que o casamento é uma festa mais deles do que nossa e eu não sei o que fazer, estão totalmente inflexíveis… Cheguei a ouvir que mesmo que eu cortasse pessoas dessa lista, eles convidariam do mesmo jeito.
Pensamos em cancelar a festa de tanta confusão, mas me arrependeria para o resto da vida.
Alguma dica para mim?
Obrigada.
Estou revoltadíssima. Fiz meu casamento e convidei vários colegas de trabalho, inclusive um que havia acabado de chegar na empresa, afinal ele sentava do meu lado e ficava me ouvindo falar do casamento o dia todo… Ia pegar mal não convidar, né? Acreditam que ele casou um tempo depois e não me convidou? (E no meu casamento ainda teve a cara-de-pau de rachar o presente com outros colegas de trabalho, sendo que eu sei quanto ele ganha, ele podia, sim, me dar algo melhor). E não me convidar para o casamento dele foi o cúmulo. Convidei por educação e ele não pôde fazer o mesmo? Inadmissível.
Constance tenho três amigas que serão minhas madrinhas, são amigas de longa data, mas com a correria da vida não tenho contato diariamente na casa delas e não tenho mais tanta intimidade com os pais delas, preciso convidar elas e a família inteira? Ou só convidando elas que são quem realmente eu considero já está bom? Temos essa obrigação de convidar a família de quem é madrinha ou padrinho? Alguém pode me ajudar?
Obrigada.
Constance,
Sou administradora da empresa do meu pai e tenho 15 funcionárias .
Estou fazendo a lista e não sei o que eu faço
É muito deselegante fazer um único convite direcionado às ” queridas amigas de trabalho” ?
Não gostaria que elas levassem acompanhantes.
Obrigada
Bom dia!
Gostei muito do seu post e queria uma dica. Gostaria de convidar alguns colegas de trabalho porém, não gostaria que levassem os filhos por uma questão de espaço e porque mal os conheço. Como posso entregar o convite e dizer isso de forma gentil?
Obrigada!