Para se falar do estilo provençal, é preciso antes lembrar do estilo de vida da região. Porque a maneira alegre, espontânea e calorosa de ser dos habitantes se reflete na maneira de receber – sem muita formalidade, sem pretensão. Se Paris é a capital do luxo, a Provence representa o charme e a elegância casual.Pensando nisso, tentei fazer uma decoração mais descontraída e trazer alguns elementos típicos da decoração da região. ..Apesar de haver uma recorrente associação do duo romântico “pátina branca + lavanda” com a Provence, a verdade é que a Provence é uma terra de cores. As mais tradicionais são o amarelo safran e o azul. Mas o verde, o vermelho e os tons de bege e de ocre também fazem parte da paleta de cores usada na decoração provençal. Para o nosso “casamento”, optamos por uma mesa mais ‘escura’ (com caminhos de mesa em um vermelho-fechado) e uma mais ‘neutra’ (com caminhos de mesa em bege).

As flores: vasinhos de lavanda foram colocados, intercalados por velas, na escada que levada ao piso de cima, onde estava a ambientação. No décor das mesas, escolhemos os tons de laranja (indo de quase um amarelo chegando perto de um vermelho), para lembrar que são cores recorrentes lá também – além da lavanda, o girassol e a papoula também são típicos da região. O trigo compôs um arranjo de mesa, pois é um símbolo de prosperidade (muito presente nas estampas dos tecidos provençais… como não tínhamos os tecidos, ficamos com o trigo in natura!rs). As ervas, tão importantes, não poderiam faltar. Por isso, na mesa neutra, colocamos raminhos de alecrim com guardanapos-talheres. Além de enfeitar, o alecrim é muito cheiroso! E a guirlanda (de hera) que eu tanto queria, ficou com o anjinho…rs

Em relação aos objetos, a louça era de faiança, copos de estanho, os caminhos de mesa eram de linho (bege) e de boutis (vermelho), as cadeiras descombinadas (muitas delas com pátina), jarra e garrafinhas como vasos, o galheteiro à mesa porque não há formalidades. Tudo da Secrets de Famille. Menos a lousinha preta que eu estava procurando, que comprei na Gift Express (dica da querida Silvia!!). Bom, é isso… sem mais blábláblá, espero que gostem das fotos.

.
.

.
.
.
.
.
.
.
E o quarto de núpcias…:

. .

Special thanks para minha mãe que levou um vestido bem no estilo e uma mantilha vintage e à minha querida amiga Flavia Fonseca Moraes que fez uma visitinha antes do início do evento e que me deu uns toques para o décor. Nada como uma mãozinha de uma profissional da área, né…!rs ;)

Fotos: Maíra Preto, Veronica Bilyk e Camila Pickler

Flores: Une Fleur Dans La Ville..