Exposição "Cartier - Le Style et l'Histoire"
Nunca lamentei tanto o fato de não estar em Paris – de não estar neste momento e de saber que muito provavelmente não irei até o dia 16 de fevereiro, quando encerra a exposição “Cartier – Le Style e l’Histoire”, no Grand Palais. Queria muito ver ao vivo esta que é a maior exposição já dedicada à Cartier Bridal GuideCARTIERJoias para noivasSão Paulo (Capital)Portfólio!
A exposição reúne 600 peças – entre joias, relógios, objetos e acessórios – criadas entre 1847 (ano em que a joalheria foi fundada) e os anos 70. Um brilhante panorama dos estilos que influenciaram o design da Cartier Bridal GuideCARTIERJoias para noivasSão Paulo (Capital)Portfólio – desde Marie Antoinette ao movimento Art Deco, até as tendências russas, indianas e chinesas – e da evolução dos códigos sociais. Também são apresentados documentos, croquis e cadernos de ideias da joalheria. Ou seja, é uma imersão total no rico (em todos os sentidos) universo da Cartier Bridal Guide
CARTIERJoias para noivasSão Paulo (Capital)Portfólio.
Em 1902, o Rei Edward VII da Inglaterra declarou que Cartier Bridal GuideCARTIERJoias para noivasSão Paulo (Capital)Portfólio era “o joalheiro dos reis e o rei dos joalheiros”. A seção das tiaras – um dos destaques da exposição – faz jus à sua fama! No meu Instagram (@constancezahn) postei um videozinho que a estilista Marie Lafayette fez, in loco, das peças.
Da seção de tiaras, a Tiara Halo, criada em 1936 com 739 brilhantes e 149 baguetes, talvez não seja a mais importante em termos de quilates, mas sem dúvida nenhuma é a peça mais conhecida, por ter adornado a cabeça de Kate Middleton em seu casamento.
Da coleção privada da Família Real de Mônaco foram emprestadas 20 peças, entre elas o icônico anel de noivado de Grace Kelly – com diamantezinho de lapidação esmeralda de 10.47 quilates e dois diamantes de lapidação baguete nas laterais.
Há ainda joias poderosas que pertenceram a Duquesa de Windsor, Elizabeth Taylor, Barbara Hutton, María Felix, Marajá de Patilaia, e a tantos outros clientes poderosos. Mas a maior parte das peças é mesmo do acervo da Cartier Bridal GuideCARTIERJoias para noivasSão Paulo (Capital)Portfólio.
Cartier Bridal GuideCARTIERJoias para noivasSão Paulo (Capital)Portfólio – Le Style et l’Histoire
Local: Grand Palais
Data: até 16 de fevereiro de 2014
Exibição: diariamente, exceto às terças-feiras
Entrada: 11 euros