Criatividade é a palavra que melhor define o trabalho da 1-18 Project Bridal Guide1-18 PROJECTDecoração & CenografiaSão Paulo, São Paulo (Capital)Portfólio. A começar pelo nome da empresa, inspirado em uma estação de trem de Tóquio onde aconteceu um movimento de artistas contra a produção em massa e a favor da personalização. Referência mais que apropriada. Afinal, Fabio Mattar e Luciano Martins, os nomes por trás da empresa e donos da Casa Petra, se desdobram para criar projetos únicos e exclusivos, daqueles que surpreendem noivos e convidados! Neste bate-papo, eles falaram sobre inovação, tendências para 2016 e dão boas dicas sobre decoração de casamentos.

Bate-Papo-1-18-project-decoracao-casamento

Como vocês definem o estilo da 1-18 Project?

You tell us! Para nós, ele é genuino e o nosso playground para a criação.

Como funciona o trabalho dentro da empresa, existe uma divisão de tarefas?

Nosso processo criativo é conjunto. Por sermos detalhistas, fazemos todo o acompanhamento do projeto, desde a sua concepção até a montagem do evento. Mas claro que também contamos com uma equipe incrível de profissionais, como produtores, diretores de arte, cenógrafos, arquitetos etc. Todos com liberdade de criação para agregar mais valor aos projetos.

As ambientações da 1-18 Project sempre trazem elementos inovadores! O que inspira vocês a criar?

Nossa maior inspiração é sempre a história dos nossos noivos. Antes de desenvolver um projeto, nós pedimos um briefing bem detalhado com curiosidades que fazem parte da vida deles, dados como onde eles se conheceram, como foi o pedido de casamento, restaurantes preferidos, viagens que fizeram juntos, histórias engraçadas…Achamos fundamental que todos os convidados reconheçam a personalidade dos anfitriões em diversos detalhes da festa. As decorações são sempre baseadas em algum conceito e sempre com a cara dos noivos. Também buscamos inspiração no mundo da moda, arte e viagens para fugir um pouco do óbvio do universo de eventos.

Quais as personalizações mais inusitadas que vocês já fizeram em festas de casamento?

Reproduzimos cenograficamente, no litoral paulista, para o fundo do altar, uma igreja de Mykonos onde ocorreu o pedido de casamento (clique aqui para ver); Para outro casamento, reproduzimos na área da pista de dança, especialmente para o noivo, o seu beach club preferido de Ibiza, o Ushuaia; Já projetamos também uma nave em lousa com todas as mensagens trocadas pelo casal no Instagram, em ordem cronológica, pois foi como aconteceu o início do namoro; Criamos também um altar todo em algodão natural para uma noiva que trabalhava no universo da moda; Construímos uma cozinha completa interativa com doces, bebida e adereços para uma noiva chefe de cozinha; Já construímos varias igrejas compostas por cenografia, plotagem, projeções e vitrais, inspiradas em ícones como Sainte Chapelle, Catedral de Santiago de Compostela, Basílica de São Francisco de Assis e, em breve, reproduziremos o incrível Duomo de Milão.

Quando criamos um projeto, não pensamos apenas na escolha do mobiliário ou flores. Nosso desafio é sempre oferecer uma experiência para nossos convidados. Nós fizemos um projeto super romântico para um casal que se conheceu em Paris. Para esta festa, nós substituímos a tradicional mesa de doces por uma pâtisserie, com sonorização personalizada, aromas e doces típicos franceses. Na verdade, todos os nossos projetos são personalizados.

O que vocês acreditam que vai ser tendência em decoração de casamentos em 2016?

A 1-18 Project sempre trabalhou com Trend Research. Esta é uma ferramenta preciosa que enriquece muito o nosso processo criativo, antecipando tendências no universo da moda, design e arquitetura. Apesar de já termos acesso às novas macro tendências de 2017/2018, nosso papel é apresentar projetos que sejam atemporais. Mais uma vez, acreditamos que a tendência é cada vez mais personalizar as festas em seus mínimos detalhes. Nunca repetimos projetos, mesmo quando somos solicitados.

E o que vocês acham que está em baixa?

Na nossa opinião, não existe certo ou errado, ou uma regra pré-definida. Mas pelo fato do nosso mercado de eventos estar tão avançado e criativo quando comparado a outros países, nós sempre instigamos nossos noivos em ousar mais na decoração, fugindo da pista de dança com o monograma estampado ou de todas as mesas com toalhas iguais. E enxergamos que isso deve ser aplicado a outras áreas de uma festa, como a inovação do tradicional bar de caipirinhas por bares com uma coquetelaria mais sofisticada.

Por fim, gostaríamos que vocês dessem três conselhos para as noivas que estão planejando a decoração:

1. Busque uma decoração que possa ser executada dentro do prazo hábil contratado, compatível com a escolha do espaço e que esteja amparada por profissionais respeitados e disponíveis.

2. É importante que você tenha acesso ao seu projeto completo com detalhamento descritivo e layouts. Além disso, você deve aprovar todo o mobiliário e arranjos florais com antecdência. Assim, você poderá visualizar de uma forma assertiva como será a decoração do seu grande dia.

3. Ouse! Compartilhe todos os seus sonhos com o seu decorador. Cabe a este equilibrar seus desejos e materializá-los!

Abaixo, alguns dos projetos mais recentes da 1-18 Project Bridal Guide1-18 PROJECTDecoração & CenografiaSão Paulo, São Paulo (Capital)Portfólio:

Bate-Papo-1-18-project-5

Bate-Papo-1-18-project-7

ConstanceeTiago-25

decoracao-casamento-1-18-project

Bate-Papo-1-18-project-4

Bate-Papo-1-18-project-3

Bate-Papo-1-18-project-8

Bate-Papo-1-18-project-1

Ficha Técnica

Fornecedores do CZ Bridal Guide

Decoração & Cenografia: 1-18 PROJECT Bridal Guide1-18 PROJECTDecoração & CenografiaSão Paulo, São Paulo (Capital)Portfólio