DRA-MARCIA2

Apesar de serem absolutamente normais, as celulites costumam deixar as noivinhas muito encanadas. Por isso, esse é o assunto da coluna de hoje!

ocorrência de celulite é bem maior entre mulheres que homens. De fato, 8 em cada 10 mulheres têm algum grau de celulite. A celulite tem causa multifatorial, resultando em alterações no tecido adiposo (gordura) e tecido fibroso que envolve as células de gordura. Ocorre inflamação e má circulação local, seguidos por fibrose, o que gera a aparência de ondulações na pele e “furinhos”.

CAUSAS E TIPOS

Como fatores que causam celulite destacam-se: hormonais, ganho de peso, sedentarismo, tabagismo, alimentação com excesso de gordura, açúcar, sódio, álcool e baixa ingestão de proteínas e fibras. Deve-se levar em consideração também a predisposição genética e familiar. O ganho de peso pode fazer com que a celulite fique mais visível, embora possa estar presente em indivíduos magros.

A celulite pode ser classificada em 4 graus. No nível 1, as alterações no tecido adiposo já existem mas não são visíveis. No nível 2, a celulite aparece quando a pele é pressionada ou com a contração muscular; no nível 3, o aspecto de “casca de laranja” já é notável, mesmo em repouso, e no nível 4, há presença de nódulos e depressões profundos e até dor.

CREMES FUNCIONAM?

Existem vários tipos de cremes para celulite no mercado, porém ainda faltam estudos suficientes em humanos que comprovem realmente o resultado destes produtos. O que se sabe é que vários compostos que podem estar presentes nestes cremes se mostraram eficazes em testes de laboratório, onde cada composto atuaria com diferentes funções para favorecer a quebra de gordura, como por exemplo: cafeína, extratos de diferentes algas, l-carnitina, centelha asiática e outros. Vale ressaltar que esses produtos são mais eficazes se associados a uma dieta adequada e prática regular de atividade física.

 .
tratamentos-celulite-lua-de-mel-noiva

TRATAMENTOS

O melhor tratamento é aquele que se adequa ao tipo de celulite, tipo de pele e o mais importante: ao estilo de vida do paciente. É importante associar os tratamentos à uma alimentação equilibrada e à prática de exercícios físicos regularmente.

drenagem linfática é uma ótima aliada. É uma técnica de massagem que consiste em movimentos de pressão delicados e rítmicos, que estimulam o fluxo linfático, diminuindo assim o inchaço. Deve ser realizada por profissionais treinados, que conheçam bem a técnica e a anatomia para que seja realmente eficaz. Mas pode ser associada com outros tratamentos mais potentes como:

Radiofrequência: atua através de um calor profundo, que estimula o metabolismo das células de gordura e a produção de novas fibras de colágeno. Promove uma superfície da pele mais lisa e o tecido torna-se mais firme.

Eletroporação com vácuo: atua na região tratada com o objetivo de  diminuir a quantidade de células de gordura, atuando também no processo de drenagem linfática e normalização do metabolismo celular.

Ultrassom cavitacional: Atua promovendo a criação de bolhas que crescem, oscilam e se rompem, provocando danos na membrana da célula adiposa e consequentemente, sua morte.

Ultrassom Focalizado: Atua na melhora da circulação linfática, diminuindo o acumulo de liquido na região e melhorando assim o aspecto “enrugado” da pele.

Laser: o laser pode ser usado de duas formas, como auxiliar no processo de lipoaspiração, onde o é utilizado para “quebrar” a gordura que posteriormente será aspirada.  Outra possibilidade é o seu uso associado a “endermologia”, ou seja, acoplado a aparelhos que utilizam vácuo e realizam compressão rítmica e controlada da pele a ser tratada, estimulando de forma mais eficaz a vascularização local e ativando células produtoras de colágeno, que melhoram a flacidez. Estes aparelhos podem associar diferentes tecnologias a sua ação mecânica de compressão e drenagem.

O ideal é procurar seu dermatologista um ano antes do casamento para avaliar o grau de celulite e traçar um plano de tratamento individualizado para o seu caso.

Lembrando que os tratamentos para celulite podem ser feitos individualmente ou de forma combinada e, assim, você poderá curtir os melhores momentos da lua de mel, sem se preocupar com o corpo.

Drª Marcia Linhares é especializada em dermatologia clínica, cirúrgica e cosmiatria. Membro efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD), é uma das pioneiras a utilizar a técnica de laser no país e ex-chefe do departamento de laser da SBD Regional – RJ.