Uma maquiagem impecável e que dure a festa inteira exige um ritual específico de preparação da pele. Antes de mais nada, é fundamental fazer uma limpeza profunda no rosto para remover as impurezas. Em seguida, vale aplicar um tônico facial para recuperar vitaminas e passar um bom hidratante. Com a derme pronta para receber a maquiagem, por onde começar? Corretivo, base, primer, pó, iluminador… Para que serve cada um e qual vem primeiro? Os top beauty artists Danilo Toscano e Henrique Mello, ambos da Agência First Bridal GuideAGÊNCIA FIRSTBeleza & Dia de NoivaSão Paulo, São Paulo (Capital)Portfólio, mostram o passo-a-passo e, de quebra, indicam produtos para cada tipo de pele.

Usado para uniformizar a pele, fechar poros e atenuar linhas de expressão, o primer fixa a maquiagem por mais tempo. “Gosto muito do primer Mist & Fix da Make Up For Ever, um spray fixador que pode ser usado antes e depois da pele pronta, oferecendo uma espécie de selagem”, revela Henrique Mello. “Para peles mais secas, indico o Ego Gel Primer da Indice Tokyo”, completa.

A base matiza e iguala os tons da pele. “Uso após o primer para, em seguida, meu olho dizer o que ainda preciso acertar com o corretivo”, afirma Mello. O beauty artist ressalta ainda a importância de igualar o tom do pescoço e das costas, caso o vestido seja decotado. “Maquio até o colo e, às vezes, dou uma bronzeada na região dos seios. Também dou uma retocada nas costas, caso haja manchas na pele”, explica. A base da Indice Tokyo, que não necessita de finalização de pó, é a escolha de Mello para peles oleosas. Iluminadora e com hidratante, a base da Nars é a indicação de Danilo Toscano para peles mais secas.

O corretivo é fundamental para camuflar marcas indesejadas, especialmente ao redor dos olhos, laterais do nariz, cantos da boca e meia lua do queixo. “Uso dois ou três tons diferentes de corretivo para criar pontos de luz e sombra”, diz Toscano. Ambos indicam a paleta de corretivos Dermacolor da Kryolan, que é bem cremosa e ótima para fazer o contorno.

Importante para tirar qualquer marcação, o pó uniformiza e oferece o acabamento final. Composto de talco, o pó translúcido Banana, da Ben Nye, é o queridinho de Mello. “Ele tem uma tonalidade amarelada que anula a vermelhidão da pele”, explica o beauty artist.  “Como é mais soltinho, ele é ótimo para todos os tipos de pele, principalmente as oleosas”, arremata.

O iluminador cria pontos de luz que dão ilusão de volume e viço à pele. Deve ser usado no final dos olhos em direção às têmporas, sobre a maçã do rosto, centro da testa e ponta do queixo. As indicações são para ambos os tipos de pele: o quarteto Glow da Anastasia Beverly Hills é o preferido de Mello, enquanto Toscano indica o pó iluminador da Laura Mercier, que deixa o rosto com brilho saudável a noite toda.

Ficha Técnica

Fornecedores que

Fotos: Felipe Lessa

Beleza: Danilo Toscano e Henrique Mello (Agência First Bridal GuideAGÊNCIA FIRSTBeleza & Dia de NoivaSão Paulo, São Paulo (Capital)Portfólio)