Babies & Kids Casa & Decor 15 anos

Navegue como ou

Crianças em casamentos

Aproveitando que o Dia das Crianças está se aproximando, resolvemos tirar algumas dúvidas sobre a presença dos pequenos em casamentos.

Crianças precisam de um menu especial?

Não é necessário, mas se a festa tiver muitas crianças, elas ficarão felizes de ter um cardápio com comidinhas especiais. Nossa sugestão é fazer um pequeno buffet para crianças ou porções individuais, com comidas em “versão mini”.

Abaixo, algumas opções do Buffet Zest KidsFornecedoresZEST COZINHA CRIATIVABuffets & BanqueteirosSão Paulo (Capital)Leia mais:

Onde as crianças devem se sentar?

É simpático (e fofo!) criar um cantinho para as crianças com mesas e cadeiras (ou banquinhos) do tamanho delas. Assim, os pequenos se sentirão mais à vontade e não vão interferir na dinâmica dos adultos na festa.

Fotos: Martha Stewart

Para tirar dúvidas sobre como entreter as crianças durante o casamento, conversamos com a Fadas Madrinhas, empresa especializada em recreação para casamentos:

O que fazer para entreter as crianças durante o casamento?

Quando os noivos sabem que terão muitas crianças no casamento, o ideal é pensar em uma atração infantil adequada e especializada para casamentos. A ideia principal é oferecer entretenimento para as crianças, deixando os adultos mais à vontade para curtir a festa, sem interferir na decoração ou no andamento do evento. É fundamental preparar algo adequado e que seja divertido para as crianças, assim elas realmente ficarão entretidas o maior tempo possível. Diferente da recreação em festa infantil, alguns detalhes fazem a diferença, como por exemplo não usar tinta ou canetinha nas atividades e realizar brincadeiras educativas, sem bagunça, mas com animação.

Mesa para crianças idealizada por Clarissa Rezende (Foto: João Coelho)

A partir de quantas crianças se torna viável contratar um serviço de recração?

Não existe um número mínimo de crianças que torne o serviço útil e necessário. Na verdade, o parentesco entre pais e noivos é mais importante do que o número de crianças na festa, afinal os noivos não querem que seus irmãos, primos ou um melhor amigo vá embora mais cedo por causa do filho que está cansado ou porque eles não conseguem curtir a festa com o filho precisando de atenção. Mas com certeza com mais de 8 crianças na lista a recreação em casamentos é altamente recomendada, independente do parentesco entre pais e noivos, para evitar acidentes e deixar os adultos mais à vontade.

Até que horas acontece a recreação, tendo em vista que criança costuma dormir cedo?

O tempo de atividades fica a critério dos noivos. Nossos pacotes variam de 1h a 5h de recreação, iniciando no horário que os noivos escolherem, mas existe também a possibilidade de contratar o pacote chamado “até a última criança”, quando a equipe de recreação fica na festa enquanto houverem crianças no evento, neste caso é sossego total para os adultos até o dia amanhecer! Para festas com no mínimo 4h de recreação está incluída a “área de soninho” feita com colchões infláveis, lençol, travesseiros, cobertores, todo o conforto e carinho das Fadas Madrinhas ao lado dos pequenos convidados também enquanto dormirem.

A recreação acontece em um espaço à parte ou no meio do salão? Como é preparado esse espaço?

O ideal é reservar um espaço separado do salão principal para a recreação infantil no casamento, mas é possível fazer as atividades no mesmo salão que a festa, desde que seja um número pequeno de crianças, no máximo 12. Duas opções muito comuns são a sala dos noivos (que é utilizada depois que os noivos entram no salão). Em locais que tem espaço para realização de cerimônia, é possível montar a estrutura de recreação nesta área. É imprescindível que o local seja de fácil acesso para as crianças e coberto. Em ambientes com escadas, onde a recreação fica no mezanino, por exemplo, a equipe de Fadas Madrinhas ganha um reforço de uma pessoa a mais para cuidar exclusivamente desta escada, afinal a preocupação com segurança é fundamental.

Abaixo, três sugestões de atividades da Fadas Madrinhas para entreter as crianças em casamentos:

– Desenhos para colorir ou um livrinho de atividades e giz de cera, fica ainda melhor se levar alguns diferentes para que mais de uma criança brinque junto (nada de tinta ou canetinha!). – Quebra-cabeças também são uma opção interessante e mais de uma criança brinca ao mesmo tempo, o ideal são aqueles que tem peças grandes. – Massinha de modelar, agrada crianças de várias idades e até adultos!

*Dica extra: evite levar bolas de qualquer tamanho, carrinhos, bonecas, pelúcias e brinquedos de valor sentimental, pois outras crianças podem querer usar e sem querer podem quebrar ou perder o brinquedo tão querido.

À dir., kit para crianças (foto: Martha Stewart); à esq.: brinquedinhos do casamento de Angola idealizado por Clarissa Rezende (foto: João Coelho)

39 Comentários

  1. silvia 5 de outubro de 2012

    e o que fazer se os noivos não desejarem a presença de crianças no casamento?

  2. kellen Dufrayer 5 de outubro de 2012

    Acho muito importante a preocupação com os pequenos nos casamentos, já aplico algumas
    destas idéias nos eventos que eu faço e que tem um público infantil considerável.

  3. juliana 5 de outubro de 2012

    Eu fiz algo um pouco fora do comum… coloquei uma cama elastica!! Ficou num canto da festa e eu só posso dizer o seguinte… a criançada AMOU!!! Já me perguntaram quando eu vou casar de novo!!! Então meninas… é sucesso garantido!! E com as crianças ocupadas os pais tem mais tempo de curtir a festa!

  4. Samy 5 de outubro de 2012

    Eu fiz um cantinho especial pras crianças! Além de mesinhas, usamos muitos pufes e almofadas! Elas também ganharam livrinhos pra colorir. Montei uma “penteadeira” para as meninas, que também ganharam veuzinhos! E os meninos passaram a noite jogando video-game! rs. ( Acho que tinha um monte de adultos querendo jogar também rs.) Todo mundo adorou e elogiou meu cuidado com os pequenos, mas pra mim o melhor foi a carinha do meu enteado. Se só ele tivesse se divertido eu já teria ficado feliz. =)

  5. Denis 5 de outubro de 2012

    Fantástico !!! Sou fã numero 1 das Fadas Madrinhas ! A idéia é brilhante e as crianças merecem diversão e conforto num festa de adultos. Pelo que se gasta em uma festa de casamento hoje, o valor de um entretenimento como esse paras crianças é o melhor custo beneficio de todos os serviços contratados ! Parabéns a Renata, a empreendedora da idéia genial …. e as crianças agradecem rsss.

  6. Gretha 5 de outubro de 2012

    Contratei as Fadas Madrinhas pro meu casamento e foi um sucesso!!!
    Os pais ficam mais tranquilos e nao ficam com aquela preocupacao de ir embora cedo da festa pois as criancas alem de entretidas tem ate um lugar do “soninho” caso fiquem cansadas.
    Foi fundamental para a diversao dos meus convidados que levaram criancas e fundamental para que as criancas tambem aproveitassem a festa!!
    Hoje contrato as Fadas ate para os aniversarios que faco em casa!!

  7. Silvia 6 de outubro de 2012

    As crianças deixam qualquer festa mais alegre, então nada mais justo do que deixar elas e seus pais felizes curtindo a festa até tarde. Conheço o trabalho das Fadas Madrinhas e recomendo muito!

    O casamento fica ainda mais inesquecível, para adultos e crianças, é perfeito!

  8. Maria Luisa 6 de outubro de 2012

    Fomos recentemente em dois casamentos onde as Fadas Madrinhas haviam sido contratadas, e foi um sucesso! Minhas netas se divertiram muito e consequentemente minha filha e meu genro também, as crianças estavam entretidas com muita competencia pelas fadinhas, foram bem alimentadas e ao final da festa estavam exaustas e não queriam ir embora, esse é o melhor termômetro do excelente trabalho delas. Estão de parabéns os noivos pelo carinho com os pequenos convidados e a empresária pela idéia espetacular!

  9. Suzana 6 de outubro de 2012

    Esse trabalho com crianças é incrível. Me casei em Agosto deste ano e contratei a equipe das Fadas Madrinhas e foi um maravilhoso investimento. Os eventos como casamento são sempre mais voltados ao público adulto e a criançadinha sempre fica sem ‘ter o que fazer’. Quando pensei nos detalhes do meu casamento, logo pensei em algo que entretesse os pequenos e foi o melhor que meu noivo e eu fizemos. Foram só elogios. Não para menos, as meninas com aquelas roupinhas de fadinhas, até os adultos se encantaram! A gente volta a querer ser criança e brincar, brincar e brincar. É sempre bom ter o intuito de agradar a todos e quando isso acontece, a festa é sempre um sucesso e você se sente feliz e realizada em ver que todo o esforço com tudo valeu a pena. As meninas são umas fofas, recomendarei sempre…

  10. Priscilla 6 de outubro de 2012

    Contratei o serviço das Fadas Madrinhas em cima da hora, na última semana antes do meu casamento. Apesar da correria, o atendimento e o serviço prestado foram ótimos! Todos os pais e crianças amaram as fadinhas! Elogiaram bastante a área do soninho também, excelente ideia! Vejam o comentário de um dos meus amigos: “Só tem um ponto negativo das fadinhas: agora minhas filhas vão para os casamentos com a expectativa de encontra-las de novo!” rsrsrs

  11. Renata 6 de outubro de 2012

    Bom, como vivemos em uma democracia… eu sou da opinião que lugar de criança é em casa. Pra esses momentos é que além de outros profissionais como os recreadores também existem as babás (ou se for o caso e para quem não pode tem Mãe, sogra, tios, irmãos, padrinhos… que podem dar uma ajuda por algumas horas). Como a própria matéria disse precisam dormir cedo e, cá entre nós, atrapalham um bocado dependendo, claro, do “tipo” de festa. Respondendo à questão da Silvia eu qdo casei coloquei apenas Sr e Sra Fulano de Tal mesmo sabendo que tinham filhos. E eu pratico, pois, meus pequenos (de 4 e 2 anos) ficam em casa qdo temos casamentos independente de como vem o convite. Quando eles forem maiores com condições de aproveitar e não trazer problemas desse tipo levantado na matéria aí eles participarão. Os noivos já possuem mil e uma coisas para pensar e não podem ter preocupações que devem pertencer a outras pessoas (os Pais). Bjo!

  12. Carla 6 de outubro de 2012

    Realmente essa experiência de dedicar um espaço para as crianças é fantástico. Em meu casamento contratei as Fadas Madrinhas que atenderam à 30 crianças na minha festa, então imagina a farra que foi, e todas as crianças ficaram entretidas com as recreações e brincadeiras proporcionadas pelas Fadas Madrinhas. Nenhuma criança dormiu, ficaram até o último minuto se divertindo e principalmente deixando os pais despreocupados e puderam se divertir tb.
    Recomendo, e acho que os adultos e crianças merecem se divertir e cada um ter seu espaço dedicado de uma forma prazerosa e carinhosa.
    Obrigada Fadas Madrinhas!

  13. Juliana 6 de outubro de 2012

    Esse assunto de levar ou não as crianças aos casamentos é polemico, adorei a materia! Acho que fica a criterio dos pais, levar ou não levar seus filhos, mas claro que se os noivos ofereceram algo especial para os pequenos, esse carinho será reconhecido e agradecido.

    Não sabia que existia empresa especializada em recreação para casamentos, parece uma solução muito bacana, pois é indelicado demais proibir as crianças em uma festa que o motivo é uma nova familia, logo estes noivos terão filhos e vão entender mehor a situação.

  14. Katia 6 de outubro de 2012

    Noivos que não querem crianças no casamento, tem que pensar bem pois alguns convidados não poderão ir ao casamento por não terem com quem deixar os filhos, é complicado incomodar outras pessoas da familia de madrugada.

    Repensem direitinho pois alguns pais podem até se sentir ofendidos e afinal, o casal sempre quer crianças para levarem as alianças, tem que pensar nelas na hora da festa também!

  15. Andreia 6 de outubro de 2012

    Eu fui a um casamento com recreação e salvou a minha noite! Com um filho de 6 anos, eu não aproveitava uma pista de dança há muito tempo. Foi incrivel. Eu agradeci muito aos noivos e meu filho lembra dessa festa como o “casamento legal”.

    O cardápio especial para crianças tb é muito importante pois as comidas que agradam as crianças são mais simples e geralmente os cardapios das festas são mais sofisticados. Garanto que quem tem filhos jamais esquece esse carinho dos noivos!

  16. Hugo 6 de outubro de 2012

    Crianças fazem parte dos casamentos, assim como fazem parte da vida, por isso não podem faltar num momento de celebrar a união, o amor, a alegria!

  17. Silvia 6 de outubro de 2012

    Renata obrigada pela resposta! No seu casamento foram crianças ou os pais respeitaram a sua decisão? E o que vc fazia quando os pais insistiam muito em levar as crianças? Bjs

  18. Bruna 7 de outubro de 2012

    Eu amo crianças!
    vou casar em 2013 e não conhecia esse serviço das Fadas Madrinhas.
    Constance, adorei a dica! Vou contratar com certeza, meus convidados merecem esse carinho!!!
    Nossa, fiquei feliz por saber que existe essa empresa!

  19. Elisa 8 de outubro de 2012

    Vou ter só 4 pequenos entre os convidados e nem sei se todos vao. De qualquer modo o restaurante oferece menu infantil, tem parquinho e vou preparar uns livros de colorir. Se fossem mais contrataria recreadoras.
    Quanto a levar ou nao é complicado. Acredito que quando tiver meus filhos irei evitar leva-los, mas com as avós morando longe provavelmente vou acabar levando.
    Entendo quem quer proibir convidados infantis, mas nao concordo, eu penso em um casamento como uma festa familiar, entao as criancas deveriam ser bem-vindas.
    Só por favor quem proibir criancas na festa mantenha a coerência e nao convide daminha e/ou pajem.

  20. tatiana 8 de outubro de 2012

    eu acho complicado levar crianças em casamentos e se é um desejo dos noivos, acho que o mesmo deveria ser respeitado pelos pais. muitos pais não conseguem controlar as crianças e acabam além de tudo não aproveitando a festa.
    o último casamento que fui, tinham crianças e as mesmas foram responsáveis por derrubar a mesa de doces e causar outros estragos na decoração do salão. imaginem a cara de tristeza da noiva vendo a tão sonhada mesa de doces no chão, o cerimonial correndo pelo salão para tentar resolver, as crianças gritando e chorando e os pais com aquela cara de sinto muito.
    acho que isso não é desejo de nenhuma noiva e acredito que nenhuma noiva que já tenha casado gostaria que isso tivesse acontecido na festa.

  21. Debora 8 de outubro de 2012

    Também já vi crianças causando acidentes em casamentos, por isso fiquei encantada com a sugestão de recreação infantil adequada.

    Percebi pelos comentários anteriores que as noivas que contrataram essa empresa de recreação gostaram muito. Parece que encontramos uma solução para levar as crianças, o jeito é realmente preparar algo especial para elas. Casamento sem crianças é como Natal sem papai noel.

  22. Marina 8 de outubro de 2012

    Eu contratei recreação para o meu casamento e foi um sucesso! Todos os pais me agradeceram porque aproveitaram bastante!
    É ilusão e até indelicado não querer crianças no casamento. Hoje em dia os pais trabalham muito e aproveitam o final-de-semana para passar tempo com as crianças.
    Eu não contratei as Fadas Madrinhas porque achei o preço um pouco “salgado”, já tinha estourado o meu orçamento. Então pedi para o pessoal do espaço locado (Vila Rica) indicar profissionais da região e foi ótimo! =)

  23. Patricia 8 de outubro de 2012

    Casei em Julho e contratei Fadas Madrinhas, o preço é muito justo se considerarmos a responsabilidade que elas tem. Minha irmã tem filhos e ficou impressionada com a educação e carinho da equipe com as crianças, só recebi elogios!

    Optei por esta empresa pois indicação tanto da assessoria quanto do local (Rosa Rosarum) e vale destacar que o tempo todo fui muito bem atendida pela Renata, a agilidade de resposta para emails, a simpatia e atenção foram impecáveis, isso pra mim faz muita diferença.

  24. Tatiana 9 de outubro de 2012

    Antes de qualquer coisa, acho muito importante respeitar o desejo dos noivos, visto que além de questões financeiras, existe o fato da realização de um sonho. Nem sempre os noivos possuem um orçamento folgado que permita a contratação de recreação especial, existe ainda o fato de que muitos buffets cobram o mesmo valor por adulto e criança o que encarece uma festa que já tem orçamento restrito e ainda pode existir o fato de que os noivos e outros convidados podem não gostar da presença de crianças.
    Festa de casamento é para adultos e se os noivos assim desejarem, acho importante respeitar a decisão dos mesmos.

  25. Julia 11 de outubro de 2012

    Eu tô com a Renata e com a Sílvia… Acho que lugar de criança não é em festa de adulto a noite.
    Eu adoro criança e me acabo de brincar com elas. Mas não acho legal aquelas crianças correndo de um lado pro outro na festa, mexendo em coisas que não devem, gritando… Tem muitos pais que não tão nem aí e nisso ocorrem os acidentes (derrubam mesa, estragam decoração, etc).
    Também vou colocar Sr. e Sra. no convite mesmo para os casais que possuem filhos…. Espero que entendam o recado (mas sei que a maioria não vai entender e/ou vai ignorar).

  26. Julia 11 de outubro de 2012

    Ah, acho o serviço tipo o das Fadas Madrinhas fantástico, pois evita exatamente essa zona no meio da festa e as crianças se divertem. Mas infelizmente o meu orçamento não permite a contratação da recreação.

  27. Katarina 15 de outubro de 2012

    Achei fantástica a ideia de oferecer uma atração especial para as crianças, tenho certeza que com isso vou surpreender os meus convidados!

    Até mesmo quem não tem filhos vai aproveitar mais, sem as crianças atrapalhando. Amei !

  28. Carol do Val 15 de outubro de 2012

    Mas sem dúvida nenhuma ter contratado as fadinhas foi uma das melhores decisões da festa!!! Não vou entrar no mérito da questão se casamento é ou não lugar para criança, porque o meu foi com certeza… As crianças AMARAM brincar com as fadinhas, o único problema foi que algumas não queriam parar de brincar para ir comer 🙂 o espaço montado para elas era um pouco separado mas os pais que quiseram ficar de olho acompanharam a brincadeira, até eu quando cansei de pular na pista (que estava bombando, já que os pais não tinham que tomar conta das crianças) fui lá e brinquei de corrida com o sanduíche na cabeça…
    A parceria com a Renata é tão grande que até antes do casamento eu ligava pra ela para o meu sobrinho falar com a fadinha, e ela batia o maior papo com ele, isso é ter amor pelo que se faz 🙂

  29. Cris Beluchi 6 de novembro de 2012

    “As FADAS MADRINHAS deram um toque de organização, alegria e criatividade no meu casamento.

    Sou responsável pelo departamento infantil da minha Igreja e sempre penso nos pequeninos. A equipe foi a cereja do bolo na festa. As mãs amaram, as crianças brincaram e as Fadas ARRASARAM! Vivemos um casamento dos sonhos, com direito a castelo, carruagem, …um conto de fadas…pois é, literalmente tivemos AS FADAS!”

    Super recomendo!

  30. Gabriela 16 de novembro de 2012

    Me deparei com essa questao qdo meu noivo me perguntou: as pessoas podem levar os filho??
    Achei um absurdo essa pergunta, claro que nao podem!!
    Alguém leva os filhos em boite??
    Entregamos convites com uma antecedencia gde, para que os pais se programem com seus pequenos!!

  31. Lúcio Penteado 8 de janeiro de 2013

    Realmente a decisão de como será a festa cabe aos noivos mas pode ser que algum convidado acabe não indo ao casamento por ter filho e não ter com quem deixar ou não querer deixar o filho com ninguém. No meu casamento tinha bastante criança e realmente elas fizeram a maior bagunça, correram, brincaram, jogaram confetes do chão, etc mas eu e minha esposa não nos importamos.
    Independente da escolha de cada um, acredito que as crianças, com sua espontaneidade e ingenuidade podem criar momentos mágicos em um casamento. Deixo duas seqüências de fotos que mostram isso.
    http://fotosdecasamentos.wordpress.com/2013/01/02/criancas-parte-2/
    http://fotosdecasamentos.wordpress.com/2012/12/12/criancas/

  32. Bel 26 de janeiro de 2013

    Eu vou me casar em 2013, em uma festa à noite. Acho que para uma festa de casamento, que já é uma coisa mais caprichada e planejada, ainda mais à noite, as crianças nao sao o tipo de público esperado. Nao penso em contratar nenhum serviço profissional pois espero nao ter crianças na festa. Gostei da idéia de colocar o Sr. e Sra. no convite, como forma de, indiretamente, nao convidar as crianças. elas nao entendem a importancia de uma festa assim, para elas festa é festa e é lugar de brincar e se divertir. entao, o bom senso tem de vir do pais em arranjar alguém pra cuidar delas, até para que eles possam curtir a festa. Sem falar que, para os pais, nada melhor do que umas horinhas pra se divertirem sozinhos, sem filhos, sem preocupaçao… agora deixo uma pergunta, como fazer para recusar o convite das crianças sem ser mal educada?

  33. Rosemeire 18 de março de 2013

    Bom dia meu nome é Rosemeire sou organizadora de eventos, a vontade da noiva tem que ser respeitada, mas alguns convidados podem ficar ofendidos e vale a pena lembrar que casamento é o começo de uma família e as crianças fazem parte dela. rgb@lbm.com.br

  34. Thiago 1 de abril de 2013

    mt legallll

  35. Marina 4 de outubro de 2013

    Olá! ME caso em 3 semanas, e mesmo utilizando o Sr. e Sra. no convite os convidados insistem em não respeitar. Simplesmente ignoram. Confirmam pelo site com a presença de crianças. Não sei o que fazer, pois o salão já está no pensado para o numero de convidados adultos. Não sei se me faço de louca também e peço para a cerimonial ligar confirmando e se falarem q vai criança ela fala algo sobre isso… Pq acho super chato criança em casamento.

  36. Cristine 17 de dezembro de 2013

    O meu caso é bem pior… Eu DETESTO festa de casamento e ele também! CHAAAAATO DEMAAAAAIS!!! Mas nós AMAAAAAAAAAAAAAMOS festa de criança, festa de formatura de criança, festa de 15 anos, festas temáticas, desenhos animados… Queremos um casamento estilo festa de criança mas sem ser festa de criança, sabe? Será que tem como?
    Vamos ter que dar um jeito senão, não vai ter festa. A gente não fica à vontade, é um saco! Todo mundo que conhece a gente sabe que não tem nada a ver conosco aquela chatice toda. Mas não perdemos uma festa de criança, e a gente se diverte demais meu Deus como é bom!!! hahahahahahah!

    Alguém nos dá uma ideia? Será que alguém já fez um casamento assim?

    Detalhe: Eu tenho 30 anos e ele, 45…

  37. Maria 8 de fevereiro de 2015

    Será que alguém me indica um serviço para crianças aqui em Brasília? Já pesquisei mas não consigo referências e tenho receio de contratar algo para lidar com crianças sem saber nada sobre a empresa.

  38. Flávia 1 de maio de 2015

    Não acho absurdo algum vetar a entrada de crianças. Casamento não tem que virar um circo para agradar o mundo. Leia-se é um CASAMENTO …. Pra quem quer e pode arcar com recreação e está mega feliz excelente.
    Mas daí a querer fazer parecer ofensivo ou que não seja de bom tom que noivos restrinjam a entrada dos pequenos em uma festa que é deles, me desculpem é mais uma das milhares de desculpas que inventam para promover fornecedor.
    A festa é dos noivos e toda e qualquer decisão dos mesmo deverá ser observada e respeitada SEMPRE … Acho que está bem chato, essa coisa no “mundinho de casamento” de que pra tudo alguém tem um fornecedor top pra resolver … Para né.

    • Constance Zahn 5 de maio de 2015

      Oi, Flávia. Tudo bom?

      Esse post foi escrito para aqueles que querem a presença das crianças e têm dúvidas em relação ao que fazer de especial para elas.

      Os casais que não querem crianças são livres para comunicar seu desejo aos convidados que têm filhos.

      Abs,

      Constance.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *