Babies & Kids Casa & Decor 15 anos
Topo

Navegue como ou

Como escolher o vestido de noiva

Colocamos várias referências de vestidos de noiva no site e sei que muitas leitoras fazem o dever de casa certinho: salvar as fotos em pastas no computador em casa! A pesquisa é, sem dúvida, a primeira etapa na busca pelo vestido perfeito.

Mas das imagens de referência à escolha do próprio vestido, muitas vezes há um longo caminho. É possível gostar de um milhão de modelos diferentes! Por isso, muitas meninas ficam naquela dúvida cruel: como escolher o vestido de noiva?

De maneira simplificada, há 3 aspectos que devem ser levados em consideração:

como escolher o vestido de noiva

# LOCAL: Para se ter aquela harmonia estética total do casamento, o vestido deve combinar com o local do evento. O casamento é na praia? Isso pede tecidos fluídos, com movimento (mousseline, tule de seda e renda, se for em um modelo que a deixa com movimento). Não é à toa que vestido de saia volumosa chama-se ball gown em inglês, ou seja, vestido de baile, porque é um modelo apropriado para casamentos em salões (“salão” é um termo antigo, mas é só para vocês visualizarem a cena). Enquanto uma catedral pede um modelo com certa “importância”, uma capelinha combina com vestidos despojados, sem volume, até mesmo aqueles que chamamos de “camisolinhas” (como o vestido da Carolyn Bessette-Kennedy).

# ESTILO: O estilo na verdade é subdividido em 3 pontos: o estilo da noiva (como pessoa, no dia-a-dia), o estilo do casamento (definido pela decoração) e o nível de formalidade do evento. Se a gente parte do pressuposto que o casamento deve ter a cara dos noivos, então esses 3 pontos conversam entre si, certo? Um casal que aprecia formalidades, pode ser um casal que queira um casamento bem clássico, com cerimônia na igreja, jantar à francesa… e a noiva provavelmente não usará um vestido muito sensual (com decotes e corte sereia). Você é uma noiva que adora moda, super antenada nas tendências, sempre gosta de surpreender com looks diferentes, etc? Então o modelo que combina com você deve ter alguma “informação de moda”. O seu casamento será bem no estilo rústico-chic? Pode descartar modelos inteiramente bordados de cristais swarovski, né? E assim por diante…

# CORPO: Talvez o mais difícil – e também mais importante – dos aspectos. É tão fácil achar um vestido bonito em uma modelo de 1,80m + 15cm de salto + 50kg! É triste, é cruel, mas o que vemos nelas não é o que veremos na gente! Em alta-costura, 1cm faz TODA a diferença e senso de proporção é a chave para uma roupa de corte impecável! E saber valorizar o que se tem de bom (e, se preciso, esconder o que não for tão bom assim) é o segredo para o vestido de noiva ficar lindo! Uma boa dica é provar modelos variados, pois só no corpo você saberá que tipo de decote te favorece, qual corte de saia te deixa mais bonita… Você quer alongar a silhueta? O mais indicado é: corte abaixo do busto e pouco volume. Quer disfarçar o quadril? Esqueça modelos sereia e aposte na saia évasé ou até saia com bastante volume. Quer alongar os ombros? Neste caso, decote ombro-a-ombro é mais indicado que tomara-que-caia.

Pense nesses 3 aspectos e passe uma peneira na sua pasta de referências. Com isso em mente, você terá um outro olhar quando fizer suas visitas às lojas e aos estilistas. É claro que a opinião dos experts, de quem trabalha com isso, ajuda muito, porque eles entendem dos detalhes, dos tecidos adequados para cada modelo, etc. Mas é bom você ter sua própria opinião, porque só você sabe exatamente o que está pensando para o seu casamento. Ainda que o modelo de vestido de noiva escolhido seja algo completamente diferente daqueles que você havia pesquisado, os 3 aspectos citados acima sempre devem ser considerados!

15 Comentários

  1. Brenda 23 de novembro de 2011

    Boa Tarde!!!

    Eu estou com uma dúvida e gostaria que você me ajudasse, Sou noiva e o meu casamento será em março… a minha maior dúvida está sendo escolher vestido de noiva… tenho 1,72 de altura e 57 kg… eu gostei muito do modelo sereia, pois acho que valoriza o corpo, só que o problema é que ele e tomara que cai e eu tenho pouco busto… você acha que uma noiva com pouco busto combina com tomara que cai? e o veú tem que ser longo ou curto? a moça da loja sugeriu que o veu seja curto, porque o vestido tem uma pequena calda.

    Aguadeço desde de já!

    Atenciosamente Brenda Moura.

  2. Beta 23 de novembro de 2011

    Muito bom post Constance!
    Quando me casei passei meses procurando com quem faria o meu vestido. Visitei muita gente auqi no Rio até que por fim visitei a D. Mimosa que foi justamente com dicas como essa que me conquistou e fizemos o meu vestido dos sonhos.
    Me casei às 20:00h em uma igreja grande com festa para 500 pessoas, e eu estava viajando que queria algo totalmente fluido sem brilho algum. rs
    Dentro do que eu queria conseguimos encontrar a proporção que o casamento pedia.

  3. Natália 23 de novembro de 2011

    Constance, seus post são maravilhosos!
    Creio que a maior dúvida da noiva é a escolha do seu vestido. Não fujo a regra e estou com uma dúvida tremenda e gostaria, se possível , que você me ajudasse: tenho 1,60 de altura, 54kg e meu casamento será às 11h da manhã em um domingo de verão (dezembro). O que sei é que não quero brilhos e muitos babados. Prefiro vestido mais sequinhos…
    Desde de já agradeço a sua atenção.
    Carinhosamente,

    Natália Nunes.

  4. Vaneska 23 de novembro de 2011

    Adorei o post Constance! Estou exatamente passando por esse e outros dramas mais…kkkk

  5. DANIELA DIAS 24 de novembro de 2011

    Também estou com a mesma dúvida da Brenda: grinalda curta ou longa? Há regra para vestido com cauda?

  6. Rose 24 de novembro de 2011

    Constance,
    Adorei suas dicas.
    Você conseguiu colocar em palavras o que muitas vezes tentamos explicar para as noivas!
    Muito obrigada!

  7. Isabella 24 de novembro de 2011

    Ja imprimi e coloquei no meu caderno de Noiva…sensacionais essas dicas

  8. Tatiana Bittencourt 25 de novembro de 2011

    Muito bom o post. As dicas são valiosas, mas acho q o bem mesmo é prvar todos os tipos, sem preconceito. Eu por exemplo, tinha na cabeça q queria algo bem fluido, que me deixasse livre e confortável, mas ao provar, decepção total … Como sou baixinha, os vestidos me deixaram mais baixinha ainda e não valorizaram nem um pouco o meu corpo.
    Por outro lado, nunca pensei em casar com um modelo sereia, mesmo assim, resolvi provar e deu certo. Ficou lindo, emagreceu e alongou. O que posso querer mais???????
    Resumindo: o bom mesmo é provar, cada corpo é único.

  9. Michelle Neves 24 de Abril de 2012

    Oi , eu amei os vestidos dá Vara Wang , queria tanto saber como comprar um , onde encontrar , algum email pra contato , por favor se alguém souber me avise . Beijos amei as dicas 🙂

    • Constance Zahn 24 de Abril de 2012

      Michelle, no Brasil, a marca Vera Wang é representada pela White Hall. (www.whitehall.com.br)

  10. Roberta 24 de agosto de 2012

    Oi Constance, adoro as suas dicas, estou apaixonada pelo site. O vestido está sendo a parte mais difícil, gosto do estilo clássico, romântico e com volume na saia (tipo princesa), mas vou me casar em uma capelinha ao ar livre (final de tarde) com recepção no salão. Meu grande medo é o vestido não combinar com a proposta do local que também me encanta.

  11. cristiane 3 de setembro de 2013

    oi tenho 1.72 de altura e 72 kilos e gravida de 3 meses como poderia escolher um vestido de noiva

  12. Elissandra Lima 22 de Abril de 2014

    Fiquei maravilhada com tudo neste site. Excelente conteúdo! Amei muito. Estou apaixonada a cada acesso.
    Gostaria de solicitar ajuda em sugestões para organizar uma celebração simples de casamento. Local: Boston. Teriam alguma sugestão de contato no exterior? Para um orçamento limitado?

    Desde já agradeço a condição de deixar o comentário.

    Parabéns à todos! Excelentes trabalhos

    • Constance Zahn 23 de Abril de 2014

      Olá, Elissandra! Tudo bem?

      Muito obrigada pelos elogios ao site! Fico muito feliz que tenha gostado e espero que ele te ajude, de alguma forma, nos seus preparativos!!

      Infelizmente, não tenho nenhum contato nos EUA para te indicar… Mas se vier a saber de alguém, lhe aviso!

      Bjs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *