Faz mais ou menos um ano que conhecemos os famosos V Bite®, da chef-pâtissier Valeria Oliver Bridal GuideVALERIA OLIVER WEDDINGSBolos & DocesSão Paulo, São Paulo (Capital)Portfólio, e podemos dizer que foi amor à primeira vista. Gostamos do sabor (a massa é macia e a cobertura é doce na medida certa), da apresentação e do fato de ser um jeito de surpreender os convidados na mesa de doces.

Na nossa festa de 10 anos, Valeria Oliver Bridal GuideVALERIA OLIVER WEDDINGSBolos & DocesSão Paulo, São Paulo (Capital)Portfólio lançou a torre de V Bite®, que pode ser personalizada de acordo com o tema da festa (as mais de 20 combinações de massa e cobertura dão inúmeras opções). E na primeira edição do CZ Wedding Boutique, em setembro do ano passado, ela fez o maior sucesso com as noivas, que encontraram nos V Bite® uma ótima opção para servir mais de um sabor de bolo no casamento e, ao mesmo tempo, evitar o desperdício. “É fácil montar uma mesa de degustação de doces, mas não de bolos. Servir bolos cortados num evento nem sempre dá certo. As pessoas não querem comer uma fatia inteira, você está restrito a apenas um sabor… são várias as limitações que acabam atrapalhando”, conta Valeria. Ou seja, dois exemplos que comprovam o sucesso do V Bite® para festas de casamento.

Quem nos segue no Instagram (@constancezahn), já viu várias fotos do trabalho dela, mas ainda faltava um bate-papo com Valeria Oliver Bridal GuideVALERIA OLIVER WEDDINGSBolos & DocesSão Paulo, São Paulo (Capital)Portfólio aqui no site sobre o tema. Ah, mas vale lembrar que Valeria também faz bolos lindos e lançou uma linha de docinhos para casamentos. Dá uma olhada no que ela nos contou:

(Foto: Regini Fotografia)

De onde surgiu a ideia dos V Bite®?

Estava participando do meu primeiro evento para casamento, tinha montado três bolos para exibir, mas aquilo não parecia suficiente para que os visitantes do evento conhecessem meu trabalho. Além de ver, era importante que as pessoas experimentassem o sabor, um elemento que tem sempre sido um diferencial do meu trabalho. E é fácil montar uma mesa de degustação de doces, mas não de bolos. Servir bolos cortados num evento nem sempre dá certo. As pessoas não querem comer uma fatia inteira, você está restrito a apenas um sabor…. Pensei então em um tamanho mini e comecei a testar. O tamanho precursor do V Bite foi um desastre – era muito grande e a cobertura ficava esquisita, então fiz dois andares de bolo e um de cobertura, o que foi pior ainda, pois o bolo ficava surfando… Fui diminuindo o tamanho até chegar ao tamanho atual do V Bite®. O micro-bolinho foi sucesso desde o começo.

V Bite® de coco com ganache de chocolate (Foto: Lucas Lima Bridal GuideLUCAS LIMA FOTOGRAFIAFotografiaSão Paulo (Capital)Portfólio)

Qual o grande diferencial do V Bite®?

Quando as pessoas experimentam os V Bite®, elas piram. O bolo é um elemento muito especial e aguardado pelos convidados no casamento. Todo mundo gosta de um pedacinho de bolo, não é? O V Bite® deu a oportunidade de os noivos servirem mais de um sabor, como se fosse um docinho – o convidado escolhe qual quer experimentar. Além disso, ele é tão micro e macio, que faz a pessoa querer mais de um, tipo Bis rs! Outro diferencial é a questão do desperdício. Seu tamanho reduzido e feito para comer “de uma vez” evita também que os convidados deixem bolo para trás, como costuma acontecer com as fatias do bolo tradicional. E, por fim, o horário de servir. O bolo costuma passar na bandeja, mas nem sempre é naquele momento que o convidado quer comer. Estando na mesa de doces, cada um come a hora que quiser.

V Bite® de red velvet (Foto: Regini Fotografia)

Quantos são os sabores? É possível personalizar?

Hoje já temos 20 sabores, mas podemos criar mais à medida que nossos clientes nos demandam. Os últimos que criamos, de cenoura, foram a pedido de noivas que amam cenoura (eu também, mas não achava que dariam certo no mercado de casamento). Foi uma surpresa para mim que as pessoas querem trazer esse elemento de conforto para a comemoração, achamos interessante e passamos a oferecer mais nas degustações.

(Fotos: Regini Fotografia)

1. Moça dourada (Amêndoa com baba de moça e fio de ovos) | 2. Amazônia (Laranja com creme de chocolate meio-amargo da Amazônia) | 3. Nid de Framboesa (Limão siciliano com compota de framboesa) | 4. Choco Lover (Chocolate meio amargo com creme de chocolate meio amargo)

Dá para misturar a massa de um com a cobertura do outro?

Sim, essa é a ideia. Mas nem tudo fica gostoso, tem que fazer e experimentar. Algumas massas de bolo são muito macias, outras coberturas tem uma textura muito mole e precisamos adaptá-la para colocar sobre o V Bite®. Outra adaptação que fizemos foi o mini-macaron sobre o V Bite®. Fizemos ele um pouco mais baixinho e colocamos a casquinha do macaron sobre a cobertura. Ficou delicioso pois adicionou um elemento crocante no V Bite® que já era macio e úmido (os macarons são de nossa parceria com a May Macarons).

(Foto: Rafa Ramos Fotografia)

Para os noivos que querem uma mesa inteira de V Bites, quantos sabores você recomenda? E qual a disposição que mais gosta?

Eu colocaria pelo menos 5 sabores – Chocolate praliné, Moça Dourada, Nid de Framboise, Red Velvet e um outro que despertasse interesse dos noivos.

Você tem um café super charmoso no bairro de Moema, em São Paulo. Lá os noivos encontram todos os seus produtos para casamento?

Sim, mas apenas com horário agendado. Nosso café fica aberto às tardes durante a semana e qualquer pessoa pode entrar para tomar um chá com bolo do dia e temos alguns docinhos. Lançamos nossa primeira linha de doces, no aniversário de 10 anos da Constance Zahn e no CZ Wedding Boutique. Minha experiência até então sempre havia sido mais bolo e menos doce. Hoje temos 30 tipos diferentes de docinhos com frutas e frutas secas, trufas e bombons. Mas, acho importante lembrar que a degustação completa somente agendando, pois não temos todos os produtos para pronta entrega no café.

Ficha Técnica

Fornecedores que

Bolos & Doces: VALERIA OLIVER WEDDINGS Bridal GuideVALERIA OLIVER WEDDINGSBolos & DocesSão Paulo, São Paulo (Capital)Portfólio
Fotografia: LUCAS LIMA FOTOGRAFIA Bridal GuideLUCAS LIMA FOTOGRAFIAFotografiaSão Paulo (Capital)Portfólio
Fotografia: PRODUTORA 7 – FOTOGRAFIA Bridal GuidePRODUTORA 7 – FOTOGRAFIAFotografiaSão Paulo, São Paulo (Capital)Portfólio