Quem acompanha o nosso site já viu inúmeros casamentos lindos na região serrana do Rio de Janeiro. E a maioria deles são em espaços abertos – o que torna o “sim” ainda mais charmoso e integrado à natureza! Porém, na maioria dos casos, os noivos precisam contratar serviços de cobertura, para que a festa não seja prejudicada em caso de mau tempo, assim como outras estruturas, como piso, escadas, banheiros, pontes, passarelas… A Seriflex, empresa que presta este serviço na região, tem uma infinidade de opções, acabamentos e estilos. E para entender tudo o que é possível fazer, a importância e os riscos que envolvem uma cobertura e o tempo necessário para cada um, conversamos com Ighor Pereira, administrador e filho de Luiz e Gisele, fundadores da Seriflex. Dá uma olhada:

(Foto: Profilm)

– Qual a importância da cobertura em um casamento?

A cobertura customizada é uma estrutura indispensável para casamentos ao ar livre, seja como um anexo ao local da festa ou livre no gramado. A sua importância vem da necessidade de acomodar os familiares e convidados dos noivos de forma segura, sofisticada, agradável e sem “dores de cabeça” com vazamentos ou má proteção, bem como possibilitar a montagem de toda a decoração, cenografia, paisagismo, iluminação e demais serviços que dependem da delimitação do espaço e estruturação que uma cobertura bem estruturada entrega.

(Foto: Profilm)

– Como vocês explicam para os noivos os itens que precisam estar no projeto?

Sabemos que é papel do decorador combinar mobiliário, materiais, texturas e cores para criar um cenário alinhado com o desejo dos noivos. Para contribuir com essa missão, desenvolvemos projetos em 3D junto ao decorador e aos noivos (nossos projetos são humanizados com fotorrealismo e, futuramente, visualização 360°). Desta forma, eles participam e conseguem definir/visualizar todas estruturas contratadas, desde toldo, piso até itens de cenografia e ambientação com antecedência. Isso facilita e antecipa possíveis surpresas e problemas que só seriam vistos na hora da montagem, possibilitando a realização das mudanças necessárias junto ao decorador e cerimonialista. Este diferencial nosso facilita também a apresentação do projeto final aos noivos e demais parceiros de serviço.

– Quais são os tipos de toldos possíveis?

Existem diversos modelos que podem ser escolhidos como base para o projeto, porém, a definição deste serviço deve respeitar requisitos técnicos do local de montagem, como: incidência de vento e chuva, condições de amarração e segurança, altura necessária para proteção em caso de chuva, que são primordiais neste tipo de montagem. Agora, os modelos principais que oferecemos para realização da recepção dos convidados, são os seguintes:

• Uma Água (habitualmente utilizado quando anexado à varandas, e edificações em geral)

• Duas Águas (montados livres no gramado)

• Simples (com colunas centrais)

• Arco Central

(Foto: Profilm)

• Tulipa Central

• Capela (para cerimônias)

• Vão Livre com 7m, 10m ou 12m

• Montagem especial com deck suspenso e ponte com guarda-corpo

(Foto: Profilm)

• Coberturas modulares piramidais, conhecida como Tendas, nos seguintes tamanhos: 9,5mx9,5m; 8mx8m; 7mx7m; 5mx5m; 4,7mx4,7m.

– Quais os acabamentos possíveis?

Temos uma infinidade de acabamentos, tudo para atender ao projeto de decoração e sonho dos noivos. Todas as nossas estruturas podem ser pintadas de acordo com o projeto e desejo dos noivos. Para casamentos no campo, por exemplo, verde e marrom são as mais pedidas. Além da pintura, algumas estruturas podem ser parcialmente revestidas, em nosso caso, com tecido oxford na cor desejada pelos noivos e seus decoradores.

(Foto: profilm)

– Quanto tempo leva para montar um toldo? Há um cálculo médio?

A montagem destas estruturas, seja toldo customizado ou modular, está vinculada a algumas variáveis logísticas, as quais impactam inclusive no custo do evento, tais como:
• Tipo de toldo contratado (coberturas modulares são montadas mais rapidamente que as customizadas);
• Metragem quadrada total de cobertura e piso;
• Existência de serviços sob medida, como escadas, corrimãos e pontes feitas do zero;
• Distância do galpão logístico com o local da montagem;
• Distância do ponto de parada dos caminhões até o local da montagem;
• Montagem livre no gramado ou anexada à alguma edificação;
• Existência de obstáculos a transpor no acesso do material, como escadas, muros e corredores estreitos;
• Clima no dia da montagem (em dias de chuva, o desempenho é menor e as metas do dia são redesenhadas).

Desta forma, podemos perceber que não é simples a definição de um prazo para montagem, por isso sempre trabalhamos com uma margem de manobra em caso de imprevistos. Temos uma escala de prazo médio com base em nossos dados e experiência, que serve como base para realização de orçamentos.

– Como funciona o toldo retrátil? Pode ser usado em qualquer casamento?

Pensando em agregar sofisticação ao criar uma experiência surpreendente para os noivos e seus convidados, nós criamos um modelo de toldo retrátil que vai além dos benefícios de apoio para a decoração e delimitação do terreno. Nele, parte da cobertura sobre a pista de dança se abre com um comando de controle remoto para, por exemplo, trazer a lua para dentro do salão ou para uma queima de fogos no momento em que a noiva entrar na pista. Para ser instalado, o toldo retrátil exige que a estrutura de toldo seja dimensionada e preparada para tal estrutura. Portanto, apenas as nossas estruturas customizadas permitem a utilização deste adicional de luxo.

– O toldo serve para além de proteção contra o mau tempo. Quais as outras funções?

O toldo, no passado, tinha a proposta primordial de proteger a festa ou a cerimônia exclusivamente da chuva. Com o tempo, outras funções foram atribuídas a esta estrutura, que independente da previsão de chuva ou de noite limpa e lua cheia. Hoje, ela serve para que o decorador delimite o espaço da festa e crie a cenografia perfeita – principalmente aérea. O DJ também conta com a estrutura para ter a pista de dança perfeita – com painéis de LED, caixas de som, luzes…

– O que causa as “barrigas d’água” no toldo. E como evitá-las?

As “barrigas d’água” ocorrem quando à lona não está tensionada de maneira correta ou quando a inclinação da estrutura não está em conformidade com as normas técnicas, de forma que a água acumule sobre o toldo, chegando a romper e causar grandes problemas dependendo de onde acontecer. São falhas que acontecem, principalmente, quando há imprudência na montagem. Aqui na Seriflex, valorizamos o papel da gestão de pessoas e investimos em processos de treinamento/capacitação técnica e comportamental, o que garante que este tipo de situação não aconteça.

(Foto: profilm)

– Além dos toldos, vocês criam várias outras estruturas. O que mais os noivos encontram na Seriflex?

Piso, escadas, palcos, patamares, passadiços: utilizamos madeira nobre de reflorestamento, outro diferencial nosso, pois permite um grau de qualidade e de segurança superior em conformidade com práticas de responsabilidade ambiental que prezamos;
• Gazebos: de ferro, podem ser pintado na cor de preferência;
• Pergolados/Huppah: de madeira de lei;
• Bancadas de pia para apoio de banheiros: de madeira de lei;
• Espelhos para banheiro ou decoração de madeira;
• Treliças e biombos de madeira ou tecido;
• Aquecedores de ambiente de inox ou com pintura marrom;
• E os projetos exclusivos de alta marcenaria, painéis treliçados de madeira, estantes de ferro e madeira, pórticos de madeira…

(Foto: profilm)

(Foto: profilm)

(Foto: Profilm)

(Foto: Profilm)

– Quais as facilidades de contratar tudo em uma única empresa?

Além de facilitar a vida dos noivos, que não precisam ter várias reuniões com diferentes profissionais e inúmeros orçamentos, a vantagem de conseguir um preço melhor no pacote de serviços. Agora, pensando na festa, a maior facilidade é ter um cronograma de montagem alinhado. Quando mais profissionais e empresas trabalhando juntas, maior é o risco de ruídos na comunicação, atrasos nos processos e nas execuções dos serviços prestados.

– Quando o barato sai caro na hora de contratar um toldo?

Ninguém quer se aborrecer com detalhes técnicos por incompetência da empresa contratada, seja para qualquer um dos serviços necessários numa festa. Por isso, acreditamos que preço não deve ser critério único de escolha. Ele pode impactar diretamente no conforto dos seus convidados e familiares, além da imagem que as pessoas irão guardar da sua festa de casamento. Portanto, o ideal é contratar uma empresa que tenha boas referências de outros noivos, um bom histórico de serviços prestados, credibilidade no mercado, e que, principalmente, transmitam honestidade e comprometimento com seu dia especial.

(Foto: Profilm)

. . . . . . . . . .

Já segue a gente no InstagramPinterest e Facebook?