Eu adoro falar de tendências! E apesar de já estarmos em fevereiro, ainda gostaria de publicar aqui as minhas apostas para 2019! Começo com as principais tendências em vestidos de noivas.

Como eu sempre digo, as tendências em casamentos não são como na moda, em que tudo pode mudar completamente de uma estação pra outra! Pra nós, são mais como “movimentos” que duram alguns anos até… como por exemplo, as flores 3D e as sobressaias que já estão por aí há um bom tempo!

Tem noiva que se sente mais segura sabendo “o que está se usando” para se sentir “in“, enquanto há quem prefira saber para justamente ser diferente, fazendo o oposto. Seja como for, é legal falar das tendências, mas o principal é lembrar sempre que, independentemente do que está em voga, o mais importante é pensar no que combina com você, com o seu estilo

1)  VESTIDOS LISOS

Bom, não tem como escapar do efeito dos #RoyalWeddingsEntão a primeira tendência que vou citar é a de vestidos lisos ! A verdade verdadeira é que essa tendência já vem desde antes de Meghan Markle…! Maaas é claro que o fato de a Duquesa de Sussex ter escolhido dois modelos lisos reforça a procura pelo estilo. 

Vestidos de noiva de Meghan Markle: à esq. Givenchy | à dir. Stella McCartney

Como comentei no post “Qual foi a inspiração para o vestido de noiva de Meghan Markle?”, a combinação de vestido liso + tiara + mantilha é um clássico das princesas europeias e, portanto, ainda que esteja em alta agora, trata-se de uma escolha atemporal!

Em estilo clássico, moderno ou boho, eles fizeram bastante sucesso no ano passado e ainda veremos muito em 2019!

. . . . . . 

2)  DECOTE DOBRADO

Quase como “efeito colateral” da tendência dos vestidos lisos, veio a tendência do decote dobrado – um detalhe clássico e de impacto, que preserva o ar clean dos modelos.

Em inglês, chama-se folded neckline ou fold-on neckline. Gosto do termo traduzido (ao invés de ‘pala’), porque acho que é mais apropriado para designar a variedade de possibilidades desse detalhe. Ele pode tanto ser por cima dos braços criando um efeito ombro a ombro, como por baixo no tomara-que-caia; pode ser largo, estreito ou em camadas; e nem sempre é horizontal, como no caso da princesa Eugenie:

Vestidos: 1. e 3. Carolina Herrera | 2. Wanda Borges Bridal GuideWANDA BORGESVestidos de NoivaSão Paulo, São Paulo (Capital)Portfólio (foto e make: Jr Mendes) | 4. Peter Pilotto

E apesar de a tendência ter surgido em decorrência dos vestidos lisos, normalmente de zibeline ou cetim duchesse, o decote dobrado também pode adornar modelos com texturas ou bordados, como nas fotos abaixo:

. . . . . . 

3)  BOLOLÔ

Outra aposta minha relacionada às royal brides é o bololô. Para quem não me segue no Instagram, este é o nome carinhoso que dou aos detalhes volumosos na parte de trás das saias. Pode ser uma basque, um laço desestruturado, babados… enfim, um bololô! rs No caso da Princesa Eugenie, o bololô parecia um origami que se “desmanchava” em cascata pela cauda. Lindo!! 

Vestido: Peter Pilotto

Acho muito charmoso e feminino! Me lembra um pouco os vestidos vitorianos que tinham um voluminho no derrière. E pode ser um truque tanto para aumentar o bumbum (se a saia for bem sequinha) como para disfarçá-lo (se a saia for mais volumosa). 

. . . . . . 

4)  JACQUARD

Ainda não muito famoso entre as noivas brasileiras, o jacquard (pronuncia-se jacár) tem desenhos em relevo e é uma alternativa muito chic para o tecido liso, que foge do comum

Vestido: Saatchi & Babi

Foi o tecido escolhido para o vestido de noiva da princesa Eugenie, para o vestido do casamento civil de Camila Queiroz e apareceu na maioria dos desfiles internacionais de noiva da última temporada! 

Vestidos: 1. Oscar de la Renta | 2. Peter Langner | 3. Reem Acra | 4. Yolan Cris para Casamarela Noivas Bridal GuideCASAMARELA NOIVAS – SÃO PAULOVestidos de NoivaSão Paulo, São Paulo (Capital)Portfólio

Eu adoro jacquard! Três dos meus vestidos preferidos de todos os tempos (que, na minha opinião, já são icônicos!) foram feitos com o tecido:

Vestidos: 5. Gabriella Magalhães de Wanda Borges Bridal GuideWANDA BORGESVestidos de NoivaSão Paulo, São Paulo (Capital)Portfólio | 6. Lauren Santo Domingo de Olivier Theyskens | 7. Laura Vecino de Giambattista Valli

. . . . . . 

5)  RENDAS FLORAIS

E já que estamos falando em tecidos… as rendas com motivos florais, que andaram perdendo espaço para as rendas de arabescos, estão voltando com tudo! (na mesma velocidade que os arabescos estão partindo)

Vestido: Alessandra de Osma de Jorge Vázquez

Não à toa, são as preferidas nos casamentos da realeza (como na foto acima, do casamento de Alessandra de Osma), porque elas sabem que, independentemente da moda no momento, continuarão lindas daqui a 10, 20, 30, 40 anos

. . . . . . 

6) TULE

Sobre o tule fiz um post aqui, mas não poderia deixar de incluí-lo nessa lista! O tecido – que pra mim, remete a romance, sonho e mistério – continua super em alta! 

Vestido: Marina Ruy Barbosa de Dolce & Gabbana

Eu adoro quando o vestido é todo de tule, tanto em versão lisa – como o de Marina Ruy Barbosa (na foto acima) e o de Michelle Alves (foto 1., abaixo) -, como em versão com rendas aplicadas por cima (foto 4., abaixo). Mas o tule pode estar presente só na saia também, como no vestido da Chiara Ferragni (foto 2., abaixo):

Seja liso ou a versão de bolinhas, que se chama point d’esprit (pronuncia-se “poã desprí”) . E ele surge tanto como protagonista do vestido, como misturado com renda.

. . . . . . 

7)  LAÇOS

Os laços também marcaram forte presença nas últimas coleções internacionais de vestidos de noiva. Não os pequeninos que arrematam o cintinho, me refiro a laços maiores, que ganham destaque nos vestidos!

Vestido: Carolina Herrera

E eles podem dar tanto um ar romântico à roupa ou super fashionista, dependendo do seu tamanho e da sua construção.

. . . . . . 

8)  MANGAS BISPO

Já faz um tempinho que o foco se voltou para as mangas! Fiz um post aqui com vários modelos de vestidos de noiva com mangas bufantes e outros tipos marcantes! Por aqui, a que eu vejo agradando mais são as mangas bispos – que não são tããão volumosas, mas ainda assim guardam um romantismo. 

A manga bispo combina muito com casamento no campo! Inclusive, foi a escolha de Marina Ruy Barbosa no casamento religioso no jardim. E no último desfile da Rosa Clará, perdi a conta de quantos modelos com mangas bispo surgiram na passarela!

. . . . . . 

9)  GOLINHA

A golinha alta esteve presente em dois vestidos que fizeram muuuito sucesso ano passado: no da Juliana Carvalho, assinado pela Maison Valentino, e no da Chiara Ferragni (na foto abaixo), assinado pela Maison Dior. E por conta deles, eu já senti uma busca maior pelas golinhas! 

Vestido: Chiara Ferragni de Christian Dior

Mas atenção: a golinha não vai até o queixo (não é gola rolê!rs), ela é no máximo até a metade do pescoço:

. . . . . . 

10)  TOMARA-QUE-CAIA

E pra finalizar, sabe quem está fazendo um “come back”? o tomara-que-caia ! Ele, que era absolutamente onipresente até mais ou menos 2007, caiu no esquecimento por conta do decote nas costas e depois o ombro a ombro. E agora, ele está voltando à dar as caras no altar!

Para quem tem os ombros bem retinhos, o tomara-que-caia sempre fica lindo!!

Vestidos: 1. Dolce & Gabbana | 2. Vera Wang | 3. Martu Bridal GuideMARTU MARIAGEVestidos de NoivaRio de Janeiro, Rio de JaneiroPortfólio | 4. Jill Stuart

. . . . . .

Veja também: Tendências em beleza e acessórios de noiva para 2019