É com imensa alegria que hoje publicamos a primeira de uma série de matérias com nossas previsões de tendências de casamento em 2022, em uma semana repleta de novidades, informações, dicas e, sobretudo, inspiração, muita inspiração!

O que está em alta no casamento? Agora que você está começando a fazer pesquisas para planejar seu grande dia, é hora de saber quais serão as maiores tendências de casamento em 2022.

elopement wedding, tendência de casamento 2022

Foto: By Julieta

Após tantos meses difíceis por causa das restrições devido a pandemia, os casais estão voltando a sonhar com grandes festas e pistas de dança lotadas. Mas vale lembrar que os desafios que enfrentamos por causa do COVID-19 ainda não acabaram e cuidados com a saúde e bem-estar de todos ainda são necessários. Já imaginou se você ou seu amor testam positivo no dia do casamento?

Neste ano de retomada dos casamentos, estamos notando um novo olhar sobre elementos clássicos. Mas não é só isso. O resultado das nossas pesquisas para tendências de casamento em 2022 já teve uma prévia na Revista Constance Zahn Nr. 8. Se ainda não teve oportunidade de garantir seu exemplar, basta clicar neste link! Lá, além de uma seção inteira dedicada às tendências em decoração; tem inspirações de beleza, vestido de noiva e looks para as noivas que querem ousar no “sim”; relato de noivas reais que adaptaram suas celebrações; e, claro, lindos casamentos reais daqui e de fora do Brasil.

Enquanto a grande tendência comportamental do ano de 2021 foi sobre intencionalidade em meio ao desconhecido e às incertezas, as maiores tendências de casamento de 2022 serão um reflexo dos valores dos casais. Agora, mais do que nunca, todos ansiamos por uma conexão humana diante da certeza de que a vida é muito frágil. Casais tiveram tempo para considerar o que é importante e por que estão se casando, antes de mais nada. Com isso, os casamentos em 2022 estão ainda mais pessoais e significativos, com casais criando suas próprias tradições e abandonando qualquer coisa que não pareça mais relevante.

De casamentos inspirados em Bridgerton e na era Regency, festas com drag queens e vestidos de noiva com segundo (ou terceiro!) look, as tendências de casamento 2022 são focadas na experiência do convidado e refletem as paixões compartilhadas pelo casal.

Hoje você vai conhecer, abaixo, as principais macrotendências de casamento em 2022.

Neste post você vai encontrar:

  1. Antes de mostrar as tendências 
  2. Saúde e segurança
  3. Sustentabilidade não é tendência, é realidade
  4. Liberdade
  5. Casamentos durante a semana
  6. Elopement weddings como parte do Sequel wedding
  7. Cerimônias com almoço no jardim
  8. Anni-ceptions
  9. Festas cheias de atrações
  10. Experiências multissensoriais
  11. Detalhes pintados ou bordados à mão
  12. Lily of the Valley
  13. Pressed flowers
  14. Cottagecore
  15. Bridgerton
  16. Casamento celestial

Antes de mostrar as tendências de casamento 2022

Se você acabou de ficar noiva- ou noivo, e vai começar a organizar o casamento, temos muitas dicas úteis. Afinal, construímos uma plataforma completa para te ajudar com tudo para o planejamento de casamento! Depois do pedido de casamento, reunimos todo o nosso material para planejamento e organização do casamento neste link. É uma matéria completa com várias ferramentas, como planilhas, o livro “Constance Zahn – O Guia Essencial de Casamento”, o Guia de Fornecedores CZ com uma seleção caprichada de profissionais talentosos de diversas áreas e o nosso clube de vantagens, o o CZ Wedding Club.

Saúde e segurança

Protocolos de segurança e higiene ainda precisam ser incorporados no dia da cerimônia. Testagem de antígeno na porta do evento, álcool gel em embalagem individual personalizada para os convidados e outras medidas de prevenção do COVID-19 demonstram cuidado dos noivos para com os convidados, fornecedores e staff.

Sustentabilidade não é tendência, é realidade

O compromisso com a sustentabilidade deixou de ser tendência e virou obrigação. O desafio, com o passar dos anos, é descobrir novas maneiras de criar menos impacto no planeta. Fazer um evento sustentável com pegada de carbono zero é impossível, mas pode-se tomar algumas atitudes na hora de planejar o casamento para que ele seja mais sustentável, ecológico e de fair trade. Escolhas mais éticas e ecológicas, por menores que sejam, são medidas que ajudam o planeta e podem inspirar outros casais.

Comece por fornecedores eco-conscientes: espaço de eventos, gastronomia, doces e decoração são os itens que mais geram  desperdício e lixo no casamento. No site você pode se inspirar com 7 ideias sustentáveis para o casamento.

Daqui para frente a atenção dos floristas e decoradores é focar com dedicação ainda maior em achar substituições para espuma floral, usar elementos da estação e incorporar dentro do espaço de design e arquitetura o máximo possível de materiais reciclados e reutilizáveis. Depois do evento, ainda existe a oportunidade de doar o que o que ficar disponível para instituições de caridade, de flores à gastronomia.

Outra dica para ser mais eco-friendly é tomar algumas atitudes solidárias. Nesta matéria selecionamos algumas entidades e organizações que os noivos e convidados podem contribuir.

tendências casamento 2022, sustentabilidade

Foto: Anna Quast e Rick Arruda | Decoração: Luis Fronterotta

8 macrotendências para casamento em 2022

1. Liberdade

2022 é um ano totalmente atípico para falar em tendências de casamento porque houve essa pausa de 2 anos nos eventos. Haviam tendências lá de 2018/2019 que iam pegar aqui no Brasil em 2020 e houve o hiato nos casamentos. Em 2021 a situação ainda estava longe de se normalizar e a impressão é que tudo ficou no ar. O resultado é uma mistura de tendências que estavam despontando lá atrás com a mudança de comportamento causada pelo Covid-19. Será que os casamentos vão voltar a ser como antes? Será que os valores mudaram?

Sim, os valores mudaram e houve mudanças. A pandemia trouxe uma consciência do que realmente importa na vida: estar com quem a gente ama, ter saúde, ter momentos significativos e uma enorme alegria de viver. A mudança de mindset fez com que as pessoas se libertassem das convenções, costumes e padrões vigentes para se expressar como sonham. Existe uma quebra do tradicionalismo em todas as áreas que, consequentemente, também chegou ao universo dos casamentos. Os casais querem celebrar do jeito deles, sem se importar com o que os outros pensam. Um grande exemplo foi o casamento de Ivy Getty, bisneta do magnata do petróleo J. Paul Getty. Ela sempre soube que seu vestido de noiva seria criado por John Galliano. Ele criou um vestido em quatro camadas, sendo a última de fragmentos de espelho.

liberdade, Ivy Getty, vestido de noiva John Galliano, vestido com fragmento de espelho, tendência de casamento 2022

Foto: Divulgação

2. Casamentos durante a semana

Com a indústria de casamentos enfrentando um enorme acúmulo de casamentos criados por adiamentos relacionados ao COVID-19, elopement weddings e cerimônias durante a semana estão normalizadas em 2022, basicamente por causa da falta de disponibilidade de locais e fornecedores. O lado bom é que esta tendência dá aos casais a oportunidade de estender a experiência do casamento entre os familiares e convidados, no que pode virar um final de semana emendado. Você pode se inspirar no casamento da Andressa e Andinho que está na Revista Constance Zahn Nr. 8. Eles disseram o “sim” em uma animada quinta-feira.

3. Elopement weddings como parte do Sequel wedding

Casais com culturas ou religiões diferentes (ou puramente festeiros mesmo!) costumam ter mais de uma cerimônia para que todos os aspectos de suas vidas sejam incluídos. Em 2019, o termo sequel wedding foi criado para dar nome a este fenômeno. Em 2021 o termo teve um aumento de 9.900% nas pesquisas do Google!

Aqui no Brasil as cerimônias em sequência já fazem parte do protocolo do casamento (o casamento civil seguido do religioso em outro dia e depois outra cerimônia para a festa), mas a novidade em 2022 é a inclusão do elopement wedding em algum destino exótico depois das cerimônias, onde o casal renova os votos em um momento íntimo– e já está no destino da lua de mel. Você deve lembrar que o DJ Alok e Romana Novais renovaram os votos em Bali depois da cerimônia no Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, né?

4. Cerimônias com almoço no jardim

Românticos e intimistas, os casamentos no jardim tornaram-se super populares nos últimos dois anos por causa da segurança e vibe charmosa. Em 2022 os casamentos em jardins aconchegantes também são reflexo dos movimentos cottagecore e Bridgerton (vamos falar mais sobre isso abaixo). Excelente opção para micro e mini weddings, os casamentos ao ar livre em casas de família também estão mudando de horário em 2022. Muitos casais estão optando por um almoço acolhedor depois da cerimônia.

5. Anni-ceptions

Anni-ception é uma junção de anniversary e reception, e, se pararmos para pensar, o anni-ception faz parte das celebrações de sequel weddings. Desde que a pandemia começou, muitos casais realizaram uma pequena cerimônia de casamento civil ou elopement wedding e decidiram comemorar com uma grande recepção no primeiro aniversário de sua data de casamento, nas bodas de papel.

casamento na praia, tendência de casamento 2022

6. Festas cheias de atrações

As reuniões de grandes grupos de pessoas estão voltando com força total e os casais querem celebrar o dia do “sim” com todos os familiares e amigos. Criar uma atmosfera animada e efervescente, então, é um ponto alto em 2022, seja através de design, entretenimento ou elementos surpresa.

As opções de entretenimento estarão mais criativas este ano, e podem incluir desde pintores ao vivo (no destination wedding da Bárbara e Lucas havia um retratando a cerimônia), caricaturistas, cartomantes, cabarés, shows com drag queens, artistas de circo e muito mais.

As pistas de dança (confira os DJs e bandas que fazem parte do Guia de Fornecedores CZ) estarão mais fervidas do que nunca, com playlists que vão fazer os convidados esquecerem todo o tempo que não puderam sair para dançar.

7. Experiências multissensoriais

Depois das restrições dos últimos dois anos, os casais querem dar aos seus convidados uma experiência genuína e inesquecível. Isso pode ser feito de várias maneiras considerando elementos multissensoriais. Na gastronomia e drinks, por exemplo, pode-se oferecer opções que usam ingredientes incomuns ou um aroma intrigante.

Você se lembra que a Duquesa de Cambridge perfumou toda a Abadia de Westminster com as velas Orange Blossom de Jo Malone (que faz parte do Guia de Fornecedores CZ)Guia de Fornecedores JO MALONE LONDONLembrancinhas & PresentesSão Paulo, São Paulo (Capital), Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Brasília, Paraná, CuritibaPortfólio para seu casamento com príncipe William? Entre as tendências de casamento 2022, aromas, imagens e sons irão imergir o convidado na experiência do casamento durante todo o dia.

jo malone, tendência de casamento 2022

Foto: Divulgação

8. Detalhes pintados ou bordados à mão

Os casais desejam mais e mais incorporar elementos personalizados e artísticos em seu casamento, e em 2022 os detalhes pintados ou bordados à mão estarão por toda parte: em objetos de decoração (velas, fitas, vasos, guardanapos, etc.), na papelaria- indo além da tradicional aquarela, lembrancinhas ou mesmo trajes dos noivos- em forma de declarações de amor ou mensagens íntimas entre o casal.

No micro wedding religioso da Charlotte e Luiz Felipe temos dois exemplos: seu sapato com o nome dos noivos e data do casamento, e os guardanapos bordados com as iniciais do casal. As lembrancinhas do noivado da Daniella e Nalcer eram descansos de joias e moringas de água de cerâmica delicadamente pintadas à mão com motivos botânicos.

fita bordada a mão, tendência de casamento 2022

Foto: Kamila Nowak Photography

9. Lily of the Valley

Lily of the Valley (muguet, em francês) é uma florzinha emblemática e atemporal, que representa a felicidade. Muito apreciada por noivas da realeza e celebridades, como Grace Kelly, Elizabeth Hurley e mais recentemente Kate Middleton e Meghan Markle, estamos vendo o lírio-do-vale em todos os lugares além do tradicional buquê de noiva: estampas e aplicações em vestido de noiva e toalhas de mesa, em porcelanas, decoração de bolo de noiva e até mesmo bordadas em guardanapos.

10. Pressed flowers

Românticas e delicadas, as flores prensadas podem ser usadas de várias maneiras para dar uma cara de jardim ou da casa de campo para o dia do casamento. Esta forma de arte começou no Egito antigo e era um popular passatempo na Era Vitoriana, e mais tarde na década de 1970.

Esse movimento aconteceu de forma simultânea em vários setores, mas o icônico vestido mini de Oscar de la Renta (abaixo) unificou o movimento. Depois dele os diretores criativos da marca, Fernando GarcíaLaura Kim, levaram o tema para o universo bridal. Você pode ler -e ver!- mais a respeito na matéria a Revista Constance Zahn Nr. 8.

Com a tendência do Cottagecore focada na vida simples e com forte apreciação pela natureza, é natural que as flores prensadas cheguem ao universo dos casamentos. Os bolos com pressed flowers começaram a aparecer em casamentos Boho antes da pandemia e migraram para outros itens, como papelaria, gastronomia e doces com flores comestíveis, peças de decoração, etc. As pressed flowers são lindas, românticas e combinam com casamento.

Os temas que vão inspirar o estilo dos casamentos 2022

Cottagecore

cottagecore, tendência de casamento 2022

Cottagecore

cottagecore, tendência de casamento 2022

Foto: Owen Gale

cottagecore, tendência de casamento 2022

Dizem que o termo cottagecore foi criado pela comunidade do Tumblr em 2018. Ele nasceu da nostalgia de tempos mais simples no campo, onde cozinhar, colher flores na pradaria, alimentar galinhas e cavalos davam a sensação de conforto e bem-estar. Quem acompanha as tendências de design já notou que móveis e decoração vintage e as cestarias de vime são o must have de 2022. Isso está acontecendo porque, à medida que ansiamos por uma existência livre do COVID, ficamos nostálgicos por um tempo onde não existia este tipo de preocupação e ansiedade.

Na estética cottagecore a decoração tem toque vintage e com cara de casa da avó- uma decoração sentimental com beleza nas imperfeições, com flores frescas do campo e misturas de estampas e estilos de design. Imagine uma casinha de campo escondida no meio de um jardim inglês, como o cottage da Amanda Brooks. É bem por aí.

A estética também está forte quando o assunto é vestido de noiva e acessórios:

Cottagecore é o novo boho, uma evolução natural com texturas mais suaves, cores mais claras e detalhes delicados. Você pode se inspirar neste editorial que fizemos, inspirado nos jardins ingleses de Costwolds.

cottagecore, tendência de casamento 2022

Foto: Fratelli

Bridgerton

A segunda temporada de Bridgerton vem aí e promete ser o mesmo sucesso que a primeira. A obsessão com a era Regency que estamos vivendo com certeza vai ser a grande inspiração nos casamentos de 2022. Paletas de cores com tons de Regency Blue– muito usado na época porque o pigmento Azul da Prússia era recém-inventado, papelaria com citações literárias e letras cursivas, arranjos florais ingleses com glicínias, rosas e hortênsias, e porcelana com estamparia vintage são só alguns exemplos de como a estética do período pode ser usada como tema de casamento. No look da noiva já estamos vendo os vestidos com mangas bufantes e em estilo império, e o retorno das luvas.

Foto: Divulgação

bridgerton, tendência de casamento 2022

Foto: Foto: Charlotte Wise Photography

Casamento celestial

Um romance escrito nas estrelas. Segundo o Pinterest, os millennials estão olhando para o sol, o céu com a lua e as estrelas para se inspirar. Isso não quer dizer necessariamente que o casamento celestial precisa ser traduzido em uma paleta de cores fechada e sombria, mas sim usar tons de azul mais suaves com detalhes metálicos e orgânicos. Este tema funciona super bem ao ar livre, para aproveitar o ambiente natural e o céu estrelado.

casamento celestial, pratos com estrelas, tendência de casamento 2022

Foto via @bygracecarvalho

casamento celestial, tendência de casamento 2022

Foto: Cornelia Lietz

casamento celestial, tendência de casamento 2022

Foto: Carol Oliva

casamento celestial, tendência de casamento 2022

Foto: Jami Laree Photography

Tendências de decoração de casamento 2022

Além da escolha do traje, a decoração do seu casamento é uma das melhores maneiras de deixar a personalidade do casal brilhar no dia do “sim”. Escolher uma decoração de casamento linda, coesa e que reflita o gosto do casal exige um bom planejamento e muita, mas muita inspiração mesmo. Fizemos um post completo onde você vai encontrar muitas ideias de decoração de casamento 2022 para deixar seu dia inesquecível, não deixe de ler!

. . . . . . . . . .

Já segue a gente no InstagramPinterest e Facebook?

Leia mais: As 25 igrejas para casamento em São Paulo mais procuradas

Veja também: Tudo sobre casamento civil: prazos, documentos, regimes de bens e muito mais

Ficha Técnica

Fornecedores do Guia de Fornecedores CZ

Lembrancinhas & Presentes: JO MALONE LONDONGuia de Fornecedores JO MALONE LONDONLembrancinhas & PresentesSão Paulo, São Paulo (Capital), Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Brasília, Paraná, CuritibaPortfólio