Fiz um vídeo recentemente que postei no meu IGTV (@constancezahn) sobre como segurar o bouquet corretamente. O que acontece é que tenho visto muitas noivas segurando de maneira errada, então achei que valia a pena dar essa dica. É só um detalhe… mas detalhes fazem a diferença, não é mesmo?

E como, infelizmente, não posso estar com vocês na porta da igreja para ajudar, coloco o vídeo aqui para quem não assistiu e quiser treinar em casa:

O ponto principal é que o braço não deve formar uma “asa” para trás, como se a noiva estivesse empunhando uma espada. A maneira correta de segurar o bouquet é com o braço levemente flexionado e o punho mais ou menos na altura do ossinho da bacia, como nas fotos abaixo:

Princesa Madeleine um pouco mais de lado – o braço está flexionado, mas não forma uma asa para trás

Inclusive, aproveito para dar uma dica (que já tinha dado no meu livro): o melhor lugar para colocar as mãos (sim, as duas mãos) na hora de fazer as fotos do making of é justamente no bouquet! Mão na cintura não combina com noiva, making of não é foto de look do dia…

Alessandra de Osma, agora Princesa de Hannover, linda e elegante segurando o bouquet com as duas mãos antes da cerimônia

Mas voltando ao assunto do post. Depois que postei o vídeo, surgiram algumas dúvidas de leitoras, e resolvi respondê-las aqui, com imagens, para ficar mais claro:

Quando a noiva entra com duas pessoas

Por tradição cultural ou por significado pessoal, algumas noivas entram na cerimônia com duas pessoas – mãe e pai / pai e padrasto / dois irmãos / etc.

Neste caso, a maneira mais elegante, na minha opinião, é segurar o bouquet com as duas mãos ao centro, enquanto os acompanhantes seguram os braços da noiva (como na foto abaixo à esq). Fica simétrico e, visualmente, o papal de ambos os acompanhantes fica equilibrado.

Quando a noiva entra de braços dados com duas pessoas, o bouquet parece não pertencer a ela (como na foto acima à dir.).

Bouquet de braçada

O bouquet de braçada deve ficar “deitado” sobre o braço, com as flores apontando para o cotovelo. O melhor exemplo para ilustrar é a Lady Mary do seriado Downton Abbey. Abaixo, a noiva em dois momentos: primeiro, antes da cerimônia (vejam, mais um exemplo de “making of” em que a noiva elegantemente segura o bouquet com as duas mãos) e, em segundo lugar, um retrato com o noivo após a cerimônia.

Por fim, para ver como Lady Mary segurou o bouquet ao entrar com o pai  na igreja, dê o play:

Fotos: Reprodução