Para quem, assim como eu, ama casamentos da realeza, 2018 foi o paraíso!! Além do aguardadíssimo grande dia de Meghan Markle e príncipe Harry, o mundo testemunhou também o “sim” da princesa Eugenie e Jack Brooksbank e de Alessandra di Osma e Príncipe Christian von Hannover! Vale a pena rever todos os detalhes:

1. Meghan Markle + Príncipe Harrydefinitivamente, o casamento mais comentado do ano no mundo inteiro!! O “sim” de Meghan e Harry foi um sonho, um verdadeiro conto de fadas marcado pelo amor, pela elegância e pelo respeito. Tudo teve um significado! A Capela de St. George, dentro do Castelo de Windsor, foi o cenário do grande dia! A cerimônia foi super emocionante e respeitou tanto a Família Real, quanto as raízes norte-americanas da noiva. Como já sabíamos, Doria Ragland, a mãe de Meghan (que estava emocionadíssima!), acompanhou a filha durante o trajeto de carro até a capela. Como o pai da atriz não foi ao casamento (oficialmente, por motivos de saúde), ela optou por entrar na Igreja sozinha. Em seguida, foi recebida pelo Príncipe Charles, que a conduziu pelo restante do caminho até o altar. O projeto floral de Philippa Craddock foi um espetáculo à parte! Logo na porta da Capela de St. George, um arco de flores gigante chamava a atenção. Como já havia sido anunciado, a florista usou folhagens do The Crown Estate e do Windsor Great Park e rosas e peônias brancas. E o vestido de noiva? Simplesmente incrível! A responsável pelo look de Meghan foi Clare Waight Keller, da Givenchy, que desenhou um vestido liso e com decote ombro a ombro, para equilibrar a silhueta de Meghan. A tiara que Meghan usaria era outro mistério em torno do casamento! E, mais uma vez, ela surpreendeu a todos ao usar a Queen Mary Diamond Bandeau, cedida pela Rainha Elizabeth. A peça foi criada em 1932 e, em seu centro, carrega o broche que pertenceu à Rainha Mary. Para complementar, ela usou brincos discretos (o modelo Galanterie) e pulseira da Cartier.

2. Princesa Eugenie de York + Jack Brooksbankcinco meses depois de Meghan e Harry, foi a vez da princesa Eugenie e Jack dizerem o “sim”! O cenário também foi a Capela de St. George, no Castelo de Windsor, que recebeu decoração floral assinada por Rob van Helden. As flores em tons de rosa, marsala e laranja + folhagens + troncos foram uma bela escolha para o casamento outonal. A princesa Eugenie estava muito bonita com seu vestido de noiva de decote V aberto na frente e nas costas e mangas longas, assinado por Peter Pilotto. A parte de trás do vestido tinha uma espécie de basque assimétrica/irregular interessante. Um detalhe legal foi o fato de Eugenie ter dispensado o véu, porque queria deixar a sua cicatriz das costas aparente. A princesa passou por uma longa operação na coluna aos 12 anos, por conta de escoliose, e hoje fala muito sobre o tema, é patronesse do hospital ortopédico e exibir a cicatriz foi uma forma de ela mostrar como as marcas não nos deixam menos bonitas! Para a surpresa de todos, Eugenie não usou a tiara de York! No lugar dela, uma poderosíssima tiara do acervo da Rainha, a Greville Emerald Kokoshnik Tiara, adornada de muitos diamantes e 6 grandes esmeraldas – só a esmeralda central tem 93.70 quilates! O cabelo curto foi preso em um coque baixo, com fios soltos, que deixaram o coque menos formal e enfeitou lindamente o rosto. E a maquiagem foi bem leve, com bochechas “saudáveis”e brilho rosado nos lábios.

3. Alessandra di Osma + Príncipe Christian von Hannovero “sim” de Alessandra e príncipe Christian foi o primeiro casamento da realeza em 2018! O casal escolheu Lima, cidade natal da noiva, como cenário do grande dia! A cerimônia religiosa aconteceu na tradicional Basílica Menor e Convento de São Pedro e depois os convidados seguiram para um almoço no Club Nacional. À noite, houve uma cocktail party na casa Berckmeyer, propriedade da família da noiva. E para encerrar as comemorações, no dia seguinte, uma festa black tie no Museo Pedro de Osma. O tão aguardado vestido de noiva foi criado pelo estilista espanhol Jorge Vázquez, que desenhou um modelo clássico e fechado, de gazar de seda e renda chantilly, com longa cauda. Na cabeça, a imponente tiara floral de diamantes da Casa de Hannover. Véu de tule de seda, coque baixo, maquiagem leve (como de costume), brincos discretos e bouquet pequeno – tudo na medida certa da elegância!

*Também tivemos o casamento de Celia McCorquordale e George Woodhouse e, como ela é sobrinha da princesa Diana, optamos por fazer uma menção honrosa aqui na retrospectiva da realeza! O “sim” aconteceu em Lincolnshire, e Celia foi uma noiva clássica, com vestido de blusa de renda e mangas 3/4. Para complementar o look, ela escolheu a famosa tiara Spencer, usada por Lady Diana em seu casamento!