Os casamentos clássicos e contemporâneos são eternas referências para as noivas! E por isso, não poderíamos abrir a nossa Retrospectiva 2018 de outra forma! Vem ver a seleção com 10 casamentos clássicos e contemporâneos que publicamos no site no ano que passou!

1. Deborah + Leoo casal disse o “sim” na Capela Santa Ignez, no Rio de  Janeiro, em uma cerimônia diurna, como Deborah sempre quis. Com “ar de casa”, a decoração em verde e branco teve rosas, orquídeas, folhas de eucalipto e até suculentas no projeto floral. A louça em azul e branco complementou o conceito, deixando-o ainda mais charmoso! Ecila Antunes foi a escolhida para assinar o menu do casamento, e só recebeu elogios dos noivos e dos convidados! O jantar foi servido em serviço americano, com ilhas gastronômicas de risoto. O bar, comandado pela Help, também foi um sucesso! Para escolher o vestido de noiva, Deborah partiu de uma tradição da família do noivo: a mantilha com que a avó, a mãe, a madrinha e a prima dele se casaram. Deixando que a peça ficasse em evidência, o modelo assinado por Nanna Martinez, da Whitehall, era liso e clean, porém impactante! A beleza clássica de Deborah teve coque baixo, complementado por acessório de flores de Miguel Alcade.

2. Paula Thomé + Roberto Ranieri Sobrinho: tradicionais, Paula e Roberto escolheram a Igreja Nossa Senhora do Brasil como cenário do “sim” – que ficou ainda mais emocionante com as músicas tocadas pelo Coral Del Chiaro Bridal GuideCORAL E ORQUESTRA DEL CHIAROCoral & OrquestraSão Paulo, São Paulo (Capital)Portfólio. Já para receber os 480 convidados, os noivos optaram pelo Buffet França, que também cuidou do menu do casamento. O Tartar de salmão ao molho oriental e crocantes e os Camarões ao molho de champagne e uvas verdes foram alguns dos sucessos do cardápio! A decoração seguiu o estilo clássico, em verde e branco, com muitas folhagens e uma iluminação aconchegante. Nanna Martinez, da Whitehall, foi a escolhida para fazer o vestido de noiva de Paula. Com saia em A e mangas longas, o modelo tinha forro nude que destacou o tule point d’esprit e as aplicações em rendaComo não gosta de coque, Paula escolheu um penteado meio-preso, que foi complementado pelo véu da melhor amiga – o something borrowed da noiva!

3. Maria Jimena + JonasMaria Jimena e Jonas tiveram um ano e meio para organizar o casamento, e contaram com a assessoria de Daniela Macek. Como as duas famílias são tradicionais, eles optaram pela cerimônia na igreja, e escolheram a Nossa Senhora do Brasil. Cenário da festa para 350 convidados, o Contemporâneo 8076 conquistou o casal pela arquitetura e ganhou cores vibrantes para o grande dia. A decoração alegre combinou o boho-chic com o moderno. Maria Jimena sabia exatamente o que queria para o vestido de noiva, e Camila Chain foi a responsável pela missão. Com mix de renda e aplicações 3D, o modelo tinha decote amplo nas costas, como a noiva sempre sonhou. Para a cerimônia, Maria Jimena optou por coque clássico, que foi substituído pelo meio-preso para a festa. O toque final foi a peça de Miguel Alcade.

4. Mariana Longato + Raphael Soréassessor Miguel Kanashiro foi quem ajudou Mariana e Raphael com os preparativos do casamento, que duraram um ano e seis meses. O “sim” aconteceu na Paróquia Assunção de Nossa Senhora, em São Paulo, seguido pela festa na Hípica Santo Amaro. A noiva queria uma decoração totalmente clássica! Com projeto floral em verde e branco, o conceito teve muito dourado, prata e cristal (que apareceu nos lustres da Began & Baccarat). O clássico também norteou a escolha do vestido de noiva, que teve assinatura de Luciana Collet. Todo rendado e com mangas longas, o modelo foi complementado por véu duploacessórios de Miguel Alcade

5. Natalia Cecarelli + Mauricio Fajollicom pouco mais de um ano para organizar o casamento, Natalia e Mauricio contaram com a assessoria da Jah! Eventos. Para o casal, era importante casar naIgreja – e eles escolheram a Capela Imaculado Coração de Maria, em São Paulo. Já a festa aconteceu no Buffet França, eleito pelo casal não só pelo espaço, mas também pela gastronomia. Com serviço americano, o jantar teve especialidades como Gnocchi de zucchini com azeite trufado e fios crocantes de zucchini e a Pescada alta com crosta de amêndoas e fios de alho poró. A decoração, assinada por Mariana Bassi, teve itens em cobre e cerâmica celadon. As cores favoritas da noiva, fúcsia, marsala, amarelo e verde, deram vida ao projeto, que também teve mobiliário clássico da 100% Eventos. Com bordados, renda e volume, o vestido desenhado por Camila Chain era exatamente o que Natalia queria para o grande dia. TatMake cuidou da beleza da noiva e foi fundamental para a escolha de cada detalhe – inclusive dos acessórios da Casa Vasconcellos. As fotos do casamento ficaram por conta de Ricardo Hara.

6. Luiza + MuriloLuiza sempre quis um casamento tradicional! Então, para o “sim”, Murilo e ela escolheram a Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em São Paulo. Já a festa para 800 convidados aconteceu no Hotel Unique, que conquistou os noivos pela versatilidade e também pela gastronomia. Para a decoração, Luiza queria uma “floresta com romantismo”, mas fugindo do clichê. Então, as flores foram concentradas no salão de entrada e na mesa de doces. Dentro do salão, o verde tomou conta, com muitas folhagensAssinado pelo chef Emmanuel Bassoleil, do Hotel Unique, o menu teve uma ilha única e central com 18 metros de comprimento! O cardápio tinha toque de comida brasileira, e a caldeira de frutos do mar com arroz de coco foi um dos destaques! Luiza queria um vestido de noiva sob medida, e o resultado foi um modelo rendado, romântico e com saia rodada. Um toque moderno: os bolsos nas laterais! A beleza da noiva foi composta por coque baixo com flores de laranjeira de cetim e véu longo.

7. Samara Costa + Marcio Spinellidepois da cerimônia na Igreja Nossa Senhora do Brasil, Samara e Marcio receberam os convidados na Casa Petra. Como sempre sonhou em casar no campo, a noiva quis que a decoração trouxesse um pouco do cenário para o grande dia. Então, a 1-18 Project apostou em tons de rosa e vermelho, que apareceram no projeto floral de André Pedrotti e também em detalhes como toalhas, sofás e cadeiras. Com serviço franco-americano, o jantar foi desenvolvido por Vivi Barros. A Help Bar cuidou dos drinks, e caprichou na criatividade. A Fleur de Sucre fez cinco bolos, todos com detalhes em ouro rosé e com elementos geométricos. Durante a festa, o número de Tap Jazz, com André Tonanni, e o DJ Jhony Nilsen, os dois da Showtime Produções, animaram os convidados! Para desenhar o vestido de noiva, Samara escolheu a estilista e amiga de infância, Luciana Collet. O resultado final foi um semi-sereia de tule point d’espritrenda italiana e arabescos. Sete mil pérolas, vidrilhos e cristais Swarovski garantiram o brilho do look, que ainda ganhou forro nude para evidenciar cada detalhe. A beleza de Samara ficou por conta de Jr Mendes, que elaborou um penteado semi-preso com maquiagem com olhos marcadosVinicius Credidio foi o responsável pelo vídeo do casamento, que ficou moderno e criativo, mas também cheio de emoção e sensibilidade.

8. Carolina Marraccini + Raphael Lunardelli Barretocomo morou fora do Brasil por seis anos, Caroline fazia questão de que o casamento fosse em São Paulo. E o primeiro passo dos preparativos, que duraram um ano e sete meses, foi contratar a assessoria da Toda de Branco. Depois do “sim” na tradicional Igreja Nossa Senhora do Brasil, os noivos receberam os 600 convidados na Casa Fasanodecoração teve mix de clássico e contemporâneo, e o projeto floral de André Pedrotti contou com tulipas rosa e orquídeas brancas. Os móveis em madeira, os lustres de cristal e as peças em prata reforçaram o lado clássico da decoração. Já o ar contemporâneo ficou por conta das mesas de vidro e espelhadas em estilo veneziano. Com flores em tons de rosa, o bolo do The King Cake combinou perfeitamente com a decoração. O Buffet Fasano desenvolveu o menu do casamento, que teve ilha de frios, jantar e lanchinho da madrugada. O vestido de noiva de Caroline era todo coberto por bordados e brilho delicado, com saia em A e mangas longas. Seguindo o estilo clássico, Carolina optou por coque baixo e maquiagem com destaque para os olhos.

9. Ana Carolina Minutti + Gustavo Alves: Igreja Santa Terezinha, em São Paulo, foi o palco do “sim” de Ana Carolina e Gustavo. A festa para 250 convidados teve decoração assinada por Roberta Fasano, que desenvolveu um conceito clássico em cores neutras e tradicionais. Apostando no verde e branco, o projeto floral de André Pedrotti complementou o conceito. Em total sintonia com a atmosfera do grande dia, Ana Carolina escolheu um vestido de noiva todo liso, com saia ampla e um laço valorizando a silhueta. O cabelo foi todo preso em um coque, que recebeu um véu rendado. O vídeo do Ateliê Filmes ficou lindo (destaque para a emoção do casal na hora da entrada da noiva na Igreja!!), e o Same Day Edit fez sucesso durante a festa!

10. Luana Trindade + Estevan Ferrazum mês após o pedido, Luana reservou a data na Igreja – e decidir o local da cerimônia foi fácil, já que ela sempre quis casar na Capela de Nossa Senhora de Fátima, em Ribeirão Preto. Renato Aguiar cuidou da decoração e do buffet do casamento, e só recebeu elogios dos noivos! Em verde e branco, o projeto seguiu o estilo clássico, com rosas, tulipas e orquídeas no projeto floral e lustres de cristal Began & Baccarat. O menu foi sucesso absoluto entre os convidados, com destaque para o Cordeiro agridoce e o Arroz de Mariscos. A Flairs Coquetelaria cuidou do cardápio de drinks, que contou com receitas como Cosmopolitan, Moscow Mule e vários tipos de gin tônica. Para o vestido de noiva, Luana tinha alguns pedidos especiais: mangas longas, renda e gola alta – que foram atendidos. A beleza da noiva teve assinatura de Cris Rozzini, que cuidou de Luana do começo ao fim. A Eduardo Convites assinou toda a papelaria do casamento, e  convite clássico ficou ainda mais chic com acabamento metálico. Quem fotografou todos os detalhes do grande dia foi Paulo Villas Boas.