Quem devo convidar do trabalho para o meu casamento? Este é um tema muito pedido pelas nossas leitoras! E, pensando em tirar as principais dúvidas referentes ao assunto, pedimos ajuda ao Elizeu Rocha, da Rocha Cerimonial. Dá uma olhada nas dicas dele:

1 – Como posso dizer para os colegas de trabalho que eles não serão convidados para o casamento?

A forma mais elegante de dizer é que será uma festa mais familiar. Uma segunda opção é dizer que o orçamento ficou muito maior do que imaginavam e precisaram cortar custos. Lembrando sempre que, se não é intenção convidar, manter a descrição no ambiente de trabalho na época dos preparativos também ajuda bastante.

2 – Não conheço a namorada(o)/esposa(o) do meu colega de trabalho, preciso convidar? Não queria ter que convidar quem não conheço, se estou cortando pessoas que conheço para fechar a lista.

Se são namorados, seria deselegante de sua parte não convidar. Além do mais, caso a presença da pessoa seja importante, vale a pena ponderar, já que as chances do convidado ir sozinho são realmente pequenas.

3 – Convidei meu chefe, ele adorou e perguntou se poderia levar os três filhos. Minha lista está no limite, o que devo fazer?

Nesse tipo de situação somente a sinceridade te salva. Explique que o convite é só para ele e esposa, uma vez que seu número de convidados e o espaço para festa foram planejados pelo número de convidados.

Gosto de lembrar ao casal que a festa é para ser um momento especial para eles, e que as pessoas queridas a tornam ainda mais especial. Então não é uma questão do que as pessoas vão pensar do convite ou não convite, mas qual a importância da presença dessas pessoas, o quanto elas tornarão a lembrança especial. E, sendo assim, nessa situação o casal precisa ponderar se há chances da família não ir por conta dos filhos, e se isso o afeta, antes de tomarem a decisão do que responder.

4 – Na minha equipe direta de trabalho, só gostaria de convidar uma ou duas pessoas, tudo bem? Preciso pedir sigilo e discrição?

Tudo vai depender da postura dos noivos durante os preparativos do casamento, se nunca conversam sobre o assunto, as próprias pessoas já estão “preparadas” para não serem convidadas. E tem outro detalhe a ser levado em consideração: a importância do vínculo com quem vou convidar ou não. Ou seja, se é uma pessoa que não tem muita relevância para o casal, por que se preocupar com o que vão pensar? Por outro lado, se é uma pessoa importante, nesse caso, o convite justifica qualquer mal estar com quem não foi convidado.

5 – É de bom tom convidar os chefes? Se sim, até que nível hierárquico devo convidar?

O convite para mim se estende as pessoas que tem ligação com o casal de forma direta ou indiretamente. Se você só tem relação de trabalho com seu chefe, e mais nada, não vejo motivo de convidá-lo.

6 – Convidei todo mundo do trabalho, mas entrou um funcionário novo e já tinha fechado a lista. Preciso convidar?

Não, até porque não tem intimidade nenhuma com o colega que entrou.

. . . . . . . . . .

Já segue a gente no InstagramPinterest e Facebook?

Leia mais: Quantos drinks colocar no bar do casamento

Veja também: Todos os casamentos organizados pela Rocha Cerimonial