Eu sempre falo que, para emagrecer, é preciso mudar os hábitos alimentares. Não existe milagre, não é mesmo? Mas não podemos desprezar o potencial de certas plantas que, em conjunto com uma alimentação saudável, ajudam a diminuir o ponteiro da balança. Afinal de contas, para noivas que querem perder peso de maneira saudável, toda a ajuda é bem vinda!

Para começar, e nem poderia ser diferente, vou falar do chá verde. Ele é um dos fitoterápicos mais estudados e, entre outros benefícios, ajuda a perder peso. Seu efeito já foi comprovado por diversas pesquisas em humanos. Uma de suas substâncias, chamada catequinas, inibe uma enzima que atrapalha o mecanismo de perda de gordura e eleva o gasto calórico, além de dar mais disposição. A melhor maneira é fazer na forma de chá mesmo, podendo ser quente ou gelado. Lembre-se que não é para tomar 1 litro de chá, bastam 2 xícaras ao dia. Aumentar a dose pode causar efeitos colaterais e não aumentar o emagrecimento.

A pholia negra, cujo o nome cientifico é Ilex paraguariensis, a erva mate, mostrou benefícios em estudos feito com ratos. Os ratinhos que receberam a erva mostraram redução de 10% de sua massa corporal. Seu mecanismo de ação é pelo efeito sacietógeno, que desacelera a atividade do estomago, deixando a pessoa saciada por mais tempo. Pode ser utilizada em cápsulas ou extratos.

Para um efeito mais a longo prazo, o óleo de cartamo é uma outra opção. Estudos mostram seu efeito na perda de peso após 6 meses de uso. Este deve ser ingerido antes das refeições, seus ácidos graxos essenciais aumentam leptina, hormônio de saciedade.

Outras plantas possuem efeitos indiretos na perda de peso, como por exemplo as plantas calmantes. Elas pode afastar a ansiedade e controlar a famosa compulsão alimentar, como por exemplo a camomila, mulungu, passiflora, alecrim, etc. O ideal é fazer uma combinação dessas plantas. Mas para isso procure um profissional que monte a melhor fórmula para você!

Até a próxima!

Drª Karina Al Assal é nutricionista graduada pelo Centro Universitário São Camilo, especialista em nutrição clínica pelo Hospital Sírio Libanês, especialista em nutrição clínica funcional pelo Instituto Valéria Paschoal, mestranda em nutrição e cirurgia metabólica do aparelho digestivo pela Faculdade de Medicina de São Paulo e graduanda em fitoterapia funcional. Envie dúvidas e sugestões para o e-mail karina@karinaalassal.com.br