O anel de noivado é um dos primeiros passos nos preparativos de um futuro casamento. A aliança, por sua vez, é a joia que simboliza a união e o compromisso do casal! E, por isso mesmo, escolher ambos os anéis é uma tarefa que exige a atenção dos noivos: enquanto o gosto pessoal pode ditar o design, é preciso estar bem informado sobre os metais disponíveis, visto que a joia será usada todos os dias, para sempre.

No Brasil, a mais tradicional é a aliança de ouro amarelo. Nas grandes joalherias internacionais, as alianças de platina são muito procuradas, porque fazem par com os anéis de noivado de platina, os mais vendidos. E os casais que preferem metais brancos frequentemente se perguntam qual a diferença entre o ouro branco e a platina. Embora esteticamente possam ser parecidos, diferenças importantes separam os dois metais.

Cor

Ambos os metais são brancos, certo? Não exatamente. O ouro é amarelo e precisa ser misturado a outros metais, como prata, paladio e níquel, para se atingir o tom. E dependendo da qualidade, a joia de ouro branco pode variar de tom.

Já a platina, que é um metal mais raro que o ouro, é naturalmente branca.

Composição

A platina é considerada um dos metais mais puros disponíveis no mercado, visto que a joia precisa ter, no mínimo, 95% do material para ser considerada de platina. Enquanto isso, joias de ouro permitem diferentes porcentagens: as de 14 quilates, possuem 58,5% de ouro; as de 18 quilates, 75%.

Justamente pela adição de níquel, algumas pessoas podem ter reações alérgicas ao ouro branco. Para elas, o mais indicado é a platina, que é hipoalergênica.

À esq., aliança Love de ouro branco e diamantes. À dir, aliança Love de platina. Ambas da CartierGuia de Fornecedores CARTIERAlianças e JoiasSão Paulo, São Paulo (Capital)Portfólio

Durabilidade e manutenção

Por ser mais densa, a platina é mais pesada e, portanto, mais forte e durável. Ao contrário do que muitos pensam, no entanto, esse metal não é a à prova de arranhões. Com o passar do tempo, podem surgir marcas na superfície, que podem ser resolvidas com polimento.

Anel de noivado Tiffany Setting, em platina.

O ouro branco, por outro lado, não risca ou perde o brilho facilmente, visto que, quando o metal sofre impacto, uma pequena parte dele se solta, o que gera um desgaste lento. No entanto, para que a peça não fique amarelada, ela deve receber banhos de ródio periodicamente.

Custo

O ouro branco tem um preço mais em conta que a platina. Alguns fatores tornam a platina consideravelmente mais cara: além de sua composição pura, o material demanda mais expertise do profissional, visto que requer ferramentas especiais e uma temperatura extremamente alta para que possa ser trabalhado. A raridade deste metal também o torna mais valioso, assim como a quantidade de metal necessária para fazer a peça. Especialistas do mercado de metais preciosos estimam que o valor deva permanecer em alta devido à crescente demanda.

Solitário 1895, da Cartier, em platina

. . . . . . . . . .

Já segue a gente no InstagramPinterest e Facebook?

Veja também: Em que mão se usa o anel de noivado?

Ficha Técnica

Profissionais do Guia de Fornecedores CZ

Alianças e Joias: TIFFANY & CO.Guia de Fornecedores TIFFANY & CO.Alianças e JoiasPortfólio
Alianças e Joias: CARTIERGuia de Fornecedores CARTIERAlianças e JoiasSão Paulo, São Paulo (Capital)Portfólio