No checklist do grande dia, a beleza está entre os principais pontos da lista dos noivos. E para os que estão preocupados com a queda de cabelo, a médica dermatologista Dra. Fabiana Cório (CRM 104452 | RQE 44200) dá as dicas“Nos últimos anos, uma das queixas mais comuns no consultório médico é relacionada a queda de cabelos, problema que vem interferindo na autoestima e na vida social de quem vem sofrendo desse mal. Mas porque isso acontece? Todas as causas de queda de cabelos são iguais ? E para nos espantarmos, a calvície hoje acomete tanto homens quanto mulheres. E a verdade é que nem todas as causas de queda de cabelos são iguais, por isso é importante fazer um diagnóstico preciso e correto para se realizar um tratamento específico para cada diagnóstico e assim alcançar um resultado favorável.”, explica a médica.

– Quais são as possíveis causas da queda de cabelo?

“Podem ser divididas em dois grandes grupo, sendo eles: é o eflúvio telógeno, que é uma causa “natural”, onde a pessoa não sofre de doenças genéticas mas sim apresenta um estresse no organismo temporário, que acaba desencadeando a queda. O eflúvio telógeno esta relacionado com dietas, regimes para perder peso, pós-parto, anemia e infecções em geral, desde gripes comuns a estados mais graves. Esse tipo de queda, geralmente é reversível desde que tratamos a base como anemia, desnutrição, etc. E em alguns meses todo seu cabelo é restabelecido. 

A segunda causa de queda de cabelo é a ‘alopecia androgenética’ ou calvície, que acomete muitos homem que apresenta um padrão de ‘entradas’ na região da frente dos cabelos e acomete muito a região superior da cabeça. Esse tipo de queda, é transmitida geneticamente, tanto de pais quanto de mães e apresenta uma evolução insidiosa, levando anos a se apresentar completamente. O curioso é que os pacientes não se queixam de queda de cabelos propriamente dito, mas quando notam, ja estão com a calvície e não se deram conta disso.”

– E quais os tratamentos possíveis para esses dois casos?

“Quando falamos em tratamento, atualmente, a medicina evoluiu muito e com o diagnóstico correto, a chance de reversão é grande e satisfatória se o diagnóstico também for precoce. Para cada tipo de queda, um tratamento específico deve ser feito e, para isso, deve-se fazer exames de sangue, exames no couro cabeludo e até biópsia se necessário. Tratamentos tópicos e reposições de vitaminas, são os primeiros a serem instituídos, seguidos de lasers de baixa potência e LEDs para otimizar o nascimento de cabelos novos e fortificar os antigos. E se nada der certo para o seu caso? Fique tranquila ou tranquilo, pois os transplantes capilares, principalmente os robóticos executado aqui em São Paulo pelo cirurgião plástico Dr. Mauro Arguello (CRM 114453 | RQE 44232), estão muito modernos, com excelentes resultados. O mais legal desse tipo de transplante robótico capilar é que ele não deixa cicatrizes lineares como a técnica convencional, além de ser mais rápido e mais preciso. A única observação é que deve ser feito seis meses antes do casamento para dar tempo do resultado ficar mais bonito e o mais natural possível.”

Depois dessas dicas para queda de cabelo, a Dra. Fabiana Cório reforça: “lembre-se de sempre procurar um profissional capacitado para realizar a melhor escolha do seu tratamento, para cuidar da ‘moldura’ do seu rosto para que você esteja confiante e seguro no dia mais importante da sua vida.”

. . . . . . . . . .

Já segue a gente no InstagramPinterest e Facebook?

Leia mais: Conheça os tratamentos com ácido hialurônico para o casamento

Veja também: Os tratamentos modernos para celulite e gordura localizada