case-saudavel-1

Tenho observado uma grande preocupação com a alimentação saudável. Acho ótimo, desde que não vire uma neurose ou obsessão. Todo apelo feito na publicidade, imprensa e nas mídias sociais, além da constante busca por um corpo perfeito, acabaram criando um novo transtorno alimentar: a ortorexia.

O distúrbio consiste na obsessão pela ingestão de alimentos saudáveis. Normalmente, começa de forma inocente até virar um transtorno alimentar. A pessoa começa a ingerir alimentos mais saudáveis e, com o passar do tempo, torna-se cada vez mais preocupada com a pureza dos mesmos, com o que comer, com a quantidade de comida e os pequenos “deslizes” cometidos na alimentação – que levam a autopunições, que vão desde jejuns até o excesso de exercícios físicos.

O foco de um ortoréxico está na qualidade dos alimentos que ingere e em rígidas regras alimentares. A fixação passa a ser tamanha que o problema começa a atrapalhar atividades e interesses e prejudicar relações afetivas. O tratamento consiste na admissão do problema, tratamento das questões emocionais e acompanhamento psiquiátrico ou psicológico.

ortorexia-disturbio-alimentar-saudavel

É importante lembrar que uma alimentação saudável se concentra, acima de tudo, no equilíbrio. Não adianta comer bem apenas três vezes durante a semana e depois “enfiar o pé na jaca”, pois isso não é o suficiente para manter sua saúde em dia, prevenir doenças ou até mesmo conquistar um bom peso. Mas só pensar em comida o dia inteiro também não tem nada a ver com saúde: obsessão não combina com vida saudável.

A menos que você seja alérgico, intolerante ou tenha problema com um ou outro alimento específico, não vejo por que deixar de ter prazer comendo de vez em quando aquela comida que você ama!

E, outra, você não vai deixar de experimentar os docinhos do casamento só porque são feitos com açúcar refinado, leite e gordura, não? Saia dessa neura e aproveite o momento. Tudo é uma questão de equilíbrio.

Em tempo! Não vejo a hora de começar a provar os bem-casados do meu grande dia!

Até a próxima,

Karina

Drª Karina Al Assal é nutricionista graduada pelo Centro Universitário São Camilo, especialista em nutrição clínica pelo Hospital Sírio Libanês, especialista em nutrição clínica funcional pelo Instituto Valéria Paschoal e mestranda em nutrição e cirurgia metabólica do aparelho digestivo pela Faculdade de Medicina de São Paulo.