case-saudavel-1

Vocês vão notar que os meus próximos três posts serão um pouco diferentes. Tudo porque me caso no final de agosto (!!!) e quero contar um pouco para vocês de como estou fazendo para me preparar para o meu grande dia.

Sempre mantive uma alimentação saudável (como todo mundo espera de uma nutricionista, certo?), mas também adoro sair para jantar, comer bem e tomar um bom vinho. Faço tudo com moderação, claro. Mas nunca me privei de nada disso, já que nos demais dias tento me manter sempre na linha.

Teve uma época em que engordei quase 12 kg por conta de um problema hormonal, mas quando comecei a entendê-lo e consegui controlar a situação, voltei ao meu peso habitual.

Adoro doces, então um chocolatinho amargo sempre esteve na minha dieta. Exercícios físicos sempre fizeram parte da rotina: fiz triathlon, meia maratona, musculação… e por aí vai.

Quando fui pedida em casamento, estava no meu peso normal… Talvez uns 2kg acima, pois estava viajando e comendo um pouco mais que de costume. Mas, mesmo assim, no dia em que comprei o vestido, em novembro do ano passado, veio aquela “paranóia” de que não poderia mais engordar um grama até o dia do casamento.

my-wedding-is-coming-soon-1

O vestido

O vestido foi comprado na primeira loja de noiva que entrei! Estava em Chicago com meus pais e meu namorado e marquei um horário em uma loja só para ter uma ideia de preço, mas não tinha noção que iria decidir tão rápido. Tinha pouco tempo por lá, fui à loja três vezes e, na última, fechei a compra.

Voltei de viagem e continuei minha rotina normalmente. Iria buscar o vestido em maio para última prova e ajustes finais. Nesse meio tempo, foquei ainda mais na minha alimentação e treinos. Afinal, toda noiva quer estar impecável no dia do casamento. Mas tentei fazer tudo sem neura. Acho que um estilo de vida saudável não combina com neurose.

Para vocês terem ideia de como são os meus treinos, vou contar um pouco como funciona. Treino todos os dias de manhã. Começo bem cedo, às 6h, para dar tempo de estar no consultório às 9h. Faço musculação e corrida 2-3 vezes por semana. Não sigo muitas regras, mas tento descansar pelo menos um dia na semana. Às vezes, tiro até dois dias off.

Não tomo nenhum suplemento como whey protein ou outros para ganho de massa. Para falar a verdade, acho o sabor bem enjoativo e não quero ganhar muita massa. Mas não tenho nada contra, costumo prescrevê-lo e até fiz uso, mas hoje em dia não sinto tanta necessidade. Tomo apenas complexo B e magnésio.

Antes dos treinos, costumo comer dois biscoitos de arroz com geleia ou uma fruta. Depois do treino, normalmente tomo um suco verde ou iogurte com aveia e granola.

vestido-dieta-medidas-noiva

Almoço no consultório

Nesse período, outra coisa que fez bastante diferença pra mim foi levar meu almoço para o trabalho. Além de ser mais saudável, consigo colocar uma porção certinha e, assim, não como a mais.

Normalmente, levo um tubérculo como batata doce ou mandioquinha. Como fonte de carboidrato bom, costumo escolher milho, quinoa ou abóbora e uma proteína que varia entre ovo, frango ou carne. Não gosto de levar peixe para o consultório, por conta do cheiro forte que fica. Sempre incluo legumes ou verduras cozidas.

No meio da tarde, vario entre castanhas, bananinha, barra de proteína ou um milho cozido com sal. No jantar, costumo comer sopa com alguma proteína, até porque meu namorado também entrou na dieta para o casamento. E em algum momento do dia, sempre como 30g de chocolate amargo ou amêndoas com chocolate. Assumo: sou chocólatra, mas não passo dos 30g, risos.

No final de semana é sempre um problema. Como disse, adoro vinho e costumo deixar um dia livre para tomá-lo. Mas está ficando cada vez mais difícil. A ansiedade está apertando e acabo tendo vários eventos – encontrar amigos para entregar convites, viagem com as amigas, degustações – e todos pedem um bom vinho.

O cansaço também está apertando e isso me deixa com mais preguiça de ir à academia, mas sempre penso: “Estou na reta final, não vou desistir agora!”. Assim, me forço a manter a rotina.

barra-de-cereal-amendoas

Chás ajudam!

A vontade de doce está cada vez maior, mas quando isso acontece eu costumo correr para as minhas amêndoas ou chocolate (ainda nos 30g), porque se eu ficar sem, fico atacada! Outra coisa que mata minha vontade de doce é pasta de amendoim. É uma ótima opção, pois tem gordura, pouco carboidrato e te deixa saciada. Pode ser inclusa no lanchinho para noite.

Ah! Não posso me esquecer dos chás. Gosto muito e sempre costumo tomar algum mix de chá detox que tenha chá verde, hortelã, cavalinha, etc. São bem diuréticos, portanto, ótimos para tomar nos dias pré-casamento.

E, para acabar com o suspense, quando fui buscar meu vestido em maio, estava exatamente com o mesmo peso de quando comprei, mas as medidas estavam bem menores. Desde então, não o provei novamente, mas espero que no dia do casamento ele esteja igual! Depois conto para vocês como foi.

Até a próxima,

Karina.

Drª Karina Al Assal é nutricionista graduada pelo Centro Universitário São Camilo, especialista em nutrição clínica pelo Hospital Sírio Libanês, especialista em nutrição clínica funcional pelo Instituto Valéria Paschoal e mestranda em nutrição e cirurgia metabólica do aparelho digestivo pela Faculdade de Medicina de São Paulo.