Menu brasileiro para casamentos
“Meu noivo é estrangeiro e vamos nos casar no Brasil. Como a família e amigos dele virão para cá, acho que seria bacana servir um menu brasileiro, mas tenho medo que não fique sofisticado, já que a comida brasileira tende a ser pesada… Alguma sugestão?”
Recorremos a quem entende do assunto para responder com propriedade, já que não somos da área gastronômica… Por isso, convidamos a chef Martha Bender, do buffet Banqueting, que faz uma das melhores feijoadas de São Paulo (entre outras coisas deliciosas, claro!), para responder.
Para elaborar o cardápio, comecei a pensar em diversos pratos. Alguns deles nem são originalmente brasileiros, mas em um país tão miscigenado como o nosso acabaram sendo adotados por nós e, às vezes, adaptados. Fiz algumas sugestões que podem agradar a todos os convidados, não necessariamente apenas aos gringos. O menu pode ser para um casamento na fazenda, na praia, um almoço ou simplesmente se os noivos curtirem comida brasileira.
COQUETEL:
– Beiju: cada buffet tem sua maneira de fazer, eu gosto muito com tatar de pupunha gratinado ou com parmesão e manteiga
– Mini Cuscuz: que pode ser de camarão, peixe, legumes. Gosto dele também servido no buffet como o molho à parte
– Bobó de camarão: é uma delicia e, no coquetel, pode ser como recheio de vol-au-vent ou tartellete. Outra opção é em cumbuquinhas, acompanhado de pirão ou purê de mandioca ou até mesmo como recheio de ravioli que fica uma delícia.
– Comidas de boteco: são muito descoladas, como mandioca e polenta frita, coxinhas, bolinhas de queijo, empadinhas, bolinho de bacalhau, bolinha de carne seca com abóbora, pasteis e afins. As pessoas têm muito preconceito com esses itens, mas quando bem feitos e apresentados com charme são uma gostosura, não tem quem não goste!
– Creme de abóbora: para esquentar a alma neste inverno! Abóbora pode ser servida também em forma de purê com carne seca em cima.
– Escondidinhos: variados sempre são uma boa pedida. Eles podem ser de mandioquinha com camarão, polenta com ragu de carne, purê de batata com carne moída e azeitonas. Para os vegetarianos pode ser feito com polenta e ragu de mix de cogumelos. Temos também o famoso prato mineiro: a vaca atolada que nada mais é que purê de mandioca com carne de costela bovina desfiada e couve.
PRATOS PRINCIPAIS:
– Picadinho com arroz, farofa de banana da terra e crisps de couve
– Feijoada, por que não? caso seja um almoço despojado
– Moqueca de robalo com camarões e pirão é muito gostosa só tomar cuidado com o azeite de dendê para não ficar muito pesado, assim pode ser servido muito bem em um jantar
DOCES (A mesa de doces é uma coisa típica brasileira. Essa fartura toda deixa qualquer estrangeiro boquiaberto):
– Que tal uma goiabada cremosa com mascarpone? Ou um souflé de goiabada com calda de catupiry, para pequenos casamentos?
– Pudim de claras com creme inglês é um de meus pratos prediletos, apesar de não ser tão brazuca assim. Temos também pudim de leite, de tapioca, manjar branco. Aliás, ô povo que curte pudim é o nosso, hein!
– Pavê é uma coisa super caseira, mas com uma pitada de sofisticadão fica bem bom. Chega até a combinar com o nosso clima se for feito com frutas vermelhas ou maracujá
– Doces em calda com requeijão e um belo queijo fresco pode ser muito charmoso em belas peças de cristal!
– Frutas da estação laminadas para os estrangeiros que adoram ver toda essa nossa variedade
– Cocada mole, doce de leite e ambrosia são doces de fazenda que fazem o maior sucesso
– Brigadeiros enrolados, de colher, nos copinhos – um clássico e nostálgico doce que lembra nossa infância
CAFÉ:
– Sequilhos que derretem na boca
– Bolo de rolo bem fininhos
– Casadinhos de goiaba
– Biscoitinhos de castanha de caju
Na madrugada, podem ser feitas tapiocas na hora, caldinho de feijão ou até mesmo nosso bom e velho amigo, o pão de queijo.
Ah, e não podemos nos esquecer do bem-casado, nosso amado doce-lembracinha!
Tenho certeza que não há quem resista e não fique encantado com nossos temperos e jeitinho brasileiro de ser!”
Fotos: Banqueting