No #TBT da Revista CZ de hoje, uma matéria muito especial, que celebra a carreira da estilista Wanda Borges,Guia de Fornecedores WANDA BORGESVestidos de noivaSão Paulo, São Paulo (Capital)Portfólio que além de ser uma das grandes referências nacionais em moda bridal, vem a ser a minha mãe. E como pude acompanhar de perto boa parte dessa trajetória e muitas de suas criações, só posso dizer que tenho uma admiração enorme por tudo o que ela construiu e uma gratidão infinita por tudo o que ela me ensinou (e ainda ensina!)! Dito isso, segue a matéria que foi publicada na Revista Constance Zahn Nr.7:

Manifesto de elegância

carreira de Wanda Borges

( Foto: Larissa Felsen )

Mantilha, point d’esprit, barbatana, nesga, zibeline…Termos que muitas vezes deixam as noivas doidinhas quando os escutam, costumam fazer parte do vocabulário de qualquer estilista que se preze. Mas traduzi-los em vestidos que expressam personalidade é para poucos. E essa arte Wanda BorgesGuia de Fornecedores WANDA BORGESVestidos de noivaSão Paulo, São Paulo (Capital)Portfólio domina com maestria.

Os preciosos tecidos, rendas e formas se espalham por sua vida e obra. Na loja de tecidos do avô, descobriu logo cedo o efeito dos melhores materiais; com a formação em artes plásticas, entendeu a potência do traço e aprimorou o senso de proporção; e no universo bridal, aprendeu a materializar sonhos, expectativas e histórias que fazem parte de um momento muito especial.

A experiência Wanda BorgesGuia de Fornecedores WANDA BORGESVestidos de noivaSão Paulo, São Paulo (Capital)Portfólio começa muito antes da chegada ao altar. Adentrar seu atelier é como abrir as portas de um mundo encantado: a sala em tons de off-white, decorada pela própria estilista, parece nos transportar para Paris. É ali que estão algumas de suas matérias-primas, adereços e um variado acervo de rendas, prontas para encontrar seu lugar no plano exterior. Nesse ambiente de total inspiração, recebe mulheres com os mais diferentes estilos, e com muita sensibilidade, procura entender o gosto de cada uma para criar um visual equilibrado. “O principal é identificar a vontade da noiva e traduzir isso no vestido. A minha assinatura fica impressa no corte, na delicadeza e na feminilidade, explica.

O vestido de renda que deu início à febre do decote nas costas
( Foto: Wanda Borges | 2004 )

Ao longo de mais de 25 anos, tornou-se especialista em criar vestidos-desejo. Elegantes, atemporais e em sintonia com o contemporâneo. E isso não significa que só o clássico resista à passagem do tempo. Wanda BorgesGuia de Fornecedores WANDA BORGESVestidos de noivaSão Paulo, São Paulo (Capital)Portfólio foi responsável por inúmeras tendências da moda bridal. Nos anos 90, quando todo mundo insistia nas mangas bufantes, apostou no tomara-que-caia. Quando o tomara-que-caia era unanimidade nacional, seu vestido de decote profundo nas costas virou febre. Foi a primeira a apostar no forro nude e na aplicação da renda sobre o tule transparente. E quando 10 entre 10 vestidos eram de renda, um modelo seu de zibeline foi o responsável pelo retorno dos lisos. Essas e outras criações icônicas são compartilhadas, “pinadas” e “reinstagramadas” à exaustão na internet, reforçando seu impacto no imaginário dos casamentos.

Gabriella Magalhães veste modelo de jacquard com mangas sino e bordados azuis
( Foto: M.K. Sadler | 2016 )

A estilista nutre interesse especial pelas noivas que ousam — com elegância, claro. Um de seus vestidos que fez mais sucesso no exterior foi o modelo de Gabriella Magalhães, feito de jacquard, com manga sino, cauda removível e flores bordadas em azul. “Gosto de noivas que têm personalidade para fugir do comum”. Mas o principal, segundo ela, é ser fiel a você mesma. “A noiva não pode estar fantasiada, tem que ser ela no altar. É importante se sentir confortável em todos os sentidos — tanto com o estilo da roupa quanto com a roupa em si.” Essa é outra característica de seu trabalho que merece destaque. Wanda preza por looks confortáveis e com movimento: “Quando dizem que um vestido foi bordado com mais de 10.000 cristais, fico imaginando o desconforto da noiva de ter que carregar uma roupa de 40-50 quilos. Minhas noivas têm que estar à vontade para caminhar e dançar a noite toda.”

Fabiana Justus, com vestido de forro nude e aplicação de renda sobre tule transparente
( Foto: Fernanda Scott | 2011 )

Sobre o que faz uma noiva chic? “A qualidade dos materiais, o corte impecável da roupa e a harmonia entre vestido, acessórios e beleza. Uma tiara desproporcional ou uma maquiagem equivocada podem destruir o vestido.” Por fim, deixa claro que é totalmente possível ser sexy e sofisticada ao mesmo tempo. “O decote não precisa ir até o umbigo para a noiva se sentir atraente. Um decote nas costas e um corte sereia já têm um efeito muito sensual.”

Em tempos ávidos por novidade e sensações momentâneas, a elegância que é marca registrada de Wanda BorgesGuia de Fornecedores WANDA BORGESVestidos de noivaSão Paulo, São Paulo (Capital)Portfólio se torna uma segurança para quem sonha com um vestido que continuará chic por muitos e muitos anos.

Patricia Iris com vestido de renda e sobrevestido de cetim duchesse
( Foto: Anderson Miranda | 2013 )

. . . . . . . . . .

Já segue a gente no InstagramPinterest e Facebook?

Leia mais: Todos os lindos casamentos com vestidos de Wanda Borges

Ficha Técnica

Profissionais do Guia de Fornecedores CZ

Vestidos de noiva: WANDA BORGESGuia de Fornecedores WANDA BORGESVestidos de noivaSão Paulo, São Paulo (Capital)Portfólio