Quem me segue no Instagram (@constancezahn) sabe que sustentabilidade é um tema que considero importante! E quem aderiu à filosofia foi Luciana Collet, que começou a apostar em vestidos de noiva sustentáveis e tecidos orgânicos a pedido de suas noivas“Existe uma admiração ao clássico e elegante, mas cada vez mais, recebo pessoas que se preocupam com o que acontece no mundo e querem fazer alguma diferença. As marcas precisam estar atentas a isso. Lá fora, por exemplo, a estilista britânica Stella McCartney, incorporou a sustentabilidade em suas produções. Suas coleções não possuem nenhum tipo de couro, pele ou penas. Além da preocupação com o bem-estar animal, esses itens geralmente são carregados de materiais químicos e tóxicos para prevenir sua decomposição O que causa danos à natureza quando são descartados. Muitas outras marcas de luxo vêm investindo em linhas que respeitam o meio ambiente, como a Dior, que possui um atelier exclusivo para a produção de peças ecologicamente corretas”, explica Luciana.

Produção artesanal dentro e fora do atelier

Apesar de ter intensificado seu olhar para o slow fashion, a prática já é antiga no atelier de Luciana Collet. “Os meus vestidos são feitos artesanalmente, montados pedacinho por pedacinho no corpo. O que demanda uma mão de obra couture, super especializada e valorizada”, conta. Ela também faz questão de escolher parceiros que trabalhem com produtos sustentáveis. “Eu mesma faço a curadoria dos meus fornecedores de tecidos, rendas, materiais que utilizamos para bordados etc. Visito a produção de cada um deles para me certificar de que sua cadeia produtiva respeite as pessoas envolvidas e o meio ambiente.”

Um de seus fornecedores de seda, por exemplo, está no mercado desde os anos 1980 e faz todo o processo internamente. Desde o cultivo das amoreiras – onde as lagartas são criadas – até o reaproveitamento dos casulos, que costumam ser descartados pela indústria tradicional. A partir dali, é feito o fio e o tecido. O tingimento utiliza matérias-primas naturais e a toda a água do processo é reutilizada. “Eles também fazem ecoprint, a estamparia ecológica que usa elementos da natureza para pigmentação, tudo livre de componentes químicos”, diz Luciana.

Vestido de noiva sustentável também no pós-casamento

Luciana conta ainda que passou a incentivar as noivas para que coloquem os seus vestidos de volta no mercado. “O reuso também é sustentável. Hoje em dia, existem diversos serviços disponíveis para que o mesmo vestido possa realizar o sonho de outras pessoas. Estou sempre em busca de novos parceiros para ajudar as noivas que desejam dar um novo uso às suas peças”, finaliza.

. . . . . . . . . .

Já segue a gente no InstagramPinterest e Facebook?

Leia mais: Luciana Collet lança coleção de vestidos Effortless

Veja também: Casamento no campo com vestido de noiva fluido