No Rajastão, a tradição espiritual indiana proporciona experiências que incorporam a essência de antigos rituais e sistemas medicinais desenvolvidos há mais de 7 mil anos. A maioria dos retiros de yoga e meditação no país acontece em ashrams, lugares que promovem a evolução espiritual, comandados normalmente por líderes religiosos que recebem visitantes em busca de transformação pessoal. Nesses retiros, é comum a programação full day seguida pelos participantes do raiar do sol ao crepúsculo, sem grandes adaptações ou mudanças que possam tornar a experiência de alguma forma personalizada. 

Por isso, nesta matéria, a Teresa Perez Tours traz mais informações sobre o destino, quando ir e as melhores opções de hotéis, que garantem conforto e a experiência que o casal busca na viagem para o Rajastão! Confira:

Vivências Locais

No Rajastão, não faltam atrativos para serem descobertos por quem chega pela primeira vez a este destino tão emblemático da Índia. Passeios à Reserva de Tigres Sariska, visitas aos povoados rurais próximos (e, com sorte, o convite para tomar chai na casa de algum local), além dos clássicos bate-voltas ao Taj Mahal e a Jaipur são possibilidades que ajudam a entendermos um pouco mais da cultura indiana.

Fora os vários templos, fortes e cenários incríveis para conhecer na região rural do Rajastão e aproveitar cenários para a prática de yoga do dia, como os fotogênicos Fortes de Pratapharg e Ajabgarh, próximos à cidade fantasma de Bhangarh, onde palácios do século 17 foram tomados pela vegetação. Junto a tudo isso, ainda há as experiências para casais, que tomam forma em rituais românticos de celebração e renovação de votos comandados por um líder espiritual local ou jantares organizados numa fortaleza na beira do lago de um povoado ao som de um harpeiro.

Independentemente do programa escolhido e de todos os passeios pelo Rajastão, tudo termina com um ritual de bênçãos, que finaliza a estadia de quem faz uma imersão na cultura e nas experiências de bem-estar indianas. Um ritual de cantos, orações, mantras e bênçãos ao cair da noite toma forma no meio da floresta. Um símbolo da real sensação de contato com inspirações de bem-estar ancestrais e desejos de transformação de vida. 

Onde ficar? 

Alguns hotéis, centros de bem-estar e resorts instalados em lugares estratégicos se inspiram no melhor da tradição espiritual indiana para proporcionar experiências que incorporam a essência de antigos rituais e sistemas medicinais desenvolvidos há mais de 7 mil anos. Confira três hotéis incríveis na região:

  1. Amanbagh, em Ajabgarh
  2. Taj Rambagh Palace, em Jaipur
  3. Taj Lake Palace, em Udaipur

Amanbagh
Ajabgarh

Instalado na parte rural do Rajastão, em Ajabgarh, o Amanbagh está cercado por ruínas que se misturam à natureza da região. Com serviços personalizados, está próximo a atrativos, como a cidade fantasma de Bhangarh e seus palácios e templos, e a Reserva de Tigres de Sariska.

A atenção ao bem-estar está em todos os detalhes no resort, com programações que exploram a antiga sabedoria e os benefícios a longo prazo do Ayurveda e da yoga.  O Amanbagh proporciona tratamentos medicinais de mais de cinco mil anos, além de terapias diárias e aulas de ioga e meditação.

Por lá, é o hóspede que dá o tom da estadia, escolhendo um dos três programas de imersão disponíveis: Yoga and Mindfulness, Detox e Ayurveda, sem perder a essência ritualística indiana. A duração de cada programa pode ser de 4, 7, 10, 14 ou 21 noites, incluindo sessões particulares diárias de yoga e meditação, consultas médicas e um tratamento por dia no spa, além das refeições dentro da dieta ayurvédica, trazendo ainda mais equilíbrio físico e mental à vivência.

Na gastronomia, o restaurante Regal serve o melhor da culinária do Rajastão, com pratos preparados com alimentos colhidos na própria horta do hotel. O hotel oferece um jantar privado para os casais,  uma experiência gastronômica exclusiva. 

Pode ser um café da manhã ao lado do lago Somsagar após uma caminhada suave ou o almoço no topo de um antigo chhatri de pedra com vista para o vale de Ajabgarh, ou um jantar imperdível no Polo Lawn em meio a um mar de velas, com seu próprio chef e garçom cuidando de todas as necessidades. o Amanbagh com seus jardins, pátios sombreados e cúpulas abobadadas, é um local único para dias transformadores para uma viagem a dois. 


Taj Rambagh Palace
Jaipur

O edifício é uma das jóias arquitetônicas de Jaipur. Construído há dois séculos, já foi residência de reis e marajás. A decoração interior  dos 79 quartos mantém o classicismo com um toque de vanguarda e contrasta harmoniosamente com as linhas autênticas do exterior. Entre as atividades para os casais, jogos de polo, passeios no lombo de elefantes e para ter uma experiência memorável: o palácio oferece uma noite inesquecível, onde o casal será recebido por recepcionistas vestidas com trajes tradicionais, regando-se com delicadas pétalas de rosa, ao entrar em um local exclusivo como um rei e uma rainha.

Um mordomo pessoal do palácio irá recebê-los com uma taça de vinho espumante enquanto o céu revela os tesouros do pôr do sol. Uma experiência imersiva e inesquecível. Nos dois restaurantes, pode-se provar a culinária indiana e internacional, enquanto dois bares servem bons coquetéis e apresentam uma respeitável carta de vinhos.

A Jiva Grande Spa – assim como tudo mais no palácio – transporta os visitantes aos dias de realeza, em um ambiente de conto de fadas onde são realizadas terapias exclusivas com técnicas da antiga Índia. A escolha ideal para casais, é a terapia Soma, que inclui uma massagem de aromaterapia indiana em um ambiente romântico à luz de velas.

Os terapeutas ajudam a relaxar e criar um clima relaxante usando óleos evocativos para a massagem. Isso é seguido por um banho indulgente de pétalas de rosa junto com uma garrafa de espumante indiano para que o casal possa  aproveitar as melhores experiências no Wellness honeymoon.


Taj Lake Palace
Udaipur

Considerado um monumento do Rajastão, o Taj Lake Palace, está instalado em uma ilha privada em pleno lago Pichola. O palácio parece flutuar sobre as águas calmas do lago, inspirando um inesquecível momento de relaxamento de mente e corpo.

O hotel já recebeu alguns hóspedes personalidades, como Jacqueline Kennedy e a rainha Elisabeth II. Cada um dos 66 quartos e 17 suítes conta com serviço de mordomo e decorado com sedas indianas tradicionais e mobiliário em teca escura, com mosaicos e afrescos.

O Jiva Spa, reserva sessões de tratamento especiais para casais, cuidadosamente desenvolvido e baseado na rica herança de bem-estar e espiritualidade hindu, com programas personalizados e sessões de ioga. Os quatro restaurantes servem culinária indiana, asiática, italiana e internacional.

O Restaurante Pontoon pode providenciar refeições privativas em uma plataforma flutuante, enquanto no Gangaur pode-se saborear deliciosos pratos em pequenos barcos, todos preparados em uma cozinha aberta e flutuante. No Bar Amrit Sagar há diversos tipos de charutos, sheeshas (o narguilé indiano) e uma impressionante carta de vinhos.

Quando ir?

A melhor época para visitar a Índia é de outubro a março.

. . . . . . . . 

Já segue a gente no InstagramPinterest e Facebook?