Situado ao sudoeste de Paris, a apenas duas horas de carro da capital francesa, o Vale do Loire é uma região que margeia o Rio Loire. Declarada Patrimônio da Humanidade pela Unesco, reúne cerca de 300 castelos espalhados entre vinhedos e campos cultivados que, na primavera, roubam a cena com suas flores coloridas e se transformam no cenário perfeito para curtir uma viagem a dois.

Mas, nem sempre foi assim. Nos tempos da monarquia, a região, antes formada por florestas virgens, servia como refúgio para a nobreza francesa. Durante esse período, foram construídos os castelos que imortalizaram o Vale do Loire como um destino mágico. Certamente, os castelos dão um brilho especial para a lua de mel, mas, ainda assim, não são os únicos atrativos da região.

Os vinhedos, entre um château – como são chamados os castelos em francês – e outro, não servem apenas para encantar os visitantes, mas também são fundamentais para a forte cultura enogastronômica que se desenvolveu ao longo dos séculos no local. Restaurantes famosos e premiados e alguns absolutamente surpreendentes proporcionam menus com pratos preparados a partir dos melhores ingredientes sazonais devidamente harmonizados com vinhos produzidos localmente.

O Vale do Loire ainda abriga charmosas cidades históricas como Blois, Saumur e Tours, onde estão situados parte dos melhores restaurantes da região. Mas parada obrigatória mesmo são os imponentes châteaux, que exibem arquiteturas inspiradas no Renascimento e Iluminismo. Nossa especialista em lua de mel, Teresa Perez Tours, trouxe todas as dicas para você aproveitar ao máximo essa experiência: saiba onde ficar, o que comer e quais os melhores passeios no Vale do Loire:

PASSEANDO PELO VALE DO LOIRE

CHÂTEAU D’AMBOISE

O Château D’Amboise tem grande importância histórica. Construído no século 9 como uma fortaleza medieval, serviu de residência a Luis XI e Carlos VIII. No século 14, passou por uma extensa reforma que resultou no estilo renascentista que pode ser visto hoje. Junto ao castelo está a Chapelle St Hubert, túmulo de Leonardo da Vinci.


CHÂTEAU DE VILLANDRY

O castelo dos jardins. Construído em 1536, durante o período do Renascimento, por Jean Le Breton, o Château de Villandry é um lindo exemplo da arquitetura do século XVI. Os jardins do castelo exibem desenhos abstratos, considerados verdadeiras obras de arte, com plantas das mais diversas. Destaque especial para a horta, onde legumes e verduras são plantados como desenhos geométricos multicoloridos.


CHÂTEAU DU CHAMBORD

Devido à sua arquitetura distinta, num estilo Renascentista francês que combina as formas medievais francesas tradicionais com as estruturas clássicas italianas, é um dos castelos mais conhecidos do mundo. Teve seu projeto arquitetônico iniciado por Leonardo Da Vinci em 1519, é o maior da região com 440 aposentos.

ONDE COMER

AUBERGE ST-FIACRE

Uma cozinha “caseira” numa pousada em uma pequena aldeia perto de Valençay, um casal prepara tudo privilegiando ingredientes regionais com o intuito de desenvolver receitas saborosas e ao mesmo tempo delicadas. É possível comer dentro de um salão rústico ou ao ar livre num terraço florido em dias de sol.


LA ROCHE LE ROY

Originalmente uma pequena quinta no século 12, o local onde está instalado o restaurante foi sendo transformado ao longo dos séculos. Desde 2016, o chef Maximilien Bridier vem atualizando os clássicos da gastronomia francesa, incorporando influências da contemporânea cozinha da França.

Onde ficar

LES SOURCES DE CHEVERNY

Um verdadeiro refúgio para se desconectar do mundo urbano. No Les Sources de Cheverny, a natureza pode ser contemplada de todos os ângulos – os bosques emolduram as paisagens da propriedade, ditando o ritmo do tranquilo e a sensação de privacidade proporcionada pelo hotel. As 49 acomodações são decoradas para enaltecer a atmosfera familiar de uma casa de campo, com mobília antiga, tecidos nobres e vistas para os campos verdejantes.

No hotel, a gastronomia também rouba a cena com os restaurantes Le Favori, previsto para abrir em setembro desse ano; L’Auberge, que investe em produtos locais e sazonais, e um bar de vinhos com uma seleção de rótulos ideal para harmonizar os pratos. Vale ainda relaxar com os tratamentos de bem-estar do Le Spa de Sources, com as aulas de yoga e a lista de atividades organizadas pelo hotel, como golfe, tours de bicicleta e passeios pelas vinícolas da região.


DOMAINE DE LA TORTINIÈRE

Localizado próximo aos châteaux mais charmosos do Vale do Loire, o Domaine de la Tortinière está situado em um castelo histórico que, por si só, já proporciona aos casais a verdadeira sensação de romance de cinema. Com 32 quartos, o hotel conta com decoração elegante e contemporânea que faz jus ao estilo da França, além de ostentar vistas privilegiadas do Vallée de l’Indre.

O restaurante tem um amplo terraço com um panorama para os parques arborizados ao redor e se dedica à culinária local preparada com produtos sazonais. No bem-estar, destaque para os tratamentos relaxantes oferecidos pelo spa do hotel, que incluem massagens com pedras quentes, terapias wellness e hammam.

Quando ir

A alta temporada acontece no auge do verão. A época da colheita, que geralmente ocorre em meados de setembro, é um ótimo período para visitar a região.

. . . . . . . . 

Já segue a gente no InstagramPinterest e Facebook?

Leia mais: Destinos tendência para lua de mel em 2022

Veja também: O charme de uma lua de mel navegando os rios do interior da França