O continente asiático é um dos mais diversos de todo o mundo. Gastronomia premiada, heranças culturais, natureza autêntica… São muitos os fatores que tornam essa parte do globo interessantíssima. Um pouco dessa boa fama é por conta de Singapura, cidade-estado situada no Sudeste Asiático.

Singapura é muito lembrada pelo seu skyline! Ele tem construções arrojadas e arranha-céus, que abrigam conjuntos residenciais e centros financeiros. O cenário urbano contrasta com templos hindus e budistas, igrejas, parques e jardins românticos, ótimas opções para casais. Há, ainda, museus e galerias de arte que proporcionam uma cena artsy. Para provar que Singapura é ótima opção para a lua de mel, nossa expert no assunto Teresa Perez Tours traz um pouquinho dos atrativos para uma viagem a dois por lá. 

Templos

Buddha Tooth Relic Temple

O budismo teve sua origem em Singapura graças aos primeiros imigrantes chineses que chagaram à cidade-estado. Hoje, é muito praticado e mais de 900 mil habitantes se consideram budistas. A principal vertente da religião vista por lá é o budismo mahayana, também muito comum em locais como China, Tibete e Butão.

Kong Meng San Phor Kark See Monastery

Lian Shan Shuang Lin Monastery

Os templos budistas que merecem uma visitinha na lua de mel são Kong Meng San Phor Kark See Monastery, o maior de Singapura; Buddha Tooth Relic Temple, situado no bairro de Chinatown e dono de um extenso acervo sobre budismo, que pode ser visto em exposições permanentes; e Lian Shan Shuang Lin Monastery, erguido em 1898 e dono de pagodas impressionantes, esculturas e salões majestosos. Parte dos templos em Singapura também representa o hinduísmo, que surgiu por lá com a imigração do povo hindu tâmil. Não deixe de conhecer os templos hindus Sri Thendayuthapani Temple, construído em 1859 e voltado ao deus indiano Xiva; e Sri Sivan Temple, um dos mais belos exemplos da arquitetura da Índia.

Igrejas

As primeiras igrejas foram erguidas em Singapura ainda com a chegada dos britânicos – então colonizadores – por volta de 1820. O resultado são construções inspiradas em estilos arquitetônicos ocidentais.

St. Andrew’s Cathedral

Entre as mais atraentes estão a St. Andrew’s Cathedral, catedral anglicana construída em 1838 com traços da arquitetura neogótica; a St Joseph’s Church, erguida por missionários portugueses e com influências deste país, como o altar ao ar livre em homenagem à Nossa Senhora de Fátima, santa portuguesa. A St Joseph’s Church também teve inspiração na arquitetura neogótica. Igualmente belas, a Church of St. Teresa é a única igreja católica de Singapura inspirada na arquitetura bizantina, enquanto a Church of St. Alphonsus preserva a arquitetura gótica.

Jardins e parques

 

Singapore Botanic Garden

Singapura é ótima para passeios românticos em áreas naturais. O Singapore Botanic Garden, por exemplo, de tão encantador e importante, foi declarado Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco. O local foi fundado em 1859 e hoje abriga ainda o National Orchid Garden, com uma das maiores exposições de orquídeas do mundo (são mais de 60 mil plantas e orquídeas!); o SBG Heritage Museum, onde acontecem exposições multimídia e interativas; e ainda o romântico lago Swan.

MacRitchie Reservoir

Tem mais natureza na MacRitchie Reservoir, uma área natural ao redor do maior reservatório de água de Singapura. Nele, os casais têm à disposição extensas trilhas, incluindo a Treetop Walk, realizada em uma ponte suspensa de 250 metros de altura. Outra trilha famosa é a Southern Ridges, que liga o Mount Faber Park, Telok Blangah Hill Park, HortPark, Kent Ridge Park e a Labrador Nature Reserve, ao longo de dez quilômetros.

Gardens by the bay

Por fim, parte fundamental de todo roteiro de jardins, o Gardens by the Bay, o mais famoso de Singapura. O que mais chama a atenção nele é cada “Supertree Grove”, estrutura metálica coberta por plantas e outras vegetações. A mais alta chega a 50 metros! Para uma visão panorâmica de todo o jardim, a dica é seguir pela Skywalk, uma ponte que liga duas das mais altas supertrees do jardim.

Museus

ArtScience Museumƒa

Singapura conta com espaços que combinam diferentes formas de arte e áreas do conhecimento. Um ótimo exemplo é o ArtScience Museum, onde arte, ciência, cultura e tecnologia se encontram em 21 galerias com exposições interativas e multimídia. O museu está instalado no resort Marina Bay Sands, mas o acesso é aberto a todos.

National Gallery Singapore

Já na National Gallery Singapore, os casais podem explorar a maior coleção de arte de Singapura e uma das maiores do Sudeste Asiático, com obras principalmente de artes visuais.

Asian Civilisation Museum

Tem mais da herança cultural da Ásia no Asian Civilisations Museum, voltado especialmente às culturas singapurianas; e no National Museum of Singapore, que conta parte da história da cidade-estado. Agora, se o interesse for maior por design, o Red Dot Design Museum é visita obrigatória – os casais podem apreciar mais de 200 trabalhos por lá.

Galerias de arte

Singapura é igualmente rica em galerias de arte. Uma das mais conceituadas é a Opera Gallery Singapore, dona de obras de arte moderna e contemporânea, e também com endereços em Nova York, Paris, Zurique, Seul e Dubai. Para uma pitadinha de Indonésia no Singapura, vale dar uma passada na Gajah Gallery, com trabalhos de todo o Sudeste Asiático, com destaque para a arte indonésia. Tem mais influência estrangeira na Mizuma Gallery, dedicada à arte do Japão e na Sundaram Tagore Gallery, que tem como principal objetivo a relação entre arte oriental e ocidental, além da combinação entre diferentes áreas, como artes visuais, poesia, literatura, arte performática, cinema e música.

Onde comer

Shoukouwa

A gastronomia japonesa especializada em sushi do restaurante Shoukouwa rendeu a ele duas estrelas no Guia Michelin. Tudo é servido em um balcão com apenas oito lugares, o que proporciona maior interação com os chefs. A principal inspiração no preparo dos pratos vem do bairro de Ginza, em Tóquio.

Odette

Programa perfeito para os casais que querem combinar arte e alta gastronomia. O restaurante Odette, que detém duas estrelas no Guia Michelin, está instalado na National Gallery Singapore e proporciona um menu de culinária francesa contemporânea, preparada a partir de métodos artesanais e produtos sazonais. O restaurante tem uma carta de vinhos perfeitos para harmonização.

Onde ficar

The Fullerton Hotel

Instalado em um edifício neoclássico construído em 1928, o The Fullerton Hotel tem localização privilegiada, a poucos passos do Rio Singapura e próximo a pontos como o Asian Civilisations Museum, a National Gallery Singapore e o Gardens by the Bay. Algumas suítes dispõem de elevador e terraço privativos, e ainda exibem na decoração itens que datam de 1920. No The Fullerton Spa, os casais têm acesso a uma variedade de terapias e tratamentos exclusivos, realizados a partir de ingredientes naturais, e uma piscina de borda infinita ao ar livre. Na gastronomia, entre várias opções, é possível apreciar a cozinha italiana – especialmente das regiões da Campânia e Sicília, e da ilha da Sardenha – no Lighthouse Restaurant & Rooftop Bar; a culinária inspirada na cozinha do Cantão, na China, no restaurante Jade; ou ainda experimentar os sabores locais no Town Restaurant.

A Teresa Perez é especialista em criar roteiros especializados. Os programas são preparados de acordo com os interesses de cada casal. Solicite o atendimento de um consultor. Tel. 11 3799.4000 | 11 3390-9000 | 61 3217.2300