A Toscana é uma região no centro da Itália e abriga algumas das obras de arte e arquitetura renascentistas mais reconhecidas do mundo. Por todo o território toscano é possível encontrar igrejas incríveis, obras de diversos artistas importantes e mundialmente reconhecidos, construções majestosas e cidades medievais encantadoras cercadas por muros. Além disso, uma paisagem natural bela e diversificada, que abrange montes, montanhas e colinas verdes e os vinhedos e oliveiras de Chianti e Montalcino.

Resumindo: difícil não se apaixonar por e neste destino encantador! Por isso, nossa especialista em lua de mel, Teresa Perez Tours, preparou um conteúdo completo sobre 5 regiões especiais da Toscana que valem a pena visitar e explorar ao máximo! 

Atualmente o território da Toscana, possui 7 patrimônios mundiais eleitos pela Unesco, entre eles destaque para as belas torres de San Gimignano. Chianti e Montalcino são regiões muito procuradas na Toscana pelos interessados em enogastronomia. Parada inegociável no circuito toscano é Cortona, uma cidade encantadora, com murais de Signorelli, e que fica no alto, proporcionando incríveis vistas da região. Vale desbravar o litoral da região, lugares como a lendária Ilha de Elba – onde Napoleão Bonaparte foi exilado -, e praias de areias reluzentes fazem parte do roteiro. Uma viagem à Toscana consiste, basicamente, em visitar diversas cidades pequenas, vinícolas e peculiaridades que ficam espalhadas por uma grande área. 

MONTALCINO

Afamada por ser a cidade produtora do Brunello, o “ouro de Montalcino”, muitas vezes considerado o melhor vinho da Itália, o lugar guarda muitos outros tesouros. Uma cidade de 5 mil habitantes, cheia de charme, não é à toa que foi selecionada como uma das cidades mais românticas da Toscana.

O vilarejo faz parte da província de Siena, e é um pequeno e encantador burgo medieval cercado de muralhas, que mantém o mesmo aspecto que tinha no século 16. O caminho por terra para chegar até a cidade, é de tirar o fôlego por suas vistas. Vinhas e campos, se prendem na retina e quase hipnotizam.

Se perder pelas ruelas de Montalcino faz parte do script. O Centro Histórico, onde, imponente, fica a antiga fortaleza da cidade, chamada de Rocca. A fortaleza foi erguida em 1361 e seu charme permanece intocado. Nos dias atuais, abriga um a enoteca onde é possível fazer degustações e receber informações detalhadas sobre os vinhos da região.

Conhecer o Museo Civico e Diocesano de Arte Sacra é uma experiência indispensável para quem aprecia Arte SacraGuia de Fornecedores ARTE SACRAVestidos de festaMinas Gerais, Belo HorizontePortfólio. O Museu fica no antigo convento ao lado da Igreja de Santo Agostinho, e é um dos mais importantes da Toscana. Conta com um acervo de mais de 200 obras renascentistas, tem três andares que abrigam esculturas, quadros, tapetes e manuscritos. Vale também inserir no roteiro o Duomo de Montalcino, a Catedral é dedicada ao Santíssimo Salvatore e foi erguida entre 1818 e 1832. 

Depois da maratona de arte e arquitetura local é imprescindível conhecer o “carro chefe” de Montalcino, o maior orgulho local, o Brunello di Montalcino, um dos vinhos mais apreciados do mundo. O Brunello é feito 100% com uvas da variedade Sangiovese Grosso, e foi o primeiro vinho italiano a obter o certificado de Denominação de Origem Controlada e Garantida – DOCG. A dica para degustar os vinhos em grande estilo é a Vinícola Castiglion del Bosco, que é uma das mais elegantes de toda a Toscana. 

SAN GIMIGNANO

Uma bela cidade medieval a sudoeste de Florença, que situa-se numa colina da Toscana, e é famosa pelas suas 14 torres,  além da sua arquitetura e configuração. San Gimignano está entre as cidades mais graciosas da Toscana. A cidade tem uma população de apenas 7.000 habitantes, e seu centro histórico pode ser atravessado a pé em menos de 15 minutos.

Porém, é impossível não se apaixonar! As pequenas ruas estreitas e cheias de construções de tijolinhos são um convite para parar, relaxar e esquecer do mundo do lado de fora das muralhas que protegem San Gimignano. Pelo caminho, dezenas de cafés e restaurantes enchem a cidade de vida. Como atrações imperdíveis, aposte para começar na Piazza della Cisterna – construída em 1200.

Na Piazza della Cattedrale, está o Duomo di San Gimignano é uma igreja do século 12, com frescos de Ghirlandaio na Capela de Santa Fina, o Palazzo del Podestà, com seu imponente sino, a Torre Rognosa, o Palazzo Comunale e a Torre Grossa.

Outro lugar que é um exemplo de arte renascentista italiana, é a Chiesa di Sant’Agostino, considerada uma das igrejas mais bonitas da cidade. Possui uma pátio interno, uma lojinha, além de diversas obras de artistas florentinos retratando passagens bíblicas. Também traz as razões que fazem com que hoje seja patrimônio cultural da Unesco.

São 10 galerias projetadas por Michelangelo e Raffaello Rubino, que planejaram uma reprodução da cidade como ela era em 1300, quando ainda possuía 72 torres. As famosas Torres de San Gimignano precisam ser visitadas, pois apesar de não serem as únicas da cidade, conhecer as mais populares dentre as 14 históricas é algo que vale a pena. Destaque para: Torre dei Salvucci, Torre del Diavolo, Torre Chigi, Torre Grossa e Torre degli Ardinghelli.

VIA CHIANTIGIANA

Chianti é uma das regiões mais procuradas na Toscana, além de ser famoso pela produção de vinhos premiados e de qualidade, o Chianti chama a atenção por sua história, charme e por ter uma das estradas mais bonitas de toda a Itália: a Chiantigiana.

A famosa estrada SS222, ou Via Chiantigiana, que conecta Florença a Siena, é imperdível para desbravar a região da Toscana tranquilamente, no melhor estilo “dolce vita” dos italianos. A Chiantigiana é estreita, sem acostamento e cheia de vistas incríveis. Pelo caminho pequenas cidades com poucos habitantes, extremamente encantadoras, parecem cenários cinematográficos e cheios de detalhes, verdadeiras cidades de contos de fadas.

Conhecer os mercadinhos de comida italiana e enotecas pelo caminho pode ser extremamente prazeroso. O caminho tem cerca de 100 quilômetros e o mais recomendado é ir bem devagarzinho, curtindo a beleza da região.

O grande atrativo da rota do Chianti é o vinho, claro.  Em algumas das várias vias da região, é possível admirar enormes plantações de uvas e as vinícolas. Aqui destaque para duas vinícolas, a Vinícola Montefioralle Winery e a Vinícola Coltibuono.

A Montefioralle Winery, proporciona aos seus visitantes um delicioso passeio pelas dependências da propriedade e uma tradicional degustação de vinho. No tour pela Montefioralle Winery se compreende melhor sobre a história de algumas safras e sobre os processos de produção

CORTONA 

Cortona é uma cidade que fica no alto, portanto uma de suas principais atrações ser as belíssimas vistas da região. É provável que Cortona tenha uma das mais belas colinas da Toscana. Caminhar por suas encantadoras ruas durante o dia e terminar com um jantar romântico em um dos muitos restaurantes da cidade é uma das possibilidades dessa cidadezinha.

Uma cidade charmosa, que serviu de cenário para o livro e filme “Sob o Sol da Toscana”. Se embrenhar pelas suas ruas e vielas, explorar o sobe e desce das casas de pedra é encantador.

Contornar a muralha até o Duomo di Cortona, caminhar um pouco no centrinho da cidade e vislumbrar uma série de edifícios históricos importantes. Boa parte deles estão na Piazza Signorelli, que abriga o Museu dell’Accademia Etrusca e Della Città di Cortona. Vale visitar o seu acervo com achados arqueológicos etruscos, romanos e obras renascentistas.

O Teatro Signorelli é outra construção importante que merece atenção. Logo ao lado está a Piazza della Republica. Para quem assistiu “Sob o Sol da Toscana”, reconhecerá a principal praça da cidade pelo seu Palazzo Comunale, com uma grande escadaria na frente. Subindo a Via Santucci é possível avistar a Chiesa di San Francesco, que guarda um suposto pedaço da santa cruz.

Onde ficar?

COMO Castello Del Nero, Barberino Tavarnelle

O COMO Castello Del Nero está instalado nas colinas da Toscana, também perto de cidades como Florença e Siena. Em uma propriedade de 740 acres, o hotel é situado em um castelo do século 12, que ainda mantém afrescos renascentistas em contraste ao design contemporâneo.

Nas acomodações, projetadas por Paola Navone, há uma estética minimalista, discreta e arejada, além de vistas para as colinas e lagos ao redor. O elegante e estrelado La Torre é destaque na gastronomia, dedicado à culinária italiana inventiva à base de ingredientes locais.

Há ainda o descontraído La Taverna, de pratos clássicos, e o Pavilion, de cozinha mediterrânea. Na lista de atrativos, o spa COMO Shambhala com tratamentos terapêuticos, yoga, piscina aquecida e hammam.

Castello Banfi il Borgo, Montalcino

Em meio a belos vinhedos, construído em 1438 na confluência dos rios Orcia e Ombrone, o Castello Banfi possui apenas cinco suítes e nove quartos, decorados com móveis típicos da região por Federico Forquet, famoso designer italiano. Com museu, restaurantes e uma enoteca, o hotel proporciona aos visitantes uma verdadeira experiência sensorial pelas tradições toscanas. Vale participar das aulas de culinária do hotel, são imperdíveis.

Rosewood Castiglion del Bosco, Montalcino

Em uma região de natureza preservada e atmosfera que combina romantismo e cultura, o Rosewood Castiglion del Bosco está localizado em meio às colinas de Val d’Orcia, próximo à cidade de Montalcino e a uma curta viagem de Florença.

Super tradicional, ele conta com uma das maiores vinícolas da Toscana, além de muita história: sua propriedade abriga ruínas de igrejas com mais de 2 mil anos e suas 23 suítes e dez villas estão instaladas em prédios restaurados dos séculos 17 e 18

Borgo San Felice, Siena

O Relais & Châteaux Borgo San Felice tem suas suítes e villas decoradas no estilo das casas antigas da Toscana, mesclando o design com elementos contemporâneos sem perder o charme típico da Itália. A proposta gastronômica do hotel privilegia a autenticidade da cozinha local com inspirações internacionais, refletidas nos restaurantes Il Poggio Rosso e Osteria del Grigio, além do Archi Outdoor Bar.

Na lista de atrativos, destaque ainda para os programas terapêuticos proporcionados pelo spa, dedicado ao bem-estar e relaxamento do hóspede.

Quando ir?

Abril a Outubro, quando a temperatura está mais alta, as cidades com mais vida e eventos. No entanto, os meses de julho e agosto coincidem com as férias dos Europeus, por isso os locais podem estar muito cheios.

Protocolos de entrada

É permitida a entrada de brasileiros na Itália sem a necessidade de quarentena, desde que estejam completamente imunizados ou apresentem um teste negativo.

. . . . . . . . 

Leia mais: Destinos tendência para lua de mel em 2022

Veja também: Lua de Mel em Bangkok e Maldivas: uma combinação perfeita

Já segue a gente no InstagramPinterest e Facebook?

A Teresa Perez é especialista em criar roteiros personalizados. Os programas são preparados de acordo com os interesses de cada casal. Solicite o atendimento de um consultor. Tel. 11 3799.4000 | 31 3131-3000 | 61 3217.2300

Ficha Técnica

Profissionais do Guia de Fornecedores CZ

Vestidos de festa: ARTE SACRAGuia de Fornecedores ARTE SACRAVestidos de festaMinas Gerais, Belo HorizontePortfólio