Golden Gate Bridge, Lombard Street, cable cars, City Hall, Alcatraz, Painted Ladies. São muitos os ícones que preservam São Francisco no nosso imaginário. Do clássico seriado “Três é Demais” (Full House), no qual a família Tanner mora em uma casa vitoriana – como as que formam o Painted Ladies – ao filme “Fuga de Alcatraz”, estrelado por Clint Eastwood, que interpreta Frank Morris, que na vida real conseguiu escapar de Alcatraz, uma prisão de segurança máxima instalada em meio à San Francisco Bay – e que hoje pode ser visitada. Já o City Hall (prefeitura) foi o local escolhido por Marilyn Monroe para o seu casamento, além do local de assassinato de Harvey Milk – tem filme dessa história também com Sean Penn no papel do ativista em “Milk – A Voz da Igualdade”, dirigido por Gus Van Sant. Melhor do que ver São Francisco nos filmes e seriados é conhecer a cidade pessoalmente. Por que não na lua de mel? Uma das formas de criar o roteiro perfeito por lá é a partir dos bairros, que juntos dão a cara criativa, multicultural, inclusiva e superinteressante de São Francisco. Alguns preservam seu histórico relacionado à contracultura dos anos 1960, outros a sua relação com a comunidade LGBTQ, enquanto ainda há a forte influência latina e áreas de pura elegância e sofisticação. Nossa especialista Teresa Perez Tours selecionou seis bairros em São Francisco para a viagem de lua de mel. Confira!

Haight Ashbury

Haight Ashbury é o berço do movimento de contracultura que surgiu na cidade nos anos 1960. Até hoje, o bairro – situado ao lado do Golden Gate Park – preserva uma atmosfera que remete àquela época. Haight Ashbury se expande a partir da Haight Street e abriga uma arquitetura colorida, além de restaurantes, bares, lojas de discos antigas, boutiques vintage e ainda atrativos como o Buena Vista Park, o mais antigo parque de São Francisco, fundado na década de 1860, e a Haight Street Fair, uma feira de rua que acontece desde 1978, sempre no mês de julho, e reúne apresentações musicais e diversas opções de street food.

Nob Hill

Nob Hill é um dos bairros mais elegantes e sofisticados de São Francisco. Entre os principais atrativos, a Catedral Grace, que exibe uma belíssima arquitetura gótica, e, do outro da rua, o Huntington Park, de onde se têm vistas impressionantes da cidade. Outro atrativo importante do bairro é o The Masonic, uma das casas de shows mais bacanas da cidade. Ao passear pelo bairro, os casais podem esperar também por restaurantes conceituados e charmosas casas vitoriadas.

South of Market (SoMa)

O South of Market – ou SoMa – é considerado por muitos o centro cultural de São Francisco. Isso porque o bairro é o endereço de galerias de arte, do Contemporary Jewish Museum, que engloba arte, música, cinema e literatura voltados à cultura judaica, o Museum of the African Diaspora, que trata da arte e cultura da diáspora africana, e o San Francisco Museum of Modern Art (SFMOMA), com uma excelente coleção que inclui as obras de nomes como Matisse, Picasso, Dalí e Miró. Além dos atrativos culturais, também vale colocar no radar o encantador Yerba Buena Gardens.

Mission

Mission é um dos bairros que comprova a diversidade cultural de São Francisco, já que é o centro da cultura latina da cidade. Diversificado, descolado e colorido, tem ótimos atrativos para os casais, como o Mission Dolores Park, o Foreign Cinema (uma mistura de restaurante californiano com espaço de exibição de filmes ao ar livre) e as obras de street art, como as da Clarion Alley Street. As ruas de lá também são tomadas por uma variedade de street food, que representam a forte influência latina do bairro. Para se ter uma ideia da relação do bairro com culinária latina, dizem que o burrito foi criado em Mission.

Chinatown

A Chinatown mais antiga da América do Norte é igualmente uma referência para a diversidade cultural da cidade. A Ásia está representada em São Francisco graças aos templos ornamentados como o Tien How, pelo Chinese Historical Society of America Museum, por conta dos ótimos restaurantes asiáticos como o super trendy China Live, e ainda por locais que realizam tradicionais degustações de chá. Uma curiosidade: há uma rivalidade entre São Francisco e Los Angeles, já que as duas cidades afirmam terem criado o biscoito da sorte em suas respectivas Chinatown.

Castro

Não é novidade que São Francisco é uma das cidades mais inclusivas do mundo. Castro é o bairro que mais representa a comunidade LGBTQ por lá. Vibrante e movimentado, é nele que vivia o ativista pelos direitos dos gays Harvey Milk. Castro tem sido o palco de marchas, protestos e desfiles desde os anos 1960, e visitá-lo é parte fundamental para conhecer integralmente São Francisco. Além do icônico The Castro Theatre, o bairro tem atrativos como o Corona Heights Park.

Onde ficar

The Ritz-Carlton San Francisco

Instalado em um edifício histórico de 1909 no elegante bairro de Nob Hill, o The Ritz-Carlton San Francisco conta com 336 quartos e suítes que exibem design moderno, além de três restaurantes que privilegiam a gastronomia da Califórnia e o The JCB Tasting Lounge, onde os casais podem realizar degustações de vinhos. Ainda tem mais: os hóspedes podem usufruir do Spa L’OCCITANE by the Bay, que realiza tratamentos inspirados no Mediterrâneo à base de produtos exclusivamente orgânicos.

A Teresa Perez é especialista em criar roteiros personalizados. Os programas são preparados de acordo com os interesses de cada casal. Solicite o atendimento de um consultor. Tel. 11 3799.4000 | 31 3131-3000 | 61 3217.2300