Seis bairros em São Francisco para conhecer na lua de mel

Golden Gate Bridge, Lombard Street, cable cars, City Hall, Alcatraz, Painted Ladies. São muitos os ícones que preservam São Francisco no nosso imaginário. Do clássico seriado “Três é Demais” (Full House), no qual a família Tanner mora em uma casa vitoriana – como as que formam o Painted Ladies – ao filme “Fuga de Alcatraz”, estrelado por Clint Eastwood, que interpreta Frank Morris, que na vida real conseguiu escapar de Alcatraz, uma prisão de segurança máxima instalada em meio à San Francisco Bay – e que hoje pode ser visitada. Já o City Hall (prefeitura) foi o local escolhido por Marilyn Monroe para o seu casamento, além do local de assassinato de Harvey Milk – tem filme dessa história também com Sean Penn no papel do ativista em “Milk – A Voz da Igualdade”, dirigido por Gus Van Sant. Melhor do que ver São Francisco nos filmes e seriados é conhecer a cidade pessoalmente. Por que não na lua de mel? Uma das formas de criar o roteiro perfeito por lá é a partir dos bairros, que juntos dão a cara criativa, multicultural, inclusiva e superinteressante de São Francisco. Alguns preservam seu histórico relacionado à contracultura dos anos 1960, outros a sua relação com a comunidade LGBTQ, enquanto ainda há a forte influência latina e áreas de pura elegância e sofisticação. Nossa especialista Teresa Perez Tours selecionou seis bairros em São Francisco para a viagem de lua de mel. Confira!
Haight Ashbury
Haight Ashbury é o berço do movimento de contracultura que surgiu na cidade nos anos 1960. Até hoje, o bairro – situado ao lado do Golden Gate Park – preserva uma atmosfera que remete àquela época. Haight Ashbury se expande a partir da Haight Street e abriga uma arquitetura colorida, além de restaurantes, bares, lojas de discos antigas, boutiques vintage e ainda atrativos como o Buena Vista Park, o mais antigo parque de São Francisco, fundado na década de 1860, e a Haight Street Fair, uma feira de rua que acontece desde 1978, sempre no mês de julho, e reúne apresentações musicais e diversas opções de street food.
Nob Hill
Nob Hill é um dos bairros mais elegantes e sofisticados de São Francisco. Entre os principais atrativos, a Catedral Grace, que exibe uma belíssima arquitetura gótica, e, do outro da rua, o Huntington Park, de onde se têm vistas impressionantes da cidade. Outro atrativo importante do bairro é o The Masonic, uma das casas de shows mais bacanas da cidade. Ao passear pelo bairro, os casais podem esperar também por restaurantes conceituados e charmosas casas vitoriadas.
South of Market (SoMa)
O South of Market – ou SoMa – é considerado por muitos o centro cultural de São Francisco. Isso porque o bairro é o endereço de galerias de arte, do Contemporary Jewish Museum, que engloba arte, música, cinema e literatura voltados à cultura judaica, o Museum of the African Diaspora, que trata da arte e cultura da diáspora africana, e o San Francisco Museum of Modern Art (SFMOMA), com uma excelente coleção que inclui as obras de nomes como Matisse, Picasso, Dalí e Miró. Além dos atrativos culturais, também vale colocar no radar o encantador Yerba Buena Gardens.
Mission
Mission é um dos bairros que comprova a diversidade cultural de São Francisco, já que é o centro da cultura latina da cidade. Diversificado, descolado e colorido, tem ótimos atrativos para os casais, como o Mission Dolores Park, o Foreign Cinema (uma mistura de restaurante californiano com espaço de exibição de filmes ao ar livre) e as obras de street art, como as da Clarion Alley Street. As ruas de lá também são tomadas por uma variedade de street food, que representam a forte influência latina do bairro. Para se ter uma ideia da relação do bairro com culinária latina, dizem que o burrito foi criado em Mission.
Chinatown
A Chinatown mais antiga da América do Norte é igualmente uma referência para a diversidade cultural da cidade. A Ásia está representada em São Francisco graças aos templos ornamentados como o Tien How, pelo Chinese Historical Society of America Museum, por conta dos ótimos restaurantes asiáticos como o super trendy China Live, e ainda por locais que realizam tradicionais degustações de chá. Uma curiosidade: há uma rivalidade entre São Francisco e Los Angeles, já que as duas cidades afirmam terem criado o biscoito da sorte em suas respectivas Chinatown.
Castro
Não é novidade que São Francisco é uma das cidades mais inclusivas do mundo. Castro é o bairro que mais representa a comunidade LGBTQ por lá. Vibrante e movimentado, é nele que vivia o ativista pelos direitos dos gays Harvey Milk. Castro tem sido o palco de marchas, protestos e desfiles desde os anos 1960, e visitá-lo é parte fundamental para conhecer integralmente São Francisco. Além do icônico The Castro Theatre, o bairro tem atrativos como o Corona Heights Park.
Onde ficar
The Ritz-Carlton San Francisco
Instalado em um edifício histórico de 1909 no elegante bairro de Nob Hill, o The Ritz-Carlton San Francisco conta com 336 quartos e suítes que exibem design moderno, além de três restaurantes que privilegiam a gastronomia da Califórnia e o The JCB Tasting Lounge, onde os casais podem realizar degustações de vinhos. Ainda tem mais: os hóspedes podem usufruir do Spa L’OCCITANE by the Bay, que realiza tratamentos inspirados no Mediterrâneo à base de produtos exclusivamente orgânicos.