O Mar Mediterrâneo sempre exerceu um enorme fascínio sobre os que por ali passaram. Suas águas com diferentes tonalidades de azul estão pontilhadas de ilhas com características ímpares, muitas ainda intocadas. É nesse cenário esculpido com tamanha perfeição que encontramos a ilha da Sardenha. Esquecida no tempo e na história, a Sardenha parece viver em outro ritmo, preservando ricas tradições da Europa antiga e legados das invasões dos fenícios, cartagineses, romanos, árabes, bizantinos, espanhóis e saboianos.

É a segunda maior ilha italiana e abriga uma enorme variedade de vestígios históricos, maravilhosas paisagens e tradições centenárias, que se manifestam em muitas festas, algumas cristãs e outras com raízes pagãs. Especialmente interessantes são os castelos, aldeias, templos e túmulos da civilização nurangue do período pré-histórico. Caracterizada por um interior repleto de colinas e um litoral de mar claro, enseadas solitárias, cavernas misteriosas e praias de beleza única e especial, a Sardenha é um convite ao desfrute. Confira abaixo o roteiro especial criado pela Teresa Perez, nossa especialista em lua de mel.


 

Costa Esmeralda

Até o final dos anos 50, a Costa Esmeralda era um lugar muito pouco conhecido. Em 1962, um magnata decidiu fazer daquela região a estância turística mais famosa de toda a ilha, dotando-a de uma luxuosa infraestrutura de extremo bom gosto. Hoje, o local é um dos balneários mais abastados do mundo.

Suas praias justificam plenamente a fama e o nome da região: o azul-turquesa é a cor padrão das águas desta parte da costa, que banham generosamente suas baías, recortes, areias e ilhas. A maior cidade da região é Olbia, repleta de resorts ao longo da costa e com uma vida noturna bastante agitada. Entretanto, o verdadeiro epicentro da Costa Esmeralda é Porto Cervo. Porto Cervo é uma cidade muito agradável, repleta de espaços e esplanadas ao ar livre, além de uma enorme variedade de lojas, butiques, clubes noturnos, ótimos restaurantes e hotéis luxuosos.

Porto Cervo

Porto Cervo

​​Cala Gonone

Ao leste de Nuoro, entre o mar e as altas montanhas, fica o vilarejo de Cala Ganone – agitado balneário com belas praias e porto de pesca. Este local é o ponto de partida para uma série de lindas praias: Cala Luna, um longo areal em forma de meia-lua, abrigada por falésias e pontuada por rochas e grutas; Cala Sisine e Cala Biriola, duas praias pequenas e aconchegantes; ​​Cala Mariolu, separada ao meio por um sólido rochedo que forma duas pequenas baías banhadas por diferentes tonalidades de azul; e, por fim, Cala Goloritzè, ponta de areia no fundo de uma falésia, considerada uma das mais belas praias da região.

Cala Mariolu

Cala Mariolu

​​Nuoro

Nuoro situa-se no extremo da região de Barbagia, e abriga aldeias de pastores totalmente isoladas pelas impenetráveis montanhas Gennargentu. Esta região era conhecida pelos romanos como Barbaria, por ser uma área que eles jamais conquistariam. Traços da insubmissão de Barbagia podem ser vistos em Orgosolo, nos murais que reivindicam a independência da Sardenha.
Um amplo acervo étnico que inclui trajes regionais e joias pode ser visto no Museu della Vita e delle Tradizioni Popolari Sarde. Assistir à tradicional festa de Sagra del Redentore é o melhor modo de conhecer os dialetos e danças ainda vivos na região.

constance-zahn-teresa-perez-tour-lua-de-mel-sardenha-Passeios-Nuoro

Nuoro

​​Sassari

Fundada por mercadores de Gênova e de Pisa no início do século 13, Sassari é famosa por sua festa Cavalcata Sarda e por ser local onde foi construída a primeira universidade da Sardenha.
A cidade preserva uma área medieval rica em igrejas. Ao norte fica a bela Fonte Rosello, que data do fim do Renascimento. O Museu de Arqueologia Nazionale GA Sanna é um bom ponto de partida para explorar a história do lugar.

Sassari

Sassari

HOTÉIS

Cervo Hotel Costa Smeralda Resort

O Cervo está localizado na Costa Esmeralda, um santuário na costa leste da Sardenha. Seus 96 quartos e suítes têm decoração simples e elegante, no típico estilo da região. Destaque para seus restaurantes, que contemplam a gastronomia mediterrânea, com pizzas, e a brasileira, com seu característico churrasco.

Hotel Costa Smeralda Resort

Hotel Costa Smeralda Resort

Hotel Cala di Volpe

O Cala di Volpe é o mais tradicional da Costa Esmeralda, com vistas ímpares das distantes montanhas, das praias de areia branca e do mar translúcido Mar Mediterrâneo. Desenhado pelo renomado arquiteto Jacques Couelle, o hotel possui design que remete ao de uma vila antiga, com torres, terraços e telhados em diferentes níveis, integrado à beleza natural da região.

Hotel Cala di Volpi

Hotel Cala di Volpi

Hotel Pitrizza

Situado na romântica Costa Esmeralda, o Pitrizza ostenta paisagismo e arquitetura em perfeita harmonia com a beleza natural de Porto Cervo. Cada um dos elegantes quartos e suítes oferece uma atmosfera aconchegante, e cada um conta com estrutura de rochas, que garante uma temperatura agradável em todas as estações do ano. Destaque para a piscina natural de água salgada esculpida em granito da Sardenha e com vista para o mar.

Hotel Pitrizza

Hotel Pitrizza

Hotel Romazzino

Localizado na belíssima Costa Esmeralda, o Romazzino é membro da renomada associação The Luxury Collection e é um dos mais renomados hotéis da região. Seus 94 quartos e suítes são decorados de maneira simples e elegante no típico estilo da Sardenha e alguns estão no nível do jardim, com acesso direto à praia.

Hotel Romazzino

Hotel Romazzino

INFORMAÇÕES TÉCNICAS:

  • Visto: Portadores de passaporte brasileiro não precisam de visto, contanto que a permanência não ultrapasse três meses.
  • Vacinas: Não é necessária a apresentação do certificado da vacina contra a febre amarela.
  • Clima: A Sardenha apresenta clima mediterrâneo, com temperaturas amenas o ano todo. Os invernos, época em que as regiões recebem ventos úmidos, são suaves e curtos. Nos demais períodos do ano, as temperaturas são mais altas e a brisa é seca.
  • Melhor época: A melhor época para visitar a Itália vai de abril a outubro. No entanto, os meses de julho e agosto coincidem com as férias dos europeus e, por isso, diversas regiões do país podem estar muito cheios, com hotéis, restaurantes e atrações superlotados.
  • Como chegar: Não há voos diretos entre o Brasil e a Sardenha. A melhor opção é pegar uma conexão em uma das principais cidades italianas e europeias (Roma, Milão, Florença, Nápoles, Madri, Barcelona, Paris, Nice, Londres, Berlim e outras) até Obia, a maior cidade da Sardenha e de lá pegar um transfer terrestre para as demais localidades.
Teresa Perez é especialista em criar roteiros personalizados. Os programas são preparados de acordo com os interesses de cada casal. Solicite o atendimento de um consultor. Tel: 11 3799-4000 | 11 3390-9000 | 61 3217-2300 | E-mail: info@teresaperez.com.br