Falar de México é falar de cor, paixão, gastronomia deliciosa e um povo muito simpático, que recebe os casais apaixonados de braços abertos. Lá, um dos lugares mais incríveis para se visitar é a Riviera Maya, que abriga praias e ruínas de tirar o fôlego! A Teresa Perez, nossa especialista em lua de mel, preparou um roteiro especial por esse destino encantador.

Localizada ​ na Península de Yucatán, a Riviera Maya possui mistérios e ruínas da antiga civilização Maia, praias ​ paradisíacas e parques ecológicos. Próxima à badalada Cancún, concentram-se as praias e os resorts mais exclusivos. Na pequena cidade de Playa del Carmen, o espírito mexicano se mostra nas construções, pequenas lojas e restaurantes, ao longo de belas praias.

​​Curiosidade…

​Ao contrário da maior parte dos casamentos ​ ocidentais, o branco não é a cor preferida das ​ noivas mexicanas, que optam por cores vibrantes, ​ como rosa choque ou vermelho, para simbolizar ​ a paixão que sentem. Como na maioria das ​ ​celebrações mexicanas, uma pinhta – reservatório ​ colorido recheado de doces, desenhado em forma ​ de coração ou de um animal – é suspensa no teto ​da festa e deve ser quebrada com um bastão por ​ um convidado vendado, fazendo a alegria dos ​ presentes que recolhem os brindes.

riviera-maya-mexico-lua-de-mel

​​Uma história de amor ​e ​de ​arte…

Quando a estudante de artes Frida Khalo, 22 anos, foi ao ​ encontro do renomado pintor Diego Rivera – 21 anos mais ​ velho – para receber críticas a respeito de seus quadros, não ​ imaginava que encontraria também o amor. Casaram-se pouco tempo depois do primeiro contato, em 1929, mesmo ​ contra a vontade dos pais da artista. Dividindo o mesmo amor pela arte e pela política, os dois ​ embarcaram em um romance – inspiração para inúmeras obras da pintora e cartas de amor arrebatadoras. Em uma ​delas, Frida jura que perder Rivera “seria como perder a ​ ​própria pele”. Separaram-se por um curto período e uniram​-​se​ novamente sem nunca mais deixar um ao outro, até a artista morrer, em 1954, nos braços de seu amor. ​

PASSEIOS

Playa del Carmen

A Playa del Carmen está situada no coração da Riviera Maia. Nela encontram-se algumas das mais belas praias da região, além de uma pequena cidade, originada a partir de uma vila de pescadores.

ruina-tulum

( Ruína Tulum )

Ruína Tulum

Um dos mais belos locais da Riviera, Tulum é a terceira maior ruína do México, erguida num despenhadeiro à beira-mar. Combinando os mistérios de uma civilização perdida com o espetacular mar do Caribe Mexicano, mais de sessenta estruturas bem preservadas podem ser observadas dentro das muralhas. Há uma pequena praia ao lado do templo principal, proporcionando a experiência de nadar observando a riqueza arquitetônica maia.

Cozumel

É o ponto mais procurado pelos mergulhadores, com 65 espécies de corais, 500 espécies de peixes e visibilidade de até 30 metros. Orientado por um instrutor, os iniciantes podem experimentar o mergulho autônomo a uma profundidade de 5 metros.

cozumel

( Cozumel )

RESTAURANTES

Yaxche

O ambiente é espaçoso e descontraído, decorado com pinturas e esculturas maias. A culinária é criativa, com a mistura de ingredientes locais e internacionais. Procure sentar no terraço, caso queira mais privacidade.

Cenacolo

O restaurante possui uma das melhores comidas italianas da cidade, com saborosas massas caseiras. A carta de vinhos é excelente e o serviço é muito amigável.

Saffron

A culinária do Saffron é preparada por chefs tailandeses, que trouxeram diretamente de Phuket suas receitas originais. As vistas para o manguezal e a lagoa tornam o jantar ainda mais especial.

HOTÉIS

Belmond Maroma Resort And Spa

Situado entre uma verdejante floresta em frente à segunda maior barreira de corais do mundo, o Maroma Resort mescla sofisticação com a rusticidade das tradicionais haciendas mexicanas – seus 65 quartos foram projetados com mogno, bambu e azulejos pintados à mão. O hotel dispõe ainda de atividades especiais, como degustação de tequila e aulas de culinária mexicana. No Kinan Spa, os visitantes desfrutam de tratamentos baseados na antiga cultura maia.

Belmond-Maroma-Resort-And-Spa

( Belmond Maroma Resort & Spa )

Rosewood Mayakoba

Situado ao longo de um arco de areia branca na Riviera Maya, o Rosewood Mayakobá dispõe de confortáveis suítes decoradas cuidadosamente, com design moderno com detalhes de materiais indígenas. Destaque especial para seu spa, localizado em uma ilha particular, que oferece tratamentos relaxantes, e conta com uma piscina de pedra calcária natural alimentada por nascentes subterrâneas. Nos restaurantes, os visitantes desfrutam das cozinhas da região, a mexicana e a mediterrânea.

Rosewood-Mayakoba

( Rosewood Mayakoba )

Banyan Tree Mayakoba

Instalado na Riviera Maya, o Banyan Tree Mayakoba é fruto de um ambicioso projeto que integra a natureza exuberante e hotelaria sustentável. São 132 villas rodeadas por dunas, lagoas e muito verde, decoradas com objetos mexicanos e detalhes orientais. Neste ambiente, a propriedade organizada atividades aquáticas, além de dispor de um spa com terapias asiáticas. Em seus restaurantes figuram as gastronomias tailandesa e mediterrânea, além da moderna cozinha mexicana acompanhada por margaritas.

Banyan-Tree-Mayakoba

( Banyan Tree Mayakoba )

INFORMAÇÕES TÉCNICAS

  • Visto: Brasileiros que já possuem o visto americano não precisam providenciar um visto para o México. Os brasileiros que não possuem o visto americano devem apenas obter uma autorização eletrônica (SAE), valida por 30 dias, que permite a entrada no México sem a necessidade de obter um visto para o país.
  • Vacinas: Não é necessária a apresentação do certificado da vacina contra a febre amarela.
  • Clima: O clima do México é tropical. De modo geral, a estação seca vai de outubro a maio. Mesmo no auge do inverno no Hemisfério Norte (de dezembro a março), é possível pegar praia, tanto na costa do Caribe quanto do Pacífico. A época de chuvas vai de junho a setembro, mas na maioria dos lugares isso não significa mais do que uma pancada de chuva no fim da tarde.
  • Melhor época: A melhor época para visitar o México é entre outubro e maio, durante a estação seca.
  • Como chegar: Há voos diários entre São Paulo e a Cidade do México. De lá, pega-se outro voo para Cancún, e então transfer terrestre de aproximadamente 1h até Playa del Carmen ou o hotel de destino.

. . . . . . . . 

Já segue a gente no InstagramPinterest e Facebook?