Nova Zelândia remete a esportes radicais, cultura maori e lua de mel. Isso mesmo! Situado no meio do Oceano Pacífico e formado por duas ilhas principais, Norte e Sul, o país é dono de cenários naturais impressionantes: montanhas nevadas, fiordes de eras glaciais, vulcões ativos, gêiseres, bosques de selva subtropical e ainda pequenas praias. Uma cidade merece a atenção de quem está planejando a viagem pós-casamento para lá: Queenstown.

Queenstown fica na Ilha Sul, às margens do Lake Wakatipu. Considerada a capital dos esportes radicais, a cidade é ótima opção tanto para os casais mais aventureiros, quanto para quem procura por paisagens impressionantes. Além de bungy jump, rafting, trekking e tantas outras atividades, esta pequena cidade, formada por rios, cachoeiras gigantescas e florestas densas e úmidas, também proporciona românticos parques e jardins, galerias de arte, uma autêntica cultura de vinho e ainda bons restaurantes. E quem te dá todas as dicas do que ver, onde ficar e comer é a nossa especialista em lua de mel Teresa Perez Tours:

O que ver

Fiordland National Park
Declarado Patrimônio da Humanidade pela Unesco, o Fiordland National Park é formado por cachoeiras com quedas – de centenas de metros – que deságuam em golfos, picos cobertos de neve, lagos alpinos e vales. Seu mais profundo golfo é o Doubtful Sound, com 421 metros de profundidade. O local ainda é habitado por golfinhos, lobos-marinhos e pinguins.

Earnslaw Park
Vale a pena dar um pulo no Earnslaw Park e aproveitar uma de suas árvores de salgueiro, perfeitas para uma sobrinha. Melhor ainda é passear pelo parque aos sábados, quando acontece a Creative Queenstown Arts and Crafts, uma feira de artesanato e arte local. O Earnslaw Park ainda é famoso por ser palco de música ao vivo e por realizar os festivais Queenstown Winter Festival e Summerdaze Festival.

Queenstown Gardens
Ainda que a uma curta distância a pé do centro, o Queenstown Gardens é ótimo atrativo para os casais que adoram contato com a natureza. Isso porque o local é formado por diferentes espécies de árvores nativas, lago, jardins paisagísticos – com destaque para o jardim de rosas – e ainda a presença de pequenos macacos – tudo isso com lindas vistas do Lake Wakatipu.

Arrowtown
A apenas 20 minutos de carro de Queenstown, Arrowtown, situada às margens do Arrow River, é uma charmosa cidadezinha que servia como centro minerador no século 19. Fundada nesta época pelos europeus, parece ter parado no tempo por conta de seus edifícios históricos, principalmente na Buckingham Street, e seus pequenos chalés. Por lá, os casais ainda têm à disposição algumas rotas perfeitas para passeios de bike ou mesmo a pé. Arrowtown também é o endereço do Lakes District Museum, que conta a história da região do Lake Wakatipu e ainda conta com elementos da cultura maori.

Passeio de bike pela Otago Central Rail
Dica para os casais mais aventureiros. A Otago Central Rail é uma trilha de ciclismo com trajetos que passam pela antiga rota ferroviária entre Clyde e Middlemarch, e ainda por pontos como Auripo, Omakau, Poolburn e Ophir. O trajeto conta com túneis, pontes, escavações de ouro abandonadas e edifícios Art Déco. O mais legal é dá para fazer o percurso também no inverno, quando a neve cria cenários impressionantes.

Galerias de arte
Para não passar batido pela pequena parte artística da cidade, três galerias merecem uma visitinha. A começar pela Romer Gallery, instalada no centro de Queenstown e que traz as imagens do fotógrafo Stephan Romer, dedicado aos registros de paisagens naturais do mundo todo, principalmente da Nova Zelândia (o que não faltam no país são cenários naturais!). Coloque no radar também a Queenstown Contemporary, focada em arte contemporânea, principalmente a produzida localmente. Por fim, desde 1994 a Artbay Gallery também preserva uma coleção diversificada e sempre atualizada de arte.

Vinhos

Gibbston Valley Winery
Desde sua primeira safra em 1987, a Gibbston Valley Winery só aumentou o seu destaque quando o assunto é vinho na Nova Zelândia. Alan Brady, o fundador, foi um dos primeiros a notar que a região do Central Otago District tinha potencial para o cultivo de uva. Na vinícola, os casais podem realizar degustação de vinhos, passeios exclusivos por adegas subterrâneas e ainda aprender sobre a produção da bebida localmente.

Amisfield Winery
Outra ótima opção para os casais amantes de vinho é visitar a Amisfield Winery. Fundada em 1988, a vinícola também está instalada no Central Otago District, tendo como pano de fundo a cordilheira de Pisa. Os casais podem acompanhar de perto a produção de vinhos inteiramente orgânicos, principalmente Pinot Noir, e ainda apreciar o melhor da culinária local no restaurante Bistro and Cellar Door, que proporciona refeições ao ar livre.

Onde comer

Rata
Tem mais ótima gastronomia no Rata. À frente do restaurante está o conceituado chef Josh Emett, que assina um menu inspirado na culinária neozelandesa preparada com produtos da região e toques contemporâneos. Os casais podem harmonizar os pratos com o melhor dos vinhos produzidos no Central Otago District.

The Bathhouse
Uma verdadeira joia histórica de Queesntown, já que foi fundado em 1911, o restaurante The Bathhouse proporciona um menu com pratos da gastronomia internacional preparados a partir de produtos neozelandeses. Os pratos podem ser apreciados ao ar livre com vistas para o Lake Wakatipu.

Onde ficar

Eichardts Private Hotel
Instalado entre a Marine Parade e a Ballarat Street, às margens do Lake Wakatipu, o Eichardts Private Hotel conta com apenas sete suítes e mais quatro acomodações que se dividem entre Lakefront Apartments, The Residence e a The Penthouse, grande highlight com spa privativo e um imenso terraço com vistas panorâmicas da região. Entre as experiências proporcionadas pelo hotel estão um passeio de helicóptero pelos Alpes do Sul, além de tours por montanhas com guias experientes. Já na gastronomia, o restaurante The Grille by Eichardt’s privilegia a culinária local, enquanto o Eichardt’s Bar serve coquetéis artesanais em meio a um ambiente elegante.

A Teresa Perez é especialista em criar roteiros personalizados. Os programas são preparados de acordo com os interesses de cada casal. Solicite o atendimento de um consultor. Tel. 11 3799.4000 | 31 3131-3000 | 61 3217.2300