Munique: um city guide para a lua de mel

A Alemanha é daqueles países em que o clássico e o moderno convivem em plena harmonia. E se há uma cidade que reflete bem o jeito alemão de ser e viver, esta é Munique. Afinal, a capital do estado da Baviera possui quase mil anos de história e motivos de sobra para visitá-la – principalmente durante a lua de mel – e conhecer sua cultura e tradições que remontam à Idade Média.
Preservado, o passado de Munique pode ser admirado nas ruas. À primeira vista, os casais que desembarcam na metrópole notam de cara a sua arquitetura clássica, que mais parece ter saído das páginas de um conto de fadas. Suas catedrais, palácios, monumentos, museus e castelos estão presentes aqui mais do que em qualquer outra cidade alemã. Munique é arte, é cultura, e esbanja romance. Nossa especialista Teresa Perez Tours selecionou alguns highlights para uma lua de mel inesquecível na cidade.
O que ver
Castelo de Nymphenburg
Um dos mais belos palácios da Europa, foi erguido em 1663 para a princesa Henriete-Adelaide. O castelo cresceu em volta de uma linda casa de campo italiana e foi dedicado à deusa da flora e suas ninfas, dando nome ao local. O palácio já foi cenário para o filme “Último Ano em Mienbad”, de 1961, do cineasta francês Alain Resnais.
Marienplatz
Palco de torneios durante a Idade Média, a Praça Marienplatz hoje faz parte do Centro Histórico de Munique. É praticamente o “hall” de visitas da cidade, e fica localizada em uma zona reservada para pedestres cercada por importantes construções históricas. Não é um local apenas para se apreciar o visual – há também diversas lojas, cafés e restaurantes ao redor da praça, além de ser palco de festividades culturais durante o ano.
Palácio Residenz
Um passeio imperdível para os casais descobrirem como a realeza bávara viveu. Com mais de 130 cômodos, foi a residência dos reis da Baviera entre 1508 a 1918 e hoje funciona como museu dono de um rico acervo. É um lugar romântico e ótimo para ser aproveitado durante os dias quentes de verão.
Teatro Cuvilliés
Um dos principais palcos da cultura alemã, o Teatro Cuvilliés foi construído em meados do século 18 por François Cuvilliés para ser Residência Real. O edifício possui estilo clássico e cenário ornamentado em ouro, e foi completamente restaurado após ser destruído na Segunda Guerra Mundial.
Englischer Garten
O jardim possui 5 quilômetros de extensão, um local perfeito para fazer agradáveis caminhadas, andar de bike ou simplesmente para descansar à sombra das árvores centenárias. Uma das curiosidades do Englischer Garten é que, no rio Isar, é possível até praticar surf devido às suas fortes ondas.
Onde comer
Tantris
Com duas estrelas no Guia Michelin, o Tantris, tem decoração luxuosa e serviços excelentes. Há a possibilidade de se sentar no terraço ou no jardim. Responsável por um menu autêntico contemporâneo, o restaurante propicia uma experiência criativa com pratos da culinária japonesa influenciados por elementos da gastronomia sul-americana. Alguns raros tipos de saquê, vinhos selecionados e coquetéis são ótimas pedidas para aprimorar ainda mais o sabor dos ingredientes servidos.
Acquarello
Dono de uma estrela no Guia Michelin, é um dos melhores restaurantes italianos da Baviera com foco na culinária do sul da Itália. Dentre os destaques do menu estão o carpaccio de lagosta com maionese de laranja e óleo de manjericão, o ravióli recheado com ricota e nozes servido com manteiga derretida, e o peixe sob crosta de alho-poró com molho de mostarda servido com nhoque de beterraba. Para a sobremesa, ravióli de chocolate com sorvete de menta regado ao molho de laranja.
Onde ficar
Mandarin Oriental, Munich
Situado do centro histórico da cidade, o Mandarin Oriental, Munich é um sofisticado refúgio neorrenascentista que proporciona a seus hóspedes o mais alto nível de serviço. Suítes espaçosas com vistas deslumbrantes para a cidade, algumas são circulares com vista 180º e têm banheira de hidromassagem.
Entre as opções gastronômicas destacam-se o The Lounge com uma gastronomia clássica internacional e o Mahjong Roof Garden com uma cozinha asiática contemporânea, o hotel conta ainda com um bar, o Ory que oferece excelente coquetelaria e ótimas opções de finger foods.
The Charles, A Rocco Forte Hotel
O The Charles Hotel conta com localização privilegiada, no centro de Munique e próximo ao Antigo Jardim Botânico. O hotel reflete a paixão pela arte em sua decoração, exibindo pinturas originais do século 19 do renomado artista local Franz Von Lenbach.
Com interiores elegantes projetados por Olga Polizzi e obras de arte de vários artistas locais renomados, incluindo Hubertus von Hohenlohe e Axel Crieger. O Sophia’s Restaurant e bar, dentro do hotel, traz uma bistronomia botânica idealizada e inspirada em seu vizinho, o Antigo Jardim Botânico de Munique. Com um menu eclético, pratos sazonais se misturam com influências asiáticas, resultando em pratos vibrantes.
Quando ir
Abril a junho, na primavera, quando o clima é agradável e no outono, entre setembro e outubro.
Protocolos de entrada
Não há mais restrições de viagem relacionadas à entrada na Alemanha. As mesmas regras de antes da pandemia de COVID-19 agora se aplicam. Todos os passageiros, vacinados ou não, podem entrar na Alemanha. Não é necessário apresentar certificado de vacinação, teste negativo ou preencher qualquer formulário.
. . . . . . . .
Leia mais: Destinos tendência para lua de mel em 2022
Veja também: Lua de mel em San Diego, uma das joias da Califórnia