Milão parece tornar fácil a missão de preservar uma rica herança cultural sem deixar de olhar para o futuro. Com mais de 2 mil anos, a pequena cidade italiana, situada no Norte do país, é dona de igrejas que exibem estilos arquitetônicos dos mais diversos. Além disso, há museus – tradicionais e modernos – e restaurantes e cafés conceituados. Isso sem contar o seu protagonismo na moda, ao lado de cidades como Nova York e Paris. Para se ter uma ideia, marcas como Prada e Dolce & Gabbana começaram por lá!

Milão não é ótima opção apenas para os fashionistas, mas também para os casais em lua de mel. Esse status pode ser conferido à cidade graças às suas lojas sofisticadas na Via Monte Napoleone e Via della Spiga, igrejas encantadoras na área de 5 Vie e aos atrativos culturais e artísticos espalhados por toda a cidade. Com expertise de ponta em turismo para lua de mel, Teresa Perez Tours reuniu algumas dicas para uma lua de mel repleta de arte, arquitetura e gastronomia em Milão!

Arte

A Itália ocupa um lugar importantíssimo na história da arte. Isso graças a produções que vão da Roma Antiga ao Renascimento, bem como manifestações artísticas posteriores. Milão preserva muito bem tudo isso com uma boa dose de design de vanguarda e arte contemporânea. Entre os museus mais icônicos, estão Pinacoteca di Brera, instalada em um palácio do século 16 e cujo acervo conta com obras de artistas italianos como Umberto Boccioni, Amedeo Modigliani, Giorgio Morandi e Caravaggio, além do espanhol Pablo Picasso; La Triennale di Milano, instalado no Palazzo dell’Arte e com exposições voltadas ao design e arquitetura; e Galleria d’Arte Moderna Milano, instalada em uma residência do século 18 e com esculturas dos séculos 18 e 19.

Pinacoteca di Brera

E há uma novidade promissora: o Museum of Etruscan Art ainda não tem data de inauguração, mas será instalado em um palácio neoclássico e abrigará uma coleção de 600 obras do período etrusco. Enquanto ele não abre, separamos duas dicas de espaços dedicados à arte que abriram nos últimos quatro anos.

Museo delle Culture

Perfeito para os casais amantes de arte e cosmopolitas, o Museo delle Culture está localizado no distrito de Tortona. Em seu acervo, obras relacionadas às culturas do mundo inteiro, além de itens antropológicos que datam de 1.200 a. C. A intenção do Mudec, como é conhecido, é relacionar todo esse conteúdo à cidade de Milão. O museu foi projetado pelo arquiteto britânico Sir David Chipperfield. Ele também assinou projetos de outros museus importantes, como o Neues Museum, em Berlim, na Alemanha, o Saint Louis Art Museum, em Saint Louis, nos Estados Unidos, e o Liangzhu Museum, em Hangzhou, na China.

Armani/Silos

Giorgio Armani é um ícone. O designer italiano é um dos mais conceituados do mundo e tem uma trajetória impecável no mundo da moda. Em 2015, para celebrar seus 40 anos de carreira, foi inaugurado o Armani/Silos. O espaço abriga exposições, fixas e temporárias, sobre o universo da moda, com ênfase, é claro, nos trabalhos de Armani. Situado em um armazém de 1950, hoje totalmente renovado, o museu dispõe de quatro andares. As criações estão separadas por temas que representam a história e estética de cada trabalho. Os temas são: daywear, stars, exotismo, cromatismo e luz. No último andar, há um acervo digital com mais de mil trabalhos, divididos por estação e coleção, em desenho, fotografia e campanha publicitária.

Arquitetura

A Itália é tomada por igrejas. Milão também faz parte desse contexto com construções impressionantes, que representam muito mais do um conceito religioso. São registros de parte da história da italiana e exemplos vivos de diversos estilos. O grande destaque é a Duomo di Milano, a mais famosa da cidade e uma das mais conhecidas em toda a Europa, além da arquitetura gótica. Também conhecida como Catedral de Milão, foi construída entre 1386 e 1965 e é composta por detalhes como painéis de mármore expostos em janelas coloridas que representam cenas da Bíblia, uma estátua do Apóstolo Bartolomeu, tijolos revestidos de mármore, além de cinco naves, uma central e quatro laterais. A nave principal mede 45 metros de altura.

Duomo di Milano

San Lorenzo Maggiore

Construída no século 9, a basílica San Lorenzo Maggiore é uma das mais antigas da cidade. Combina as arquiteturas barroca, renascentista e bizantina, e é uma homenagem a São Lourenço, um mártir cristão hispânico. Em seu interior, há detalhes de mármore e mosaicos bizantinos do século 4. Na parte externa, o destaque é uma estátua de Constantino, primeiro imperador romano que fez parte do cristianismo.

Basilica di Sant’Ambrogio

Instalada na Piazza Sant’Ambrogio e construída entre os anos 379 e 386 a mando do próprio bispo Ambrogio, a Basilica di Sant’Ambrogio é uma das primeiras construções da arquitetura românica e um importante monumento das eras paleocristã e medieval. Ela dispõe de duas torres de ladrilho de alturas diferentes, e um átrio (vestíbulo) com itens arqueológicos.

Basilica di Santa Maria Delle Grazie

No ano que marca 500 anos da morte de Leonardo da Vinci, uma visitinha à Basilica di Santa Maria Delle Grazie, declarada Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco, é obrigatória! A igreja mescla as arquiteturas gótica e renascentista e, em seu refeitório, os casais podem apreciar a obra-prima de Da Vinci, “A Última Ceia”. Ela foi concebida entre os anos de 1495 e 1497 pelo italiano, e retrata os últimos momentos de Jesus com seus 12 apóstolos, antes da crucificação. É considerada por estudiosos um novo marco na história da arte. 

Onde ficar

Mandarin Oriental, Milan

O Mandarin Oriental Milan ocupa quatro edifícios do século 19, em um local privilegiado da cidade. O hotel está instalado a poucos passos de pontos como a casa de ópera La Scala, a Via Monte di Pieta, a Duomo di Milano e a Galleria Vittorio Emanuele II.  Suas suítes combinam o design vanguardista de Milão com elementos orientais. Já o spa conta com suítes para casais e realiza tratamentos e terapias holísticas personalizados, que mesclam técnicas antigas e contemporâneas. Na gastronomia, o destaque é o restaurante Seta. A casa tem duas estrelas Michelin e apresenta pratos clássicos regionais.

Palazzo Parigi

Instalado próximo ao vibrante bairro de Brera, o Palazzo Parigi dispõe de um jardim centenário e áreas internas dotadas de luz natural, por conta de sua arquitetura. Suas 33 suítes exibem obras de arte e antiguidades, além de terraços privativos. No Grand Spa, os casais têm à disposição inúmeros tratamentos para o corpo. Na gastronomia, o highlight é uma experiência exclusiva de almoço ou jantar a dois em um jardim privativo do século 18.

A Teresa Perez é especialista em criar roteiros especializados. Os programas são preparados de acordo com os interesses de cada casal. Solicite o atendimento de um consultor. Tel. 11 3799.4000 | 11 3390-9000 | 61 3217.2300