Enigmática, a cidadela de Machu Picchu é o sítio arqueológico mais conhecido da América do Sul, atraindo milhares de visitantes todos os anos. Localizadas a 2.560 metros de altitude na Cordilheira dos Andes, as ruínas desta antiga cidade inca impressionam por sua complexidade, pelo bom estado de conservação e pela avançada tecnologia desenvolvida pelo povo inca que realizou a proeza de erguê-la em um lugar praticamente inacessível. Nossa especialista em lua de mel, Teresa Perez Tours, conta mais sobre o destino perfeito para os casais aventureiros!

DESTAQUE

O traçado das antigas casas feitas em pedra perdurou por séculos, evidenciando duas zonas principais: a urbana, onde estão os templos, palácios, praças e casas, e a agrícola, composta por terraços próprios para o cultivo da terra. O sítio foi descoberto em 1911, pelo historiador americano Hiram Bringman, que ficou maravilhado com a beleza e a grandiosidade do lugar. Machu Picchu foi usada simultaneamente para cultos e observação astronômica, sendo também o lugar de descanso e lazer da família real inca. Além disso, foi também um grande centro de estudos, onde se ensinava astronomia, agronomia, medicina e arquitetura. Foram encontrados observatórios astronômicos, calendários solares e relógios de sol, constituindo um acervo digno de seu tombamento como Patrimônio Cultural e Natural da Humanidade pela Unesco, em 1983.

Além da cidadela de Machu Picchu, o Vale do Rio Urubamba guarda um eficiente sistema de estradas construídas pelos Incas para integrar as regiões de seu vasto império, chamado de Caminho Inca. O trajeto mais conservado é o que liga Cusco a Machu Picchu, e seus 40km podem ser realizados a pé, durante quatro dias de caminhada com alto nível de dificuldade. Suas paisagens e natureza exuberantes são os principais motivos que levam aventureiros de todo o mundo a vencer seus desafios.

Hotel Belmond Sanctuary Lodge

lua-de-mel-machu-picchu-sanctuary-lodg-01

A localização é um dos principais destaques do Belmond Sanctuary Lodge – único hotel vizinho à mística cidadela de Machu Picchu, que possibilita fácil acesso às ruínas. Mas a propriedade também encanta seus clientes com suas instalações. Confortáveis e ecologicamente corretos, muitos de seus apartamentos e suítes têm vistas inigualáveis para o entorno. No restaurante, as refeições são um deleite para o paladar e para olhos – enquanto prova-se a premiada gastronomia peruana, os visitantes também apreciam as deslumbrantes vistas ao redor.

lua-de-mel-machu-picchu-sanctuary-lodg-02

Trem Belmond Hiram Bingham

lua-de-mel-machu-picchu-belmond-hiram-bingham-02

Sua rota através de terras Incas praticamente inacessíveis torna única a experiência de alcançar a espiritualizada Machu Picchu. Partindo de Cusco, o trem passa pelo Vale Sagrado com florestas e coloridas vilas nos pés dos Andes até chegar à mística Machu Picchu. A bordo de uma das mais surpreendentes rotas de trem do mundo, é possível desfrutar de um dos 4 trens Belmond que percorrem o Peru, cada qual com suas características. O Hiram Bingham é o mais sofisticado e glamouroso.

lua-de-mel-machu-picchu-belmond-hiram-bingham-01

PUNO

Cidade base para se visitar o belíssimo Lago Titicaca, Puno é o berço de uma das culturas mais antigas do Peru. Além disso, suas manifestações folclóricas atraem diversos visitantes, oferecendo animadas festividades, roupas coloridas de lã e belo artesanato. Descendentes de muitos povos pré-colombianos, posteriormente influenciados pelos costumes ocidentais trazidos pelos espanhóis, criaram uma cultura mestiça e única, com mais de 300 danças diferentes, cada uma representando um aspecto da vida cotidiana. Sua indústria têxtil é muito elaborada, com vestidos de todas as cores feitas em lã de alpaca ou de ovelha. Todos os anos há um grande número de celebrações e eventos culturais, que celebram a diversidade deste belo povo.

PASSEIOS

Lago Titicaca

Considerado um lago sagrado pelos incas, o Lago Titicaca é o maior lago navegável do mundo, pertencendo metade à Bolívia e metade ao Peru. Segundo a lenda inca, os fundadores do antigo Império teriam emergido das águas deste lago, que possui uma luminosidade muito particular.

Ilhas dos Uros

lua-de-mel-machu-picchu-uros01

Os índios Uros, habitantes da região desde a era pré-colombiana, construíram cerca de 40 ilhas flutuantes feitas de totora, planta aquática nativa. Isso foi feito de forma a evitar embates com os incas, que ocuparam as margens do lago e expulsaram os Uros.

Ilha de Taquile

Localizada a cerca de 40km da costa, a ilha abriga uma cidade onde os habitantes não conhecem eletricidade nem meios de transporte, mas têm o prazer de admirar as belas paisagens ao seu redor. Lá são cultivados cereais há muitos séculos, e a população realiza ritos cerimoniais em prol de uma colheita abundante até os dias de hoje. Seu artesanato têxtil retrata cenas do cotidiano.

Hotel Titilaka

lua-de-mel-machu-picchu-hotel-titilaka01

O hotel Titilaka, com sua decoração minimalista, é garantia de estilo num oásis de tranquilidade – todos os quartos oferecem belas vistas do lago Titicaca. No restaurante, figura a gastronomia peruana contemporânea, além de especialidades regionais.

lua-de-mel-machu-picchu-hotel-titilaka02

A Teresa Perez Tours é especialista em criar roteiros personalizados. Os programas são preparados de acordo com os interesses de cada casal. Solicite o atendimento de um consultor. Tel: 11 3799-4000 | 11 3390-9000 | 61 3217-2300 | 31 3131-3000 | E-mail: info@teresaperez.com.br