Muitos lugares têm como parte da sua cultura a produção de vinhos. O Vale do Douro, no norte de Portugal, certamente é um deles. A região, cortada pelo rio de mesmo nome, gera as únicas uvas utilizadas na produção do conceituado Vinho do Porto. O Vale do Douro tem cidades, vilas e aldeias charmosas e românticas, perfeitas para passeios a dois. Os casais podem encontrar igrejas e conventos históricos, miradouros com lindas vistas, paisagens naturais formadas por relevos verdejantes, alguns às margens do Rio Douro, além de, é claro, ótimas vinícolas e restaurantes. Teresa Perez dá dicas imperdíveis sobre o destino!

Peso da Régua

Peso da Régua é considerada a capital da região do Vale do Douro. Entre os principais atrativos da cidade estão o Museu do Douro, que realiza exposições sobre a memória, cultura e identidade do vale (o local ainda conta com o restaurante “A Companhia”, que privilegia a gastronomia local e um Wine Bar, ideal para degustação do Vinho do Porto); a Igreja Matriz do Peso da Régua, construída no início do século 17; além do Miradouro de São Leonardo de Galafura, com lindas vistas para os vales e o Rio Douro.

Onde comer

Cacho d’Oiro

Instalado próximo ao Mercado Municipal de Peso da Régua, o restaurante Cacho d’Oiro dispõe de um menu inspirado nos sabores da tradicional culinária portuguesa, devidamente harmonizado com os melhores vinhos do Douro.

Alijó

Alijó pertence ao Distrito de Vila Real. Um dos highlights da vila é a Aldeia de Favaios, também conhecida como aldeia vinhateira do Douro ou ainda freguesia de Favaios. Por suas ruas estreitas, os casais podem apreciar monumentos históricos, igrejas e casas senhoriais. Ainda em Alijó, quem merece uma visitinha é a freguesia do Pinhão. Por lá, está uma das quintas, ou vinícolas, mais conceituadas do Vale do Douro, a Quinta do Bomfim – onde é possível passear pelas vinhas com um guia especializado ao lado e degustar os títulos produzidos no local. Pinhão abriga, também, a histórica Estação Ferroviária do Pinhão, que exibe uma ilustração sobre a produção de vinhos da região, composta pela junção de azulejos pintados à mão.

Onde comer

Cêpa Torta

O restaurante Cêpa Torta privilegia a gastronomia local, servindo pratos preparados a partir de produtos comuns na região, com toques contemporâneos. Para harmonizar, uma carta de vinhos com as melhores produções do Vale do Douro.

Mesão Frio

Mesão Frio é uma vila pertencente, também, ao Distrito de Vila Real. Cercada pelos picos da Serra do Marão – uma região montanhosa dona de belas paisagens naturais – Mesão Frio é conhecida por proporcionar temperaturas perfeitas para o cultivo de uvas. Por lá, monumentos históricos, construções que remetem à era medieval, conventos, igrejas e miradouros, como o Monte de São Silvestre e o Lugar do Imaginário. Para os casais que amam artesanato, é famosa pela produção de trabalhos em vime. Já para tornar a viagem mais doce, a especialidade culinária da vila merece ser apreciada: um bolo de amêndoas chamado falacha.

Onde comer

DOC

Situado na freguesia de Folgosa, a cerca de 30 minutos de carro de Mesão Frio, o restaurante DOC tem um menu com influências da gastronomia local, com um toque especial do chef Rui Paula, que sempre utiliza produtos da região

Onde ficar

Six Senses Douro Valley

O Six Senses Douro Valley está instalado no alto de uma colina, em uma casa do século 19, na região do Vale do Douro. Situado em uma área de forte produção do Vinho do Porto, o hotel combina fachadas tradicionais com design moderno e conta com apartamentos, suítes e villas voltados para os relevos e para o Rio Douro. Entre sete opções gastronômicas, a culinária local é a principal inspiração de todos os restaurantes, que são ideais para jantares íntimos e românticos. O hotel ainda conta com um espaço dedicado à degustação de vinhos.

A Teresa Perez é especialista em criar roteiros especializados. Os programas são preparados de acordo com os interesses de cada casal. Solicite o atendimento de um consultor. Tel. 11 3799.4000 | 11 3390-9000 | 61 3217.2300