De cultura milenar, o Sri Lanka mantém um ar de exotismo e, diferente de outros destinos asiáticos, ainda é praticamente intocado pelo turismo. O país foi descoberto pelos portugueses em 1505 e colonizado e dividido em 7 reinos. Anos mais tarde sofreu invasões holandesa e britânica, resultando em uma rica herança cultural. Ruínas e templos, florestas tropicais, jardins centenários e praias belíssimas formam suas impressionantes paisagens. O Sri Lanka também apresenta uma interessante mistura de hospitalidade e espiritualidade – resultado da fusão do budismo e do hinduísmo – em meio a tradições asiáticas de forte influência indiana. Conhecer o Sri Lanka é viajar por uma rica histórica e ter contato com natureza e legados históricos incomuns. Nossa especialista em lua de mel, Teresa Perez, conta mais sobre o destino exótico e inesquecível!

Galle

Uma das mais charmosas cidades do Sri Lanka, Galle foi fundada no século 6 por portugueses e também esteve sob o domínio de holandeses e britânicos. A história está impressa na arquitetura: a cidade fortificada e o forte são classificados como Patrimônios Históricos da Unesco.

Pinnawala

Pinnawala ganhou projeção a partir de 1975, quando abriu um orfanato de elefantes. Atualmente a cidade possui aproximadamente 60 diferentes orfanatos, que cuidam de filhotes vítima de acidentes ou maus-tratos. Observar e auxiliar os cuidados com os animais é uma experiência extremamente gratificante.

Sigiriya

Sigiriya abriga uma fortaleza de pedra de rara beleza, listada como Patrimônio Mundial da Unesco. Construída no século 5 pelo Rei Kashyapa, a fortificação também é conhecida como a Rocha do Leão, devido ao enorme leão que foi esculpido na entrada do palácio. Hoje, apenas as patas do leão permanecem, mas é possível subir ao topo da fortaleza para ter vistas panorâmica dos jardins que a cercam.

Kandy

Conhecida como a capital cultural do Sri Lanka, Kandy possui uma rica história. Foi a última cidade do país sob o governo de reis, antes do domínio britânico em 1815. Kandy é um dos locais mais sagrados para os budistas no país pelo fato de abrigar o Templo dos Dentes: acredita-se que o dente canino guardado neste local é a única relíquia remanescente de Buda. Museus, templos, festivais completam a lista de seus atrativos.

Bentota

Bentota é uma cidade de atmosfera tranquila, com verdejantes palmeiras e alguma das mais belas praias do Sri Lanka. Entre elas, a mais famosa é a homônima Bentota: as areias douradas são banhadas por um mar claro, ideal para atividades como esqui aquático, mergulho, vela e surf entre os meses de novembro a abril.

Hotéis

Amangalla (Galle)

Instalado dentro do Forte de Galle, numa construção do século 17, o Amangalla revela muito da personalidade do Sri Lanka, numa região histórica. Com ambiente intimista e contemplativo, além do ótimo spa, o hotel ainda apresenta um pavilhão de yoga para meditação.

Amanwella (Tangalle)

O Amanwella dispõe suas 30 suítes, todas com piscina particular e varanda, com vista para o mar. Nos restaurantes e bares do hotel, uma boa oportunidade para conhecer a gastronomia local com influências da cozinha mediterrânica.

Informações Técnicas

  • Visto: O visto é necessário, e deve ser providenciado com antecedência no Brasil.
  • Vacinas: É necessária a apresentação do certificado internacional de vacina contra febre amarela. A vacina deverá ser providenciada até 11 dias antes do embarque.
  • Clima: O Sri Lanka tem clima tropical com monções. No nordeste as chuvas vão de dezembro a março; no sudeste de junho a outubro.
  • Melhor época: A melhor época para visitar é de novembro a abril.
  • Como chegar: Não há voos diretos do Brasil para o Sri Lanka. A melhor opção é pegar um voo até algum dos “hubs” do Oriente Médio, como Dubai e Doha. Lá, pega-se um voo até Colombo, a capital cingalesa.