Com a Espanha já reaberta para os brasileiros totalmente imunizados, Madri vem se firmando como nova meca gastronômica da Europa e parada obrigatória no circuito internacional da arte contemporânea. A capital espanhola, cheia de pequenos segredos a serem desvendados, reserva lugares incríveis e cheios de charme para se conhecer com o seu par.

Um destino certeiro para quem gosta de curtir a vida em alto estilo. Os tablados de flamenco, a monarquia, os bares seculares (“Hemingway esteve aqui”) e até as polêmicas touradas continuam firmes e fortes na metrópole de 3 milhões de habitantes. Diversos atrativos imperdíveis, lugares interessantes para compras, bares e restaurantes badalados, que fogem do clichê de outras cidades, mas ainda assim extremamente românticos. Nossa especialista em lua de mel, Teresa Perez Tours, preparou um roteiro especial para quem quer desvendar as novidades de Madrid.

Compras

Zona Jorge Juan

Resposta madrilena ao Quadrilátero da Moda de Milão, o eixo formado pelas calles Jorge Juan e Serrano, no elegante bairro de Salamanca, é ideal para encher as sacolas. Enquanto a Calle Jorge Juan concentra as melhores lojas de moda masculina (Scotta 1985, Hackett, entre outras), grifes espanholas e internacionais enfileiram-se na Calle Serrano: Bimba y Lola, Purificación García, Versace, Michael Kors.

Entre uma comprinha e outra, almoce com calma. A região também reúne alguns dos restaurantes mais hypados da cidade, como o Amazónico, o Ultramarinos Quintin e El Paraguas.

Lua de mel: Pequenos segredos para desvendar as novidades de Madrid; Salamanca; Compras em Madrid

Arte

Avenida mais elegante da cidade, o Paseo del Prado concentra os museus mais importantes da Espanha, a começar pelo Museo del Prado. Uma das instituições mais relevantes da Europa, conserva o que há de mais valioso na história da arte espanhola e requer o investimento de pelo menos meio dia.

Tem obras-primas Velázquez, Goya, El Greco e Murillo, entre outros. Também peso pesado, o Centro de Arte Reina Sofia percorre a arte moderna ao longo do século 20, tendo a Guernica, de Pablo Picasso, como joia de sua coroa, ao lado de quadros de Diego Rivera, Salvador Dalí e Marcel Duchamp.

Completando a santíssima trindade das artes em Madri, o Thyssen-Bornemisza ilustra a história da arte europeia com nomes como Caravaggio, Piero della Francesca, Rembrandt, Van Gogh, Matisse, Magritte e Francis Bacon. Se ainda tiver fôlego, veja o que está rolando no CaixaForum, que recebe exposições ecléticas num edifício high-tech adornado com um lindo jardim vertical.

Gastronomia

DiverXO

Principal locomotiva da revolução gastronômica pela qual a cidade passou na última década, David Muñoz é um dos chefs mais radicais e inovadores do país e consagrou-se como o primeiro madrileno a arrematar três estrelas no guia Michelin. De cabelo moicano e olhos pintados, ele pilota uma cozinha “hedonista, gulosa e criativa, onde tudo é possível”, segundo suas próprias palavras.

Com porcos voadores, leques, borboletas e outras maluquices decorando as paredes, e cortinas garantindo a privacidade dos comensais, o DiverXo só abre de quarta a sábado e serve menu-degustação que muda conforme os humores do cozinheiro – avise se tiver alguma restrição alimentar, aperte os cintos e decole para uma aventura gastronômica ímpar. Para provar o estilo do chef de uma forma mais despojada (e qualquer dia), vá ao StreetXo, que serve street food com pegada oriental.

Ginkgo Sky Bar

Fechar o dia bebericando com a cidade aos pés é febre em Madri, onde rooftops (terrazas) incríveis não param de aparecer. Uma das novidades mais celebradas dos últimos tempos para el terraceo é o Ginkgo Sky Bar.

Num espaço de mil metros quadrados, tem restaurante e coquetelaria, além de vista de 360 graus do centro da cidade, com ângulos privilegiados do Palácio Real e da Plaza de España. Com paredes de vidro do teto ao chão, os espaços internos dão um show à parte, com sofás e poltronas em cores fortes, painéis de madeira, teto composto em formas geométricas e um longo balcão de mármore delimitando o bar.

Para acompanhar os drinks, servem pratinhos de temporada com toques asiáticos e clássicos espanholíssimos. Tem uma animada programação de Djs e música ao vivo.

Lua de mel: Pequenos segredos para desvendar as novidades de Madrid; restaurantes em Madrid; Ginkgo Sky Bar

Onde ficar

Four Seasons Hotel Madrid

Instalado em um conjunto de sete edifícios históricos minuciosamente restaurados, a primeira unidade da rede Four Seasons na Espanha fica no Centro Canalejas, um complexo que ainda inclui residências e shopping de luxo, a poucos metros da Puerta del Sol, o coração de Madri. Um dos destaques do hotel, inaugurado em maio, é o restaurante Dani, pilotado pelo chef estrelado Dani García – um dos mais inovadores da Espanha.

Já o spa, que ocupa quatro andares, é o maior da cidade, com piscina indoor varada de luz natural, terraço panorâmico, oito salas de tratamento, salão de beleza e academia 24 horas. Para os dias tórridos do verão madrileno (quando os termômetros podem passar de 40ºC), a piscina no rooftop é o melhor antídoto.

Lua de mel: Pequenos segredos para desvendar as novidades de Madrid; suíte presidencial; Four Seasons Madrid

Lua de mel: Pequenos segredos para desvendar as novidades de Madrid; suíte presidencial; Four Seasons Madrid

Lua de mel: Pequenos segredos para desvendar as novidades de Madrid; piscina rooftop; Four Seasons Madrid

Mandarin Oriental Ritz, Madrid

O hotel mais aguardado dos últimos tempos abriu em maio de 2021, depois de três anos de obras que devolveram o brilho e a pompa ao mítico Ritz. Preservando sua aura belle époque, o edifício foi totalmente restaurado pelo arquiteto espanhol Rafael de La-Hoz e pelos designers franceses Gilles & Boissier.

A poucos metros do Museo del Prado e do Parque del Retiro, tem um spa espetacular e cinco restaurantes com cartas assinadas pelo chef Quique Dacosta, condecorado com três estrelas Michelin pelo restaurante que leva o seu nome, em Dénia.

Lua de mel: Pequenos segredos para desvendar as novidades de Madrid; suíte; Mandarin Oriental Ritz Madrid

Quando ir

A melhor época para visitar a Espanha vai de maio a outubro, quando a temperatura é mais alta, e as cidades têm mais vida. No entanto, os meses de julho e agosto coincidem com as férias dos europeus e, por isso, diversas regiões do país podem estar muito cheias, com hotéis, restaurantes e atrações superlotados.

Protocolos de entrada

Cidadãos e residentes permanentes do Brasil podem viajar para a Espanha sob as seguintes condições: apresentar um certificado de vacinação completa com vacina aprovada pela Organização Mundial da Saúde (OMS)/Agência Europeia de Medicamentos (EMA) administrada há pelo menos 14 dias antes da chegada.

Não é necessário teste de PCR para COVID-19 para passageiros vacinados. Os certificados de vacinação devem ser emitidos pelas autoridades competentes do país de origem e serão aceitos após 14 dias da aplicação da última dose necessária da vacina.

As vacinas aceitas serão aquelas reconhecidas pela Agência Europeia de Medicamentos (European Medicines Agency, EMA) e/ou pela Organização Mundial da Saúde (OMS) (sujeitas a verificação pelas autoridades de saúde). O certificado de vacinação deve estar em inglês, espanhol, francês ou alemão. Se estiver em qualquer outro idioma, uma tradução oficial válida deve ser apresentada.

O certificado de vacinação deve incluir, no mínimo, as seguintes informações: Nome e sobrenome do titular. Data da vacinação, indicando a data da última dose administrada. Tipo de vacina administrada. Quantidade de doses administradas/regime completo. País emissor. Identificação do órgão que emitiu o certificado de vacinação.

. . . . . . . . 

Leia mais: Lua de Mel em Madrid: apaixone-se por uma das capitais mais vibrantes da Europa

Veja também: Lua de mel em Funchal: uma viagem romântica insular em Portugal

Já segue a gente no InstagramPinterest e Facebook?

A Teresa Perez é especialista em criar roteiros personalizados. Os programas são preparados de acordo com os interesses de cada casal. Solicite o atendimento de um consultor. Tel. 11 3799.4000 | 31 3131-3000 | 61 3217.2300